Uma das etapas mais legais de uma restauração ou simples reforma é desmontar o interior do carro. Com o interior todo desmontado é possível ver onde o carro já foi batido e consertado, soldado, pintado, etc. Depois disso é possível avaliar os estragos causados pelo tempo, neste post vou tentar mostrar como fazer um conserto simples (sem trocar a peça inteira) e estou usando meu S/R 1985/86 para isso. Na verdade apenas terminei de desmontar, já que toda peça original que eu tirava dele e trocava com meu S/R 87 eu acabava guardando no porta-malas do 86 ao invés de montar.
Em meu Voyagessauro optei por trocar o 1/2 assoalho dos dois lados e me arrependo, embora o trabalho tenha ficado excelente, me incomoda ver uma emenda imensa soldada e vedado com kpo de cada lado, tipo as cicatrizes do frankstein, toda vez que olho embaixo do carro.
O segundo passo é tirar todos os tampões de borracha e a parte chata, quebrar a manta asfáltica com um martelo e talhadeira até ter certeza que não há ferrugem embaixo da manta original.
A dica aqui é a seguinte: vá quebrando a manta primeiro nas partes mais fundas do assoalho e caso ela ainda esteja bem colada significa que não entrou água embaixo.
Importante: Mesmo não sendo um trabalho profissional, apenas um conserto de garagem, use os equipamentos de segurança, luvas de couro, óculos de proteção para furar/cortar/esmerilhar e máscara para soldar também.
Eu costumo dizer que 50% de uma restauração é limpeza e tratamento das peças, aproveite que tirou os tampões e lave o interior das longarinas pra tirar toda terra acumulada.
O terceiro passo é passar a escova de aço para retirar a ferrugem superficial, com isso é possível ver se existem buracos de ferrugem ou não (se não houver buracos, pegue o número do chassi, jogue na MegaSena e fique milionário!!!!)
O quarto passo é fazer um “artesanato” cortando as chapas de aço para fechar os buracos de ferrugem. Com um papel/cartolina/eva faça um molde para marcar a chapa e cortar.
A minha dica é fazer a chapa um pouco maior, fazer furos nas extremidades e soldar.
Se possível, corte a parte enferrujada usando uma talhadeira.
Usando a esmerilhadeira retire o máximo de ferrugem antes de soldar.
Não esqueça dos furos para soldar com a mini Mig com arame revestido (se vc tem solda oxiacetileno não precisa dos furos). Eu tentei soldar as chapas usando as bordas da chapa do remendo e não consegui, não só pela minha falta de habilidade. Só consegui depois de analisar a situação “da física do negócio” com o Guga e vendo uns vídeos no YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=cV87JBBoUz4
https://www.youtube.com/watch?v=YUWy_mN5_80
O quinto passo é passar um convertedor de ferrugem para “parar” a ferrugem superficial e vedar os vãos entre as chapas soldadas e a original com massa KPO. Em seguida dê uma mão de primer em todo assoalho que vai ficar “como original” e mais bonito.
O sexto passo é colocar as borrachas de vedação no assoalho e colar a manta asfáltica nova.
O sétimo passo é erguer o carro, entrar embaixo, esmerilhar e tirar o máximo de ferrugem onde foram feitos os remendos pelo lado de dentro. Passar o convertedor de ferrugem e a massa/tinta “bate-pedra” para refazer o acabamento original.
Para o oitavo passo é só lavar e limpar tudo e instalar o interior novamente, e não esquecer de avisar os passageiros…..
MUITO BOM!! Obrigado pelas informaçoes…
1) qual a espessura da chapa a ser utilizada nos reparos ?
2) e esse produto convertedor de ferrugem mata a ferrugem ou só camufla ?
Henrique,
procure usar uma chapa da mesma espessura do local onde vc vai remendar/soldar.
E o convertedor forma uma camada e “para” a ferrugem.
opa! a sua mig é sem gas?
Sim, É uma mini-mig sem gás, mas comprei de uma marca nacional, a maioria a venda é chinesa.
Qual a marca?
Boa noite me tire uma dúvida qual a marca da maquina de solda que vc usou? estou em um dilema preciso trocar assoalhos e caixas de ar do meu fusca e penso em usar esta maquina pois ela é simples para o serviço, mas será que ela fica uma solda bem resistente como a acetileno? obrigado suas fotos de como vc fez no seu carro esclareceu e muito algumas duvidas minhas Abraços!
Rogério, a marca é V8, mas acredito que soldar com oxiacetileno seja melhor e muito mais resistente para trocar todo o assoalho, etc.
opa eae cara, tambem tenho uma mig v8 130a muito boa façoa afunilaria do meu fusca toda,eu soldo as chapas sem furar elas e fica boa.
Flavio,
agora eu aprendi!!
meu problema foi que usei chapas galvanizadas e não tirei o tratamento superficial para soldar.
cara da pra consertar o açalho do meu carro parati 86 com solda eletrica ?
Junior, acho que a chapa do assoalho é muito fina para usar solda elétrica.
Da sim mas vc tem que ser muito bom na solda pois a solda eletrica e muito forte. Vc teria que soldar na amperagem mínima. Eu fiz vários reparos no meu assoalho com uma inversora elétrica.
Essa solda q não usa furos e a solda comum?
Aquela da maquina? Ou e aquela q tem um arame e um massarico?
Quero arrumar o assoalho do meu fusca e pintar ele todo… Preciso de mt dicas…
Se puder me add no e mail para a gente se falar melhor.
Obg.
dbsousa16@gmail.com
Daniel,
esta solda é a mini-MIG.tem o rolo de arame sim.
