Instalando um medidor de combustível no jeep

Desde que comprei meu jeep, o marcador do nível de combustível não funciona muito bem, com o tanque cheio indicava 1/2 tanque. Mas ultimamente simplesmente parou de indicar, para saber onde estava o problema comecei medindo se havia alguma resistência na bóia…. até aí tudo ok, então aproveitei que o painel do jeep tem um acesso fácil e liguei um “fio novo” direto entre a bóia e o mostrador…mas nada…ou seja, o mostrador pifou!!!

Como um mostrador original costuma ser bem caro e ainda não é a hora da restauração do meu jeep (tenho 3 Hotwheels antes dele na fila), optei em colocar um instrumento adicional. Aproveitei para trocar a bóia pois quando desmontei a que estava no tanque a aparência dela não era muito boa.

Por outro lado era original Motorcraft (meu CJ5 é 72 e foi fabricado pela Ford), não encontrei uma original nova para comprar.

Aproveitei para já deixar no suporte um tacômetro (RPM) e temperatura de óleo, para instalar futuramente. Montei na bancada pois era mais fácil para ajustar os parâmetros de “tanque cheio”, “tanque vazio” e “meio tanque” do que depois de instalado no Jeep. No chicote do instrumento existe um botão de reset para fazer este ajuste. Veja nas fotos abaixo.

Instalei no Jeep e funcionou perfeitamente…..

Perfeitamente….. até eu ligar o jeep no final de semana para ir encher o tanque… e o marcador indicar tanque vazio. Bom, ao contrário dos programas de TV do Discovery turbo, na Garagem 150 nem tudo dá certo na primeira vez.

O trabalhoso foi tirar o banco do motorista novamente para acessar o tanque de combustível.

Comecei pelo óbvio, procurando algum mal contato, e era exatamente isso, mexendo no fio da bóia parecia que havia um problema no conector, cortei e coloquei outro….e….nada…. então comprei uma segunda bóia nova e também continuava o mal contato. Porém notei que ao testar as bóias fora do tanque eu aterrava a carcaça, desnecessário quando a bóia está parafusada no tanque de metal, que está parafusado na carroceria de metal do jeep, certo?

Pois é, mas na prática tive que colocar conectores olhal e aterrar a carcaça da bóia. Agora com este aterramento “redundante” funcionou perfeitamente!!! Verifiquei se o marcador do painel funcionaria novamente com este aterramento, mas infelizmente o marcador original pifou mesmo!!!

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Meu Jeep militar CJ5 B12, Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s