Meu Voyage 82 é um dos últimos modelos da Volkswagen a usar um distribuidor com platinado, no ano seguinte já havia disponível a ignição eletrônica como opcional para o Voyage a gasolina e de série no modelo a álcool. Como curiosidade observei que nas fotos das revistas sobre o lançamento do Voyage eles tem ignição eletrônica, na prática sabemos que “carros para imprensa” são protótipos fabricados na linha de produção e podem ter diferenças em relação aos de série. De qualquer forma vamos ao que interessa, você verá que é muito fácil trocar e regular o platinado:
Primeiro passo: Para evitar tirar o motor do ponto, alinhe o motor mecanicamente. (se você tem um motor ap e não se lembra como fazer consulte este link : https://garagem150.com/2016/04/30/como-nao-errar-na-troca-da-correia-dentada-em-motores-vw-ap/)
Segundo passo: Observe na foto abaixo que o came do eixo do distribuidor está na abertura máxima. Para trocar o platinado, basta soltar o parafuso usando uma chave de fenda e desconectar o fio.
Terceiro passo: Monte o novo platinado mas ainda não aperte o parafuso, apenas “encoste”.
Quarto passo: Usando um calibre de lâminas na medida de 0,4mm ajuste a folga do platinado.
Quinto e último passo: Aperte o parafuso e conecte o fio do platinado, muito simples e fácil, o segredo é deixar a folga correta durante a máxima abertura do platinado. Para saber o valor correto basta consultar o manual do proprietário/instruções do seu carro antigo.
Legal , nem sabia que o Voyage havia saído com platinado. Vivia vendo meu velho fazendo isso em uma brasilia, bons tempos .
Na verdade esse motor não é ap e sim um md 270.