Mais consertos no S/Rat (Monza S/R 1986)

Continuei investigando qual poderia ser o problema das falhas em cargas altas e rotação baixa (andando a 60km/h) e outros problemas que a adaptação do ar condicionado está causando. Talvez você ache chato e técnico demais este post, mas foi o que andei fazendo nas minhas horas de diversão na Garagem 150.

Vou escrever primeiro o que deu certo…. talvez por acaso…mas funcionou!!!! Comecei desmontando novamente o carburador, verifiquei se estava tudo correto conforme seria a regulagem original de um 1.8 com 2E, na montagem regulei a mistura ar/combustível e rotação novamente. Também troquei a bobina “nova” por outra (do meu outro S/R o 1987) do mesmo modelo a famosa 067 da Bosch.

Verificando na tabela da Brosol
Regulando o Kicker também

Desmontei também o distribuidor de ignição (cheguei a instalar um distribuidor do motor 2.0 para testar, mas voltei o original) lubrifiquei o eixo e acertei o ponto de ignição conforme o manual do Monza 1.8.

Não tenho explicação plausível, mas parou de falhar em cargas altas e rotação abaixo de 2000 rpm, tenho apenas teorias imaginando que o distribuidor poderia estar com o avanço centrífugo “enroscando”, mas não tenho como saber…. até acontecer novamente e desmontar o distribuidor para ver se está travado. Por outro lado pode ser apenas “trauma”, por isso ter acontecido no meu outro S/R o ano passado.

Outro problema que tento resolver desde que adaptei o ar condicionado, é fazer o motor não apagar quando ligo o ar condicionado em marcha-lenta ou quando o ventilador do radiador liga (automaticamente) e o motor apaga sempre em marcha-lenta. Se estou andando ou se percebo que vai morrer é só dar uma acelerada…. Mas não deveria ser assim….

Apesar da elétrica do ar condicionado ter sido feito por um ótimo profissional, eu desmontei para verificar e instalar um relé na válvula adicionadora de ar (aciona o Kicker do carburador)

Inicialmente comprei uma bateria nova, mas não resolveu, então achei que este problema do motor apagar poderia estar relacionado a alta carga no alternador, no momento que aciona o compressor do ar e a velocidade 1 do ventilador do radiador ao mesmo tempo, e apesar da pouca perda de tensão no cabo original do positivo da bateria ao alternador (medi apenas 8 mili ohm) instalei um cabo paralelo para “garantir” a maior tensão possível na bateria. Nestes dias extremamente quentes (temperatura ambiente a quase 40°C) o S/Rat começa a falhar em congestionamentos, a temperatura da água do motor chega a quase 100°C ,mesmo com a velocidade 2 funcionando, mesmo desligando o ar condicionado a temperatura não abaixa. Também medi que a diferença entre a velocidade 1 e 2 do radiador é de apenas 1 volt. Também refiz as ligações elétricas. Mas ainda não consegui uma solução para isso também…. A não ser evitar congestionamentos….

Refazendo algumas ligações do chicote original. Não quer usar fio vermelho? Marque o fio positivo com uma fita!!!

Esse post foi publicado em #Página Principal, Curiosidades, Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Sem categoria, Upgrade no Monza e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s