Mestre parabéns pelo trabalho e por compartilhar , me tira uma duvida qual medida do arame voce usou e qual amperagem para essa chapa fina ?
Kleyton,
Obrigado pelos elogios ao blog. Eu ainda uso o arame que veio na máquina, acho que é 1mm, e a corrente, fui testando na chapa até conseguir soldar corretamente, como não sou profissional e a última vez que soldei foi no SENAI a quase 30 anos, fui treinando um pouco com peças velhas.
APRENDI MUITO OBRIGADO GARAGEM 150;;;DEUS TE ABENÇOE MUITO
Urgente fiz uma solda no meu Carro em um assoalho sem autorização do Detran achando que tava só consertando um assoalho agora o Carro que já tinha um laudo anterior falando da corrosão do assoalho não passa na vistoria
Meu carro rachou em baixo,entre o pedal e a caixa de direçao e abriu dw fora a fora
Neste caso é melhor vc soldar com a MIG. Antes de soldar, verifique a posição correta para não ficar torto.
Meu monza 86 apodreceu entre os pedas e a caixa de direçao,e abriu de fora a fora oque eu faço?
Se abriu será melhor levar para alguém que tenha as medidas ou gabarito, senão seu carro pode ficar torto.
Boa noite! Tenho um Fusca e resolvi eu mesmo fazer a funilaria e a pintura dele. Qual solda Mig vc me indica? Vou comprar a máquina. Grato!
Eu tenho uma mini MiG, mas fi apenas reparos. Ainda não troquei todo assoalho.
Quanto +ou – ficaria para trocar o acoalho de um palio weekend, e qual a melhor solda?
Luzia, eu não sou profissional, a minha oficina é apenas meu hobby. Sugiro vc procurar um funileiro profissional ou fazer vc mesmo, a melhor solda para esse trabalho é a oxiacetileno.
Ok, belo trabalho e haja paciência, mas onde conseguir aqueles tapa furos (tipo anéis) que vedam o assoalho. Essas borrachas são difíceis de encontrar e na falta delas quando chove…..entre muita água por baixo do assoalho encharcando o carpete.
abraço
Márcio, na verdade comprei na concessionária Chevrolet, mas já vi em autopeças tambem. Mas meus carros são comuns…. Se o seu for raro, realmente vai ser difícil achar.
Meu kadett apareceu um problema, o suporte da bandeja dianteira direita se rompeu, tem como restaurar?
Rodrigo, não sei exatamente como é este suporte do Kadett. Mas pela minha experiência com meu voyagessauro. Tudo pode ser trocado, restaurado, o problema é que pode ficar muito caro e financeiramente não valer a pena.
PARABÉNS AMIGO, VC ME INSPIROU A ASSUMIR UM “HOBBY” COMO ESSE E ECONOMIZAR UMA GRANINHA RSRSRS MAIS UMA VEZ PARABÉNS, PARECE PROFISSIONAL…
Pingback: Como consertar buracos de ferrugem na lataria do seu carro | garagem150
Esse prime seria o comum ou pu
Quanto melhor o produto, mais durável vai ser. Pela facilidade eu usei em spray mesmo.
Eu sou apenas um curioso começando a aprender mas com tudo que vc falou acho que em breve tb vou tentar consertar o meu assoalho , e parabe´ns pelo blog.
Obrigado Humberto, eu também sou um curioso no assunto, e coloco o resultado no blog…..se eu consigo fazer, todo mundo pode fazer!!!
Boa tarde.
Sou proprietário de um Chevette Marajó Ano 1984.
Quero trocar o assoalho dianteiro esquerdo, pois o mesmo está com alguns furos.
DÚVIDA: Posso soldar a chapa com maçarico portátil(Maçarico Portátil Bernzomatic, com cilindro de gás MAPP Bernzomatic)?
Ele utiliza solda foscoper e solda prata.
Desde já, agradeço a atenção.
Luiz, sou amador, não conheço esse equipamento, mas se for possível troque apenas as partes ruins, trocar inteiro deixará marcas grandes, os assoalhos novos a venda não encaixam corretamente.
Luiz, não conheço este equipamento. Mas já vi usarem oxi-acetileno.
ola garagem, meu fusca queria vender mas o assoalho dele esta entourando um pouco do lado , so queria dar uma pasada por cima para poder vender vc tem aguma ideia
Geisa, o assoalho do Fusca é bem barato. Acredito que se vc trocar por um novo vai valorizar mais ainda seu Fusca na hora da venda. Nos carros monobloco tem que cortar, etc…. No Fusca o trabalho é bem simples e barato trocar inteiro o lado ruim.
Muito bom….gostei mas especifica o tipo de chapa a ser usado por favor.
Chapa para remendos, vendida em autopeças.
Eu preciso arrumar o asoario do meu carro como fasso vc ou a onde eu consigo arrumar
Wlades, desculpe, não entendi sua pergunta.
Muito obrigado é excelente o que você fez, um trabalho maravilhoso você é uma pessoa especial parabéns um abraço pro um trabalho lindo de ensinar a mim a centenas de pessoas
Obrigado!!!
o assoalho de um carro, é sempre bom trocar por inteiro.
Rapaz meus parabéns, ficou muito bom, feito em casa…ficou ótimo. Tem muito funileiro safado por aí q cobra uma grana do cliente e n tem a metade do seu capricho, o cara coloca qualquer porcaria no buraco e enche de massa por cima ou fibra e por aí vai.
Obrigado!!!
Muito obrigado pela dica, mas é muito trabalho é para um profissional…
Alfredo, realmente é trabalhoso. O ideal realmente é que um profissional faça este trabalho para que fique perfeito.