Melhorando a Adaptação do Ar Condicionado no Monza S/R 1986

Depois de alguns meses utilizando o Ar Condicionado adaptado, vi a necessidade de melhorar a parte elétrica trocando o alternador. Inicialmente troquei a bateria e parecia ter resolvido o problema de não ter energia para a partida (quando o Monza apagava no trânsito), mas para melhorar o sistema todo, comprei um alternador usado e depois recondicionado pelo melhor eletricista que conheço (Valeu Tony!!!) e instalado pelo meu Mestre Valtão, na verdade comprei um novo antes, mas adivinhe…..

Apesar de preferir um original Bosch novo, não encontrei novo de estoque antigo. Então ou era Chinês ou Chinês…..

Como quase todas as peças, antes de comprar explico que o motor é Família II Fase I e quando a peça chega, só serve para o Fase II (existe um consenso “burro” no mercado de reposição que acha que todo motor GM família II é igual). Ainda bem que tenho outro S/R com motor Fase II para utilizar estas peças.

Então achei que tinha resolvido todos os problemas……mas andando no trânsito intenso o S/R voltou a apagar. Mas agora pude dar várias partidas e o motor só liga novamente quando esfria um pouco, voltei a pesquisar as peças e diferenças e quase caí de costas quando percebi que deixei passar um detalhe importante. O ventilador do Monza com Ar condicionado original é diferente do Monza básico. E lá fui eu comprar um ventilador e suportes usados (não encontrei novo por um preço justo).

Instalar foi bem simples, deu mais trabalho limpar, pintar e trocar o conector.

Neste ponto você imagina que vou dizer que resolvi todos os problemas e blábláblá…. mas o S/R continuava “querendo começar a falhar quando muito quente” (exitante na aceleração abaixo de 2000 rpm) porém não apagava mais, continuei investigando, troquei todo sistema de ignição e a bomba de combustível (original mecânica que vai no cabeçote), quando troquei a bomba notei que ela não estava 100% e notei que vazava óleo para dentro da bomba (saindo pelo furo de respiro dela). Então descobri que o respiro da tampa de válvulas estava entupido e a pressão interna do motor forçava a bomba de combustível.

Agora sim estou usando o Ar Condicionado adaptado no trânsito intenso sem medo de ficar parado na rua.

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Projeto S/R EURO, Sem categoria, Upgrade no Monza e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s