Mais consertos no S/Rat (Monza S/R 1986)

Continuei investigando qual poderia ser o problema das falhas em cargas altas e rotação baixa (andando a 60km/h) e outros problemas que a adaptação do ar condicionado está causando. Talvez você ache chato e técnico demais este post, mas foi o que andei fazendo nas minhas horas de diversão na Garagem 150.

Vou escrever primeiro o que deu certo…. talvez por acaso…mas funcionou!!!! Comecei desmontando novamente o carburador, verifiquei se estava tudo correto conforme seria a regulagem original de um 1.8 com 2E, na montagem regulei a mistura ar/combustível e rotação novamente. Também troquei a bobina “nova” por outra (do meu outro S/R o 1987) do mesmo modelo a famosa 067 da Bosch.

Verificando na tabela da Brosol
Regulando o Kicker também

Desmontei também o distribuidor de ignição (cheguei a instalar um distribuidor do motor 2.0 para testar, mas voltei o original) lubrifiquei o eixo e acertei o ponto de ignição conforme o manual do Monza 1.8.

Não tenho explicação plausível, mas parou de falhar em cargas altas e rotação abaixo de 2000 rpm, tenho apenas teorias imaginando que o distribuidor poderia estar com o avanço centrífugo “enroscando”, mas não tenho como saber…. até acontecer novamente e desmontar o distribuidor para ver se está travado. Por outro lado pode ser apenas “trauma”, por isso ter acontecido no meu outro S/R o ano passado.

Outro problema que tento resolver desde que adaptei o ar condicionado, é fazer o motor não apagar quando ligo o ar condicionado em marcha-lenta ou quando o ventilador do radiador liga (automaticamente) e o motor apaga sempre em marcha-lenta. Se estou andando ou se percebo que vai morrer é só dar uma acelerada…. Mas não deveria ser assim….

Apesar da elétrica do ar condicionado ter sido feito por um ótimo profissional, eu desmontei para verificar e instalar um relé na válvula adicionadora de ar (aciona o Kicker do carburador)

Inicialmente comprei uma bateria nova, mas não resolveu, então achei que este problema do motor apagar poderia estar relacionado a alta carga no alternador, no momento que aciona o compressor do ar e a velocidade 1 do ventilador do radiador ao mesmo tempo, e apesar da pouca perda de tensão no cabo original do positivo da bateria ao alternador (medi apenas 8 mili ohm) instalei um cabo paralelo para “garantir” a maior tensão possível na bateria. Nestes dias extremamente quentes (temperatura ambiente a quase 40°C) o S/Rat começa a falhar em congestionamentos, a temperatura da água do motor chega a quase 100°C ,mesmo com a velocidade 2 funcionando, mesmo desligando o ar condicionado a temperatura não abaixa. Também medi que a diferença entre a velocidade 1 e 2 do radiador é de apenas 1 volt. Também refiz as ligações elétricas. Mas ainda não consegui uma solução para isso também…. A não ser evitar congestionamentos….

Refazendo algumas ligações do chicote original. Não quer usar fio vermelho? Marque o fio positivo com uma fita!!!

Esse post foi publicado em #Página Principal, Curiosidades, Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Sem categoria, Upgrade no Monza e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Mais consertos no S/Rat (Monza S/R 1986)

  1. Felippe disse:

    Meu SLE só tem vidros e travas, começou a apresentar esse problema. A maldita falhada quando esquenta, e não querer ligar quando morre.
    Li seus artigos, e a solução com o desborbulhador, mas meu velhinho é alcool… Bobina, velas, cabos, antichama da tampa de válvula, tudo trocado. Apostei no velho weber 190, que bichou e e segui seu tutorial de colocar o 2e, afinal também queria mais confiança na estrada. Amanhã vou ligar as mangueiras do 2e esperar pelo melhor, mas sabendo que o SRAT esta num 2E novinho, me preocupou. Viajei bastante com o bólido, uso 12km, dia sim dia não, era confiável, mas nesses ultimos 2 meses ele virou inimigo de trânsito pesado…

  2. Felippe disse:

    Replicando meu comentário anterior, Coloquei o 2e, ficou animal, ele estende 120 sem forcar muito. Também resolvi o problema dos apagões no congestionamento substituindo a bobina. Era uma bosch novinha com uns 9 meses de uso, coloquei numa Olympic. Mas quando esquenta muito ele exige ameaça perder força em baixa, mas nada de apagões. Substituirei pela bobina MI pra ver no que dá…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s