Uma das piores coisas que podem acontecer com seu veículo de estimação é ter ferrugem, pior ainda quando é na lataria externa e faz bolhas, a solução é cortar e soldar outro pedaço de metal, refazer o acabamento e pintura. Falando assim pode parecer difícil “trocar um pedaço da lata”, mas na verdade basta um pouco de cuidado e algum capricho. Veja abaixo como fiz isso em minha Chevrolet Chevy 500.
Você já deve ter lido o post em que consertei o assoalho do meu Monza S/R prata (https://garagem150.com/2013/06/09/como-consertar-o-assoalho-em-sua-propria-garagem/), na época por preciosismo soldei chapas galvanizadas e foi difícil de soldar, desta vez usei chapas comuns para remendo.
Antes de começar: Apesar de ser um serviço amador e um hobby use equipamentos de segurança, óculos de proteção, luvas de couro, protetor auricular quando for cortar usando a esmerilhadeira e quando estiver soldando a máscara de solda e deixe um extintor por perto (as partes pintadas ou com acabamento “bate-pedra” são altamente infamáveis). Cuidado também se o tanque de combustível estiver instalado no carro e não esqueça de desligar a bateria também).
O Primeiro passo é lixar/ esmerilhar o acabamento e pintura da área que parece ruim deixando “na lata” e marcar a área que será cortada.
O Segundo passo é não pensar muito senão você perde a coragem de arriscar e cortar as partes “podres”. Se algo der errado, pense que você pode levar seu carro para um profissional consertar.
O Terceiro passo é usar o pedaço enferrujado para fazer o remendo. Você pode fazer um modelo de papel e depois reproduzir em aço ou fazer direto, eu usei a própria morsa de bancada para dobrar (Quem diria que fazer uma pá de lixo quando estudei no SENAI a 30 anos seria tão útil????)
O Quarto passo é prender o remendo no lugar (eu uso estes imãs, mas até fita crepe serve) e depois soldar. Eu tenho uma máquina de solda mini-Mig para uso amador, caso você tenha uma solda oxi-acetileno o resultado será mais bonito, mas a verdade é que depois que esmerilhar o excesso de solda e fizer o acabamento tudo ficará igual.
Veja que a solda não ficou muito bonita, mas soldou!!
O Quinto passo é esmerilhar o excesso de solda e passar algum produto para proteger a chapa da ferrugem, pode ser um “fosfatizante ou convertedor de ferrugem”. Não adianta você cortar um pedaço enferrujado e não proteger o novo, senão em poucos anos estará ruim novamente (Sinceramente já vi muitos profissionais não fazerem essa proteção ao consertar um carro).
O Sexto passo será fazer o acabamento e pintura, ainda não fiz este passo pois estou restaurando minha Chevy 500 e vou pintar o carro todo de uma vez. Mas a o correto seria usar o Wash-primer nas chapas limpas, depois primer, correção com massa de poliéster (massa plástica), lixamento, primer para o fundo, tinta e verniz.















Top Marcelo!
Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Aproveitando o feriado!!!!
CurtirCurtir
Olá.. Acompanho seu site há algum tempo e gosto do conteúdo. Também sou meio aventureiro em reformas. Atualmente estou restaurando um Gol GTS 92, mas eu não faço funilaria e pintura, apesar de ter muita vontade de aprender, pois gosto muito.
Qual máquina de solda vc indicaria para fazer reparos em lataria automotiva como vc fez?
CurtirCurtir
João, eu tenho uma Mini-Mig , mas tudo depende do dinheiro que vc quer investir. A Mini-Mig é o mínimo pra conseguir soldar, os profissionais usam MiG ou TiG dependendo do material a ser soldado.
CurtirCurtir
BOA TARDE.
POSSO USA LA D VIDRO EM VEZ D USAR LATA PRA FECHA O BURACO?
ACHO MAIS SIMPLES O TRABALHO COM LA DE VIDRO, JA Q NAO TENHO MAQUINA DE SOLDA.
CurtirCurtir
Flávio, não recomendo! Melhor consertar um carro de aço usando aço. Se o carro ja é de fibra de vidro tudo bem.
CurtirCurtir
como consertar ferrugem aonde tem as borracha de porta a ferrugem corroeu tudo como fazer
CurtirCurtir
Amilton, neste caso tem que refazer as partes em aço que estão faltando, um remendo mesmo e soldar com solda MIG. Não tem outro jeito.
CurtirCurtir