Como adaptar um carburador 2E ou 3E

Como já comentei em outros posts, existem algumas marcas que sou fã incondicional, e os famosos carburadores Brosol 2E e 3E é um desses casos. A alguns anos quando eu ainda utilizava minha Chevy 500 diariamente comecei a juntar peças para instalar uma injeção eletrônica (Megasquirt) inicialmente Monoponto (usando o TBI do Gol 1000 I de 1995). Depois utilizando uma flange e coletor de admissão do Monza 500EF ou Vectra/Astra (um kit para Chevette criado por um amigo na época do Gol GTi usando peças da LE Jetronic da Bosch). Mas enrolei e mudei tanto de idéia, (além de priorizar outros projetos) que agora que uso a Chevy apenas de vez em quando decidi deixar o carburador e injetar outro Hot Wheels no futuro com as peças que tenho guardadas.

Então que tal um upgrade na carburação?

No exemplo abaixo as fotos e detalhes são da minha Chevy 500 1990, mas as dicas valem para qualquer carro (farei isso também em meu Monza 1.8 S/R 1986 que usa originalmente um carburador BLFA).

SAMSUNG

O primeiro passo é encontrar um coletor para o 2E ou uma flange de adaptação, fiz a segunda opção e acabei limando e furando a flange até o encaixe ficar perfeito (Aqui vale um muito obrigado ao meu Pai por ter me incentivado a estudar mecânica no SENAI quando adolescente).

SAMSUNG

SAMSUNG SAMSUNG

No post anterior, achei que o cabo original do Weber 460 daria certo, mas não deu (como muitas das minhas “adaptações técnicas na garagem 150”) então troque o cabo pelo dos últimos Chevette que usam 3E (cabo do acelerador mais curto).

Coletor com a flange para montar 2E ou 3E

Coletor com a flange para montar 2E ou 3E

Caso você não encontre um carburador original (3E de Chevette no meu caso) para comprar, é possível adaptar qualquer 2E ou 3E desde que trocando o “kit de gicleurs” pelo correto de seu carro. A dica é verificar a conexão do cabo do acelerador e o lado da montagem no coletor de admissão. Se forem iguais menos trabalho….

SAMSUNG

Na foto ainda com o cabo longo do 460 que não deu certo no 2E

Na foto ainda com o cabo longo do 460 que não deu certo no 2E

Para meu azar, o carburador 2E usado que instalei está com algum problema ou alguma regulagem que ainda não consegui resolver, a marcha lenta está muito alta, então voltei o original temporariamente. Mas as dicas estão aí e valem para muitos modelos de coletor (AP, CHT, Monza 1.8, etc).

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Minha Chevy500 SL 1.6S 1990, Sem categoria, Upgrade na Chevy 500 e marcado , , , . Guardar link permanente.

28 respostas para Como adaptar um carburador 2E ou 3E

  1. Paulo disse:

    Onde comprou essa flange???

  2. Schuster disse:

    Bom dia.

    Como faço pra conseguir o desenho pra enviar ao cnc pra confeccionar esta flange.

    schusterkd@hotmail.com

  3. luciano esper disse:

    como conseguiu colocar o cabo do acelerador, preciso colocar do jeito que esta na sua foto

  4. Sergio Carvalho disse:

    Olá amigo, vc percebeu alguma perda de rendimento com o 2e?, em relação ao antigo dmtb?
    Obrigado

    • garagem150 disse:

      Sergio,
      O original era o Brosol BLFA. Como o S/R está desmontado a uns 2 anos não sei dizer, o motor estava com problemas também. sugiro vc verificar se está usando a calibração correta de gicleurs e difusores, etc.

  5. daniel gimenes disse:

    Ola amigo, eu estou querendo trocar meu weber 460 por um 2E (ambos álcool) – chevette 1989 SL.
    1) A Flange então tem que dar uma limada porque não encaixa certinho no 2E ?
    2) O cabo do afogador continua fixado certinho sem adaptações ?
    3) O cabo do Monza 2.0 c/ 2E serviu perfeitamente ou fez ainda alguma adaptação ?
    4) Com a Flange o carburador não ficou mais alto e pondo o filtro de ar (original) o capô fecha perfeitamente ?

    Grato !!!

