A história do meu Voyagessauro
Meu Voyagessauro foi originalmente comprado pelo meu pai em 1988 com 63.000Km. Quando completei 16 anos, exatamente no dia do meu aniversário, meu pai disse: “Está na hora de você começar a aprender a dirigir”. Nem preciso dizer o quanto fiquei surpreso e feliz, mas “o curso” demorou 2 anos e só depois dos 18 ele “liberou” o Voyage, portanto este Voyage foi o 1º carro que eu dirigi na vida. Segundo minha prima Lilian, que é psicóloga e trabalhou num hospital psiquiátrico, isso explica porque gosto tanto do meu Voyagessauro, mas ela recomendou que toda família fizesse terapia …(!!?).
Em 93 quando meu pai resolveu trocá-lo por uma Belina 4×4, vendi meu Passat 80 (antes tive um Passat 74 “Azul Iraque”) e comprei o Voyagessauro (estava com 103.000 Km), na época tentei encontrar alguns detalhes de acabamento que estavam quebrados e deixá-lo original, porém acabei descobrindo que não existiam mais! (Na verdade, não existia internet comercial, então procurei em lojas físicas da região). Acabei optando por customizar o carro: em 95 troquei o câmbio por um 5 marchas (usado), em 97 reformei o carro (funilaria, pintura, borrachas, frisos, plásticos,etc…) em 98 troquei o motor por um AP 2000 (novo) e os bancos por Recaro, em 1999 finalmente pude parar de usar o Voyagessauro diariamente.
Em 2006 descobri que o carro estava com muita ferrugem no assoalho e caixas de ar ao erguer o carro para instalar o kit de freio a disco traseiro. Então resolvi desmontar o carro inteiro, trocar tudo que estivesse podre ou com massa, borrachas, frisos, etc. Essa “restauração” demorou 18 meses (pois o dono da funilaria deixou meu carro de lado) e desde o final de 2007 o Voyagessauro está novamente na garagem, porém na cor Prata Reflex e sem ferrugem.
Atualmente ele está com 184.000 Km (20.000 Km o motor 2.0) e só ando com ele nos finais de semana de sol e para participar de encontros de carros antigos, o restante do tempo ele fica na garagem 150 coberto com a capa para não pegar nem poeira.
Dados técnicos do meu Voyage
Motor
Cilindrada : 1984
Potência: 125cv a 5600 rpm
Torque: 179,5 Nm a 3200 rpm
Câmbio
1º marcha 3,45:1
2º marcha 1,94:1
3º marcha 1,29 :1
4º marcha 0,97:1
5º marcha 0,80:1
Diferencial 3,89:1
Dados do manual do proprietário (Santana 2.0 ano 90 / Santana 1.8 ano 95)
Boa noite. Achei seu carro muito lindo. Tenho um voyage 85, na mesma cor do teu. Gostaria de restaurá-lo mantendo a originalidade. É um motor ap 1.6 com 5 marchas (trocou a original de 4 marchas). Gostaria de saber como vc restaurou o painel de instrumento e ele como um todo.
Obrigado pelos elogios ao Voyagessauro. O painel do 83 é de lata, diferente do seu 85, para restaurar eu troquei todas as partes que tinham ferrugem ou massa plástica, troquei todas as borrachas, frisos,etc…
Jhones, o seu Voyage entra nos Modelos ( L/LS/Plus/GLS/S/Sport/Super L.Ang ) ?
Qual é o seu especifico ?
Estou olhando um Voyage 85 1.6 AP Gasolina, 4 portas, 4 machas.
E gostaria de tirar alguma duvidas.
Meus 2 são LS, mas tem opcionais diferentes, as vezes o mesmo modelo de acabamento tem diferenças.
Boa tarde, pessoal! fiquei um tempo sem olhar a página, mas ainda continuo na busca de restaurar o painel. O meu é Ls 1.6 Ap (convertido para gasolina), Carburador miniprogressivo, 2 portas, 5 marchas.
Boa tarde !
Nem preciso falar, seu VOYAGE esta sensacional.
Gostaria de saber quanto foi seu gasto para restaurar somente a parte de funilaria… queria deixar o meu (Voyage Paddock 1.5 Ap 1982) zero como o seu, e estou com o mesmo problema, ferrugem no assoalho e caixas de ar.
Agradeço desde já.
