Meu Voyagessauro 83

A história do meu Voyage

 Meu Voyage é 83 e foi comprado pelo meu pai em 88 com 63.000Km. Quando completei 16 anos, exatamente no dia do meu aniversário,  meu pai disse: “Está na hora de você começar a aprender a dirigir”. Nem preciso dizer o quanto fiquei surpreso e feliz, mas “o curso” demorou 2 anos e só depois dos 18 ele “liberou” o Voyage, portanto este Voyage foi o 1º carro que eu dirigi na vida. Segundo minha prima Lilian, que é psicóloga e trabalhou num hospital psiquiátrico, isso explica porque gosto tanto do meu Voyagessauro, mas ela recomendou que toda família fizesse terapia …(!!?).

Interior
Interior

Em 93 quando meu pai resolveu trocá-lo por uma Belina 4×4, vendi meu Passat 80 (antes tive um Passat 74 “Azul Iraque”) e comprei o Voyage (estava com 103.000 Km), tentei encontrar alguns detalhes de acabamento que estavam quebrados e deixá-lo original, porém acabei descobrindo que não existiam mais! Então optei por personalizar o carro: em 95 troquei o câmbio, em 97 reformei o carro (funilaria, pintura, borrachas, frisos, plásticos,etc…) em 98 troquei o motor e os bancos, em 99 parei de usá-lo diariamente.

Em 2006 descobri que o carro estava com muita ferrugem no assoalho e caixas de ar ao erguer o carro para instalar o kit de freio a disco traseiro. Então resolvi desmontar o carro inteiro, trocar tudo que estivesse podre ou com massa, borrachas, frisos, etc. Essa “restauração” demorou 18 meses (pois o dono da funilaria deixou meu carro de lado) e desde o final de 2007 o Voyagessauro está novamente na garagem, porém na cor Prata Reflex e sem ferrugem.

Hoje ele está com 183.000 Km (19.000 Km o motor 2.0) e só ando com ele nos finais de semana de sol, o restante do tempo ele fica na garagem coberto com capa para não pegar nem poeira.

Para ver fotos da restauração acesse o album abaixo:

http://public.fotki.com/San-voyage83/funilaria/voyagessauro/

Dados técnicos do meu Voyage

Motor

Cilindrada : 1984

Potência: 125cv a 5600 rpm

Torque: 179,5 Nm a 3200 rpm

Câmbio

1º marcha 3,45:1

2º marcha 1,94:1

3º marcha 1,29 :1

4º marcha 0,97:1

5º marcha 0,80:1

Diferencial 3,89:1

Dados do manual do proprietário (Santana 2.0 ano 90 / Santana 1.8 ano 95)

Veja meus outros Hot Wheels nos álbuns abaixo:

http://flickr.com/photos/meushotwheels/

http://www.flickr.com/photos/32726883@N05/

Esse post foi publicado em Meu Voyagessauro. Bookmark o link permanente.

23 respostas para Meu Voyagessauro 83

  1. Célio disse:

    Olá Amigo! vc saberia onde encontrar uma caixa de roda inteira nova como essa que vc trocou do seu carro? teno procurado e só encontrei metade…

    valeu!

  2. admin disse:

    Célio,

    Realmente atualmente só existe 1/2 longarina nas auto-peças,
    eu consegui a minha de uma auto-peça que comprou um lote de
    uma concessionária que fechou.
    Tente no site http://www.pecas-on-line.com.br eles mostram o estoque
    de peças das concessionárias e grandes auto-peças.

    T+
    Marcelo

  3. Célio disse:

    Poxa!! valeu mesmo pela resposta!!

  4. Célio disse:

    Aliás….falando dessas 1/2 longarinas, me disseram que a melhor é a IGP, mas se esta é a melhor, nem quero ver a pior, as formas são fora do padrão original, nas quinas a chapa vem com pequenos rasgos, infelizmente não dá pra encarar, eu ficaria surpreso se derem um bom acabamento depois de prontas.

    Um abraço Marcelo

  5. admin disse:

    Célio,

    Vc tem toda razão, sem contar que tenho minhas dúvidas se é certo
    soldar no meio a longarina, já que a original é uma peça só!!!
    Não desista de encontrar uma original, existem muitas peças antigas e
    novas guardadas em velhos estoques de peças, para restaurar meu Voyagessauro só não encontrei os assoalhos originais e a parte externa
    das caixas de ar.
    Boa sorte na sua busca!
    T+
    Marcelo

  6. Robson disse:

    Olá meu ficou muito bom o seu voyage, eu tenho um voyage 82 e pretendo restaurar, queria saber se vc me indica a oficina que vc fez e eu queria saber se essa cor que vc pintou o seu carro é original e qual é a cor.

  7. admin disse:

    Olá Robson,

    Eu não indico a oficina que restaurou meu carro, não pela qualidade e competência deles que é indiscutível. Mas sim pelo prazo que nunca foi cumprido (demorou 1 ano e meio) o dono da oficina só colocava alguém para trabalhar no meu carro quando eu chegava lá aos sábados de manhã.