    • garagem150 disse:

      Daniel,
      Basicamente depende da flange que vc comprar. Eu limei para ajustar e fiz os furos também, acredito que existam flanges prontas. Na verdade tente encontrar o coletor do chevette que usou o Brosol.
      Algumas adaptações serão inevitáveis (como o filtro de ar por exemplo) mas o chevette tem bastante espaço e permite isso.

  6. Tiago disse:

    Cara, já comentei em outro post, excelente trabalho. Então, como que hoje em dia, a internet cresceu tanto, acham-se as peças e ajuda tantas pessoas… Dessa não sabia, enfim, quando tinha um Chevette 88 original, tive de fazer o motor, no início de 2012, que estava batendo. Resolvi querer colocar esse famoso 2 E, sabia que era melhor e etc., comprei com admissão, tampa de plástico, tudo completo para montar. Resultado: não deu, porque os desenhos dos dutos do cabeçote eram diferentes em relação a admisão, a junta não dava montagem com ela, resumindo, você também deve saber, o cabeçote é diferente do motor que possui o werber 460 e o motor que possui o 2 E. Então, pensei em vendê-lo, mas tive de guardá-lo. Anteriormente tinha adquirido a Chevy, por isso o motivo. Dois anos depois vendi o carro, etc. O flange desconhecia, mas se tivesse montado a época hoje, já era… rsrs. Esse carburador é maravilhoso, dificilmente dá problema, ou nem dá. minha Chevy é DL 93/93, que gosto bastante.

    Bom saber dessa, abraço.

  7. altamir luiz disse:

    bom dia tenho uma c10 motor 6cc dizem que é o mesmo do opala, c 20 eu não entendo to usando um carburador dfv446 mais gasta demais qual carburador você me indica pra que eu possa trocar e economizar na gasolina obrigad…

  8. rulian moraes disse:

    Ai galera blz eu tenho um chevete 93 a gasolina queria por um carburador bom nele mais n sei o qual o meu caburador e carburaçao simples queria um melhor mais queria saber se eu consigo adapitar o coletor pra eu po pelo menos um 2 e prfv me ajudem

  9. wellington disse:

    tenho um chevett 87 a álcool. o carburador dele é um simples estou optando para o 2e, mais preciso trocar o coletor de admissão, mais não sei qual coletor usar. tenho medo de compra um coletor errado. qual quer coletor se encaixa certo.

    • garagem150 disse:

      Não, vc tem que montar o coletor do Chevette 93 que usa o 3E. Qualquer outro não dará certo!!!!!

    • Tiago disse:

      Bom, olha minha história acima em 19 de julho… Tive o mesmo carro de ano 87/88 com carburador Werber 460, a álcool. Fantástico carburador e principalmente bastante econômico. Queria colocar o 2 E na época, porém na montagem, as janelas do coletor de admissão com o cabeçote, NÃO são as mesmas!! NÃO dão montagem. Sem saber desse flange adaptador, tive de guardar o carburador que comprei completo, com tampa do filtro e tudo e montar o Werber novamente. Ele também é um bom carburador, não dá problemas fácil, porém o carro não desenvolve muito igual ao 2 E.

  10. Bruno disse:

    Amigo qual gicleurs vc usou .

    • garagem150 disse:

      Usei do Chevette 93 que tinha o 3E original. Olhei numa tabela quais eram os numeros e comprei pela internet mesmo.

      • Andressa Furkim disse:

        Pessoal eu tenho uma Santana quantum 85 o carburador acho que é Brosol 2e já troquei os reparos juntamente com a giclagem, mas não sei se a giclagem está correta, o consumo está muito alto 4 por 1 litro não tem vazamento não sei o que pode ser alguém pode me ajudar?

  11. Lucinaldo Amaro Da Silva disse:

    Tenho um monza com o carburador blfa h3034 gostaria de colocar um 2e mas vou precisar de um adapitador vocês tem como me ajudar

  12. Sebastião disse:

    Como faço pra comprar um adaptador assim..tenho um passat motor AP antigoMD saída de água do cabeçote diferente não queria trocar admissão original …meu carburador mini proguessivo 4 parafuso …quero por 2 e na minha admissão original de puder me ajudar meu whats 44998696514

    • garagem150 disse:

      Sebastião, eu comprei pelo mercado livre. Acredito que para o motor MD, seja mais simples e barato colocar o coletor do AP, mesmo. Guarde o seu original e no futuro vc pode voltar ao original.

  13. Sebastião disse:

    Como é feito essa peça qual medidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s