Kelvyn, eu fiz ao longo de vários anos e terminei a mais de 10 anos, não tenho como saber quanto gastaria hoje. Mas suponho que atualmente eu gastaria entre 15 mil e 25 mil com a funilaria e pintura, mas tudo depende de quanto a oficina é famosa e se vai usar peças originais raras ou comuns de reposição. Eu usei tinta e verniz da marca PPG alto sólido para ter durabilidade….Enfim tudo depende de quanto vc está disposto a gastar. Que modelo é este de Voyage que não conheço? Também tenho 1 ano 82 original placa preta.
Olá comprei um Paddock 85… estou sem referencias para restauro se puder compartilhar fotos dele agradeceria e ajudaria bastante….
Ola,tenho um voyage ls 85 1.6 Ap , queria saber onde comrprou as pecas , foi em algum site ou loja na sua cidade?se for em site tem como mandar o link?
Guilherme, eu fiz isso a muito tempo…. Mas vc pode conseguir o cd de peças da VW ver os números originais e depois consultar no site : http://www.pecas-on-line.com.br. Ele vai indicar qual concessionária tem a peça que vc procura e o preço. Outra opção é garimpar na internet mesmo. As peças paralelas são muito ruins de qualidade….
O cd vc encontra para baixar na internet ou compra no MERCADOLIVRE.
Olá vc sabe me dizer o nome da cor que era seu voyage antes de pintar de prata?
O nome da cor era Cinza Prata do catálogo de 1982.
Ficou lindo o carro,
Tenho um voyage 83 tbm e queria deixar o painel bonito assim.
O meu está um poko sem vida mas bem conservado.
Você tem alguma dica?
Rodrigo, o painel do 82 e 83 é de lata, então foi repintado. Os plásticos desmontei tudo lavei e passei um produto desses que recuperam a cor original depois de umas 345 vezes que vc passa…..os números são adesivos e pintei os ponteiros, também fiz polimento do acrílico dos instrumentos.
Entendi. Vou fazer o mesmo, esse cd procurei no mercado livre mas não achei. Ele contém os códigos das peças neh. A volkswagen ainda vende peças do voyage 83 na concessionária.
Como tenho o carro a pouco tempo e sou novo nesse mundo de garimpar peças OEM. Por exemplo esse console central que vc pois eh do gol gt correto? E essa proteção do radiador, eh do santana neh. pois vejo que todos voyages q vejo não tem essa proteção. mas se existe uma gostaria de por no meu.
Desculpa perguntar tanto mas eh q não vejo muitos Voyages inteiros por ai.
Obg
Rodrigo, a VW não deve ter mais peças. Mas não custa tentar… São peças do Voyage mesmo, algumas de modelos mais novos ou de séries especiais, como o complemento do console e o aerofólio que é do Los Angeles. Não tem nenhuma peça de acabamento do Santana, tem o motor e a transmissão do Santana apenas.
Eu de novo rs.
se puder me ajudar, ao lado da chave existe um lugar para botão q vi q o seu possui essé botão. o meu não possui. esse botão eh do q ? quero colocar os opcionais q existiam nele.
do outro lado sei q eh farol, e milha. o terceiro seria oq?
obg pela ajuda.
att
Rodrigo, ao lado da chave é neblina, mas não é original do 83. É do super 85 , 86. Do outro lado farol, partida frio e desembaçador.
Olá, meu Gol 89 Quadrado. está podre em quase todo o painel. Alguns chapeadores o condenaram, dizendo que o conserto sai mais caro que o valor do carro. Em princípio, não me importaria de gastar um pouco mais, pois tenho um certo apreço pelo meu 1.8. Gostaria de uma opinião. Vale a pena restaurar um Gol 89?
Geraldo, financeiramente nenhum carro “comum” e fabricado aos milhares vale a pena ser restaurado quando está muito podre e enferrujado. As vezes uma série especial ou um GTi ou GTS …. Mas a verdade é que somos apaixonados por nossos carros e queremos eles novos outra vez, então gastamos 3, 4, 5 vezes o valor de mercado para ter esse carro novo na garagem …. A verdade é : se vc não tem nenhum sentimento pelo seu Gol e acha que ele é só plástico e lata e um meio de transporte, não vale a pena, melhor vender e comprar outro. Agora se vc encara seu Gol como se fosse um membro da família, vai valer muito a pena restaurar, gastar uma fortuna pra deixá-lo novinho!!! Sem contar a diversão de desmontar, lavar,limpar, procurar peças, montar, etc se vc resolver fazer algumas etapas dessa restauração.