    A cor não é a original do 83 (cinza prata metalico) eu preferi pintar de
    Prata Reflex codigo volkswagen 8E8E usei tinta e verniz marca PPG da linha Deltron BC atualmente usada na linha FOX/SpaceFox.

    T+
    Marcelo

  8. jeferson disse:

    Gostaria de saber o end onde vc restaurou o seu voyage ? Tenho um 83 e gostaria de levá-lo em um lugar onde o trapo ficasse maravilhoso, como foi o seu caso. Se puder mandar um e-mail para mim respondendo eu agradeço.

  9. Junior disse:

    Olá amigo.

    Estou aqui para lhe dar os parabéns pelo seu carro, está maravilhoso!!! Fico contente em saber que também existem apaixonados pelo Voyage, assim como eu, e que restaurou o carro nos padrões originais, ao contrário da turma que tem por aí, que coloca 500kg de turbo, suspensão de rosca e o caralho, depois quando tentam vender, não conseguem. Por conta disso, só tenho uma ressalva: acho que você deveria manter o motor MD original (o seu é um 83 né?). Eu gostaria de saber de você quanto custa a restauração, pois tenho um 85 na família, estou esperando sair o inventário para que eu possa comprá-lo (era de meu pai), pois sonho em deixar o meu (futuramente), como saiu de fábrica. Grande abraço e vida longa aos Voyages!!!

  10. admin disse:

    Infelizmente, meu Voyagessauro já estava descaracterizado quando meu Pai comprou em 88….. então optei em montar meu Voyagessauro de uma maneira que a VW poderia ter fabricado e lançado na década de 80.
    mas respeito o pessoal mais novo que adora turbo e tuning embora eu também não ache bonito, pelo menos os Voyage estão sendo cuidados e não indo parar nos desmanches.

  11. Igor disse:

    olá esse console da marcha de que carro é?? ou vc mandou fazer esse??

  12. admin disse:

    É o original do Voyage 83 mesmo.
    Apenas os complementos da frente são acessórios da época e o traseiro (freio de mão) é do GLS/Super 89 adaptado.

  13. joel nienov disse:

    cara tenho um voyage 84 motor md 270 aquele da serie especial los ange-
    les,cambio 4 marchas longas,to afim de trocar a caixa dele e colocar uma com 5,vc colocou que caixa no seu?

  14. admin disse:

    O meu tem a transmissão do Santana/Versailles 96 com código 2P.

  15. joel nienov disse:

    qual transmissão ficaria bom no meu?sem precisar trocar muita coisa,uma caixa que sairia mais em conta,e que deixaria ele com bom desempenho na estrada.

  16. admin disse:

    O preço acredito que seja o mesmo para qualquer relação de marchas.
    Eu usei por um bom tempo o motor original com um cambio código PV.
    Mas depende se vc quer andar com rotação baixa na estrada é melhor usar um mais longo, porém com o motor 1.6 ele perderá agilidade.
    Talvez o “meio-termo” seja um cambio 4+E dos Voyage CL e GL, ou seja
    4 marchas curtas e uma 5 “infinita”he..he..he…. Lembrando que a velocidade maxima nesse caso será em 4 marcha, a 5 é apenas de economia.

    T+
    Marcelo (San)

  17. joel nienov disse:

    Pensei no relação do santana 86 caixa PS,mas a quinta é muito longa é 0,68:1 enquanto a quarta é 0,83:1,estava pensando em colocar este cambio,mas trocar a 2,3 e a 4 dele pelas do meu cambio e deixar apenas a primeria e a quinta deste,existe a possibilidade de dar certo?a minha relação é a PN.

  18. Fernando disse:

    ola, me interessei pela barra estabilizadora traseira, tenho um sport 94 e acho ele meio bobo atras e gostaria de fazer o mesmo upgrade que vc fez, é possivel?? é muito dificil achar esse eixo traseiro? abraços e parabens pelo carro, ainda sonho com um voyage 81!

  19. Julio disse:

    Cara ficou massa o trabalho…. tenho um voyage 83 tambem, porém 4portas, primeiro carrinho… trato como se fosse um filho… precisamos trocar umas dicas, me mande um mail.. juliopolicarpo@gmail.com

  20. GERSON "MASCOTE" disse:

    daeehhh fera..blza parabens pela caranga, xegado tenhoo um voya 83 4 portas…..gostaria de trocar umas ideias contigo…ah interresse..grande abraço

    MASCOTE
    atuallpresentes@hotmail.com

  21. almir pimenta disse:

    Bom dia, tenho um voyage 83, 20 anos em meu nome, carro de garagem,vendo barato para desocupar a garagem

  22. Fausto Gonçalves disse:

    parabens pelo carro!!!
    tenho um 86 super e estou tendo dificuldades para achar esse console de cambio com os manometros se puder me ajudar agradeceria pois estou restaurando ele.
    faustinho18@yahoo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s