Dica do dia: Como regular as lonas de freio do Fusca

Este é o Herbie da D. Ivani. Ele está passando uns dias na Garagem 150 enquanto sua garagem oficial está em reforma, então aproveitei para fazer uma revisão básica.

Notei que após dirigir um pouco as rodas estavam “presas” e quentes, ou seja as lonas de freio estavam desreguladas (este fusquinha é 1975 e ainda possui os freios originais a tambor nas 4 rodas). Porém para regular é muito simples. Veja pelo lado de dentro da roda na parte mais baixa do espelho do freio (Fusca 4 furos, no 5 furos é pelo lado de fora) que existem 4 furos, a regulagem é feita pelos furos centrais.

Veja que dentro de cada furo tem uma “roda dentada”. Usando uma chave de fenda vire estas 2 rodas para fazer a regulagem, estas “rodas dentadas” afastam ou aproximam as lonas do tambor.

Para fazer a regulagem é bem simples, vá soltando aos poucos e tente virar a roda com a mão, assim que ficar livre aperte um pouco até ouvir a lona raspando no tambor de freio depois solte levemente, como são 2 regulagens por roda vá alternando. Não deixe muito “longe” a lona e nem “raspando”. Essa é a dica, simples porque afinal é o Fusca.

Esse post foi publicado em #Página Principal, Fusca 1300 1975, Geral, Manutenção, Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s