Como trocar a correia dentada do motor AP

Este é o 100º post deste blog e para comemorar esta marca, nada melhor do que escrever sobre o motor do meu Voyage, que deu origem a Garagem 150. Talvez existam maneiras mais simples, melhores e talvez até mais corretas para trocar a correia dentada do motor AP, mas eu faço dessa maneira em meu Voyage, desde que meu grande amigo e mestre da mecânica Valter Silva me ensinou a uns 15 anos (então posso já ter esquecido algum detalhe). Minha sugestão caso você queira tentar, é que você antes consulte um mecânico profissional e se eu estiver errado por favor me avise.

O primeiro passo é alinhar as marcas mecânicas do motor e câmbio, com o carro desligado (obviamente) engate a 5ª marcha e empurre o carro até aparecer a marca “OT” (gravada no volante do motor) através da “janela” do câmbio alinhada com a “seta” da carcaça do câmbio. Alguns VW tem uma tampinha de borracha nesta “janela”.

O segundo passo é tirar a tampa do distribuidor e verificar se o rotor está “apontado” para o cilindro 1 (olhe a posição do rotor e veja se o cabo de vela na tampa está ligado ao cilindro 1, que é o mais próximo das polias). A polia do comando de válvulas também possui uma marca (um círculo) que deve estar alinhado com a face do cabeçote do mesmo lado do suporte do alternador. A polia do virabrequim também possui uma marca (um rasgo) que deve estar alinhado com a marca da proteção plástica (uma seta).

rotor posicionado no cilindro 1

rotor posicionado no cilindro 1

marca da polia do virabrequim e na proteção plástica

marca da polia do virabrequim e na proteção plástica

marca  na polia do comando de valvulas alinhada com o cabeçote

marca na polia do comando de valvulas alinhada com o cabeçote

ponto virab 1

O terceiro passo é soltar o parafuso do esticador da correia, tirar o esticador e a correia usada. Montar as peças novas, e usando um alicate específico ou a ferramenta correta (não é uma ferramenta cara, vale a pena comprar), esticar a correia através do esticador e apertar a porca. A tensão correta e quando você consegue virar com a mão 90 graus a correia, depois é só verificar novamente com a correia e esticador novos se as marcas mecânicas continuam alinhadas.

O quarto passo é verificar o ponto de ignição inicial usando uma pistola estroboscópica. Para isso consulte o manual de instruções do seu Volkswagen para saber o valor correto. “Apontando” a pistola estroboscópica para a “janela” do câmbio ajuste o sincronismo da pistola de forma que você veja a indicação “OT” na janela do câmbio e o ângulo de ignição correto no display ou ponteiro da pistola. Ou o inverso, “zero” na pistola e na janela a marca do ângulo.

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Meu Voyagessauro, Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Como trocar a correia dentada do motor AP

  1. ernani disse:

    explicaçao simples e objetiva!! parabens!!

  2. marcio disse:

    obrigado pela dica

  3. Marcio disse:

    Parabéns muito boa a explicação.

  4. Alessandro disse:

    quando ponho meu ap 1.8 no ponto o rotor do distribuidor aponta para o cabo 4. Meu motor não pega e se pega falha e espirra gasolina no carburador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s