Trocando um motor MD270 por AP2000

Motor e Câmbio

 

 

A princípio é possível colocar qualquer motor VW da linha AP no Voyage, exceto o 2.0 16V, embora alguns digam que sim, acredito ser muito complicado, trabalhoso e principalmente caro, devido a injeção eletrônica, embreagem hidráulica e câmbio importado. Meu Voyage ainda tinha o motor original MD270 álcool e o câmbio 4 marchas normal (curto).

Após analisar as opções e os preços, o melhor foi comprar um motor parcial em concessionária VW (base de troca), os motores em desmanches eram bem mais baratos, porém quando me ofereciam um motor por 50% ou menos do preço de um novo, era sem nota fiscal e/ou com os números raspados, ou seja, aí depende da consciência de cada um, os desmanches que fornecem nota fiscal e deixam os números no motor acabam prejudicados e vendendo bem mais caro, custando apenas 20% menos que um novo, além de ser difícil saber a quilometragem exata do motor.

Eu comprei um AP 2.0 litros álcool (versão do Santana 90) para usar carburador, comprei um 30/34 – 3E – Brosol e todas as outras peças novas em concessionárias ou auto peças que trabalham com peças originais. O câmbio foi comprado de um amigo mecânico (5 marchas do Gol GTS/Passat Pointer/Voyage Super), é preciso trocar o trambulador, o coxim e o acionamento (alavanca, etc) pelo do 5 marchas e pacientemente regular (no meu Voyage não coube a coifa e foi preciso “aumentar” um pouco o rasgo por onde passa o eixo de acionamento, este eixo obrigatoriamente tem que ser do Voyage até 96 ou do Gol/Parati/ até 94 pois coloquei o eixo do Gol Novo e não deu regulagem ).Em 2001 troquei o câmbio novamente e coloquei um modelo 2P (Ford Versailles 1.8) de relações mais longas.

O motor encaixa perfeitamente, é necessário trocar o escapamento, embreagem, os coletores de admissão, escape e filtro de ar, pelo do Voyage 1.8 Super, desligar o ar quente (falta espaço e o acionamento do ar quente é diferente, cabo x vácuo), trocar a flange de saída da bomba d’agua e mudar o suporte do retorno do combustível (dobrar ao contrário e fixar na direção do 3° cilindro), trocar o distribuidor pelo do Santana 90 álcool (depende da versão que você escolheu montar) e todas as mangueiras de água, meu pai “projetou e desenhou” um suporte para o reservatório de água e mandei fazer numa serralheria ( o suporte original não caberia devido ao suporte da bomba de partida à frio). Eu coloquei o radiador do Voyage com ar condicionado, e não coloquei radiador de óleo (mas se você pretende andar muito tempo em velocidade máxima é bom usar), alguns suportes podem ser usados do MD270 e outras “latas de proteção” tem que ser compradas em desmanches. Apesar das dificuldades, consegui encontrar  80% das peças percorrendo as 4 concessionárias VW que existiam em Campinas/SP em 1998.

O carro ficou muito bom, a única coisa que denuncia a mudança é a mangueira do blow-by saindo do cárter. Agora veja as dicas do freio, pois não basta acelerar, uma hora ou outra você vai ter que parar de repente e os freios originais podem “vitrificar” e não serão suficientes.

 

 

Esse post foi publicado em Upgrade no Voyage. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Trocando um motor MD270 por AP2000

  1. thiago disse:

    eixo de pressão do canote(cano principal onde se prende o banco) espero ter ajudado!!!

  2. thiago silva disse:

    gostei muito da pagina ter voltado tenho um voyage gl 1.6 alcool 88 queria melhorar seus freios gostei da sua mudança nos freios , tava pensando nos freios dum santana 96 /97 ventilado so nao sei qnto a furaçaão nas canelas da suspessao se sao na mesma posição

  3. leandro kelm disse:

    Ficou legal a página, especialmente sobre adaptação dos freios. Porem gostaria de saber se vc poderia me mandar desenho do suporte das pinças em escala se possível. Também queria saber se vc usou os rolamentos riginais para colocar os discos do Kadet e qual cabo do freio de mão vc usou?

  4. admin disse:

    leandro,

    Eu não tenho estes desenhos. Comprei um kit completo da empresa Powerbrakes que tem todas as peças.
    Outra opção é trocar o eixo completo com freio e tudo pelo do Gol GTi 16v, além dos freios a disco ele tem barra estabilizadora.
    Em breve instalarei o meu.

  5. Vitor disse:

    Oi,…herdei um Santana Quantun ,.que era do meu Pai,.desde zero,.antido mais muito conservado,.gls 1990,.automatico,..zica,.rss fiz o motor,.troquei tudo,..zerado mais ficou muito forte,ORIGINAL ,.e cambio não aguentou,.fiz 2 vezes ,.mais durou 2 anos,.fiz de novo,..mais agora gastou e fica patinado,.conclusão,.tirei o cambio,.não vou gastar mais,.muito caro,.e ainda fazer e saber que vai parar,.resolvi colocar um do santana novo 5 machas,.mandei tirar,.comprei todas as peças do mecânico e mandei trocar,.ok,..agora ,..oque eu fiz foi cagada ou não,.porque 2 vezes fazer a terceira ,.é burrice,.eu não sou de correr,.mais algumas vezes so andei mais veloz ,.em estrada,.mais na cidade,..devagar,.e fiz em mecânico bom,.quando fiz ,. fiquei com remorço de tirar
    pois era original,.mais prá não durar,.e outra o automatico de 3 machas e ficava pedindo mais machas ,..queria uma opinião de vcs fiz cagada ,.burrice,.ou era pra trocar mesmo,..abráço.

  6. admin disse:

    Oi Vitor,

    Se vc usa a Quantum no dia a dia, vc fez uma boa opção, mas guarde o câmbio original. Pode ser que no futuro vc tenha outros carros (se já não tiver) e resolva usar a Quantum só pra dar umas voltinhas de vez em quando e queira ela original da maneira que seu Pai usava.
    aí vc pode voltar atrás e deixar 100% original novamente.
    Meu Voyagessauro não é original pois quando meu Pai c omprou já estava um pouco modificado e também meu Pai sempre falou “Esse Voyage pede uma quinta marcha quando passa de 100 km/h”…..
    Hoje meu Pai fica impressionado!!!! “Não é muito motor pra esse carrinho?” he..he..he.he…

  7. mauro lyrio disse:

    gostaria se nao incomoda-se explicar como troca kit buchas do tranbulador.nao consigo achar nenhum esquema.e 1 parati 94 file,de qlqr forma agradeco.

  8. Iswandronil disse:

    Chapa, muito bonito o teu Voyage, parabéns pelo empenho. Como ficou o consumo dele? Por ser mais leve que o Santana, creio que seja um pouco menor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s