Monza S/R 1.8 1986

A História deste S/R começou 0km em Curitiba, depois de muitos anos ele foi para o interior do Paraná e em 2012 comprei ele do Marcel Krinski através de fotos, então ele veio de plataforma para a Garagem 150, onde eu diria que acabou a primeira fase da vida dele, era um velho esportivo cansado e cheio de ferrugem, mas ainda com muitas peças de acabamento originais GM.

Confesso que comprei este Monza para desmontar e ter peças melhores para conseguir montar meu “sonhado S/R vermelho original e com placas pretas”, no final em 2014 tinha um Monza vermelho montado e outro prata nos cavaletes todo desmontado, cheio de peças paralelas, estofamento desbotado (alguns rasgos), tanque furado, motor ruim, etc…

Comecei a tentar a fazer funilaria e soldar com a mini-mig usando este Monza de cobaia, no fim acabei consertando o assoalho, tirei algumas ferrugens das partes pretas e repintei, na traseira embaixo descobri um conserto com fibra de vidro, lixei e removi tudo, passei anti ferrugem no carro todo. Eu e minha esposa fizemos um tampão para o portamalas usando fibra de vidro, papelão e carpete, lavamos todo interior, volante revestido e um radio dos anos 2000 com direito a bluetooth e caixa no portamalas. O motor também foi desmontado e retificado, trocado embreagem, mangueiras, radiador, enfim, quase tudo.

Então este ano decidi que o S/R prata seria um Ratlook em sua segunda fase da vida, mas com alguns detalhes em fibra de carbono e também um upgrade na suspensão, freios e carburador.

Pensando no futuro e sabendo que não será possível a placa preta (as peças originais usei no meu S/R vermelho 87 ), já providenciei as peças novas para restaurar a lataria e instalar nele alguns acessórios europeus do Ascona C.

Este Monza é incrivelmente fotogênico, a parte prata está bastante desgastada, mas não parece ruim o suficiente nas fotos, o aerofólio fiz inspirado no aero original do Opel Ascona C SRi.

Adaptei um carburador Brosol 2E no lugar do BLFA.

compartimento pintado de prata Andino e verniz PPG

O Compartimento do motor pintei antes de instalar o motor recondicionado, pintei alguns detalhes do família II em preto fosco e o capo foi envelopado de prata (também fosco). Soldei todas as partes relevantes para a segurança da carroceria e deixei as ferrugens nas partes estéticas.

A suspensão e os freios terão um post mostrando os detalhes, mas basicamente adaptamos os freios do Vectra A então tive que colocar rodas maiores e usei molas esportivas e buchas especiais.

Fiz estas calotas também, não gostei da original prata da TSW, mostrarei em outro post como fazer (o nome deste modelo de roda é Nurburgring).

Mais alguns detalhes do RAT,  afinal demoraram 30 anos para ele ficar assim, uma das partes mais legais para mim é o desgaste do “dedão” acima da maçaneta.

E mais algumas fotos dos detalhes “RAT”. Enfim, este S/Rat não está bonito, mas tem personalidade!!!!

E tenho algumas peças guardadas para a próxima fase da vida deste S/R….

Uma tampa traseira e um painel traseiro originais novos, remendos para as laterais, faróis de neblina Arteb, tecidos réplicas do Recaro, suporte de placa traseira e lanternas Hella, etc….

 

4 respostas para Monza S/R 1.8 1986

  1. Thiago Pedro Pinto disse:

    Cara, vira e mexe retorno ao seu blog, inspirado em você estou brincando (ou brigando) com meu passatão 80 rsrs

    • garagem150 disse:

      Thiago, adoro Passat e inclusive tive um 80 marrom, monocromático no inicio dos anos 90, antes tive um 74 azul, mas trincavam inteiros…eram muito ruins os que tive, tinham muita massa plástica …kkkk. Mas por ironia do destino, hoje não tenho nenhum Passat.

      • Thiago Pedro Pinto disse:

        Legal!! o meu também não está lá aquelas coisas não rsrs sabe aquele carro que não vale muito a pena fazer uma restauração pq já está bem zoadinho, várias partes com massa, várias com ferrugem, um cantinho ou outro com fibrinha rsrs então, marinheiro de primeira viagem, peguei um desses rsrs agora é ir eu mesmo dando um tratinho rsrs valeu, abç

  2. Lembra muito o S/R que tive… veio bem “cansado” pra minha mão… comecei a levantar o coitado, usava pouco, apareceu um interessado e acabei vendendo. Tenho um certo arrependimento…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s