Como estou fazendo as réplicas do aerofólio original do Voyage 81-96 – post 1

Algumas pessoas quando vêem meu Voyagessauro me perguntam sobre o aerofólio que instalei nele, quem fez e onde comprar. Este aerofólio era original do Voyage 84 Los Angeles e foi um acessório vendido em concessionárias VW nos anos 80, também foi original em alguma versão do Gacel (Voyage argentino) e acessório do Fox (Voyage americano e canadense). Não sei qual o fabricante da peça, quando comprei tinha apenas uma etiqueta colada com o número Volkswagen.

dscn1956_numero-vw

Depois de fazer uns “artesanatos” a alguns anos para construir 2 aerofólios para meu Monza S/Rat usando fibra de carbono (pesquise aqui no blog, tem detalhes de como construir), agora resolvi encarar o desafio de fazer 6 réplicas idênticas do aerofólio do Voyage, pois algumas pessoas querem instalar em seu Voyage e não encontram mais a venda. É claro que não sou tão bonzinho assim, tenho segundas intenções, vou fazer também 1 peça em fibra de carbono para instalar em meu Voyagessauro.

O Primeiro passo foi desmontar e descolar o aerofólio do Voyagessauro:

Usei estas espátulas plásticas para não danificar a pintura e uma chave 8mm para soltar os parafusos internos.

 

O Segundo passo foi fazer como os tutoriais que vi no youtube, usando uma massa branca (plastilina) para criar as duas metades do molde , fazendo um molde bipartido. Fazer uma “caixa”, para encher de silicone, etc….

IMG_20171010_182242938IMG_20171010_182707008_HDR

E funciona muito bem…..para peças pequenas, ou só quando esta sendo filmado para o youtube, eu acho!!! fui fazer, deu tudo errado, a massa não grudou, o isopor descolou, o aero ficou cheio de manchas brancas de dedo, arrumava um lado estragava o outro, tirei toda massa, limpei o aerofólio com thinner, fiz novamente tomando muito mais cuidado….enfim…. após várias horas de tentativas, resolvi fazer da maneira que eu achasse melhor!!!!!!

Terceiro passo : Planejando e fazendo do meu jeito!

IMG_20171011_152420032

Quarto passo : Fiz uma caixa de isopor, um pouco maior que o aero, já na altura para usar as duas partes do molde, deixando espaço para uma “parede” de silicone boa o suficiente para ficar rígido. Usei “cremalheiras” de portão eletrônico e cintas hellermam para suspender o aero e manter ele a pelo menos 10 mm da base da caixa de isopor (sim, foi uma puta gambiarra!!! mas o jeito certo e bonitinho nao rolou).

Por outro lado, algumas coisas você não pode mudar, precisará de uma balança, as instruções dos produtos e um desmoldante para passar na peça original.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quinto passo : Misturei o silicone ao catalisador seguindo as instruções do fabricante e comecei a fazer o primeiro molde. Porém calculei errado a quantidade e agora preciso comprar mais silicone para moldes para poder continuar.

Neste momento imagino que você está pensando: “Molde de silicone, porquê?” minha resposta: A idéia é fazer apenas 6 peças, na experiência anterior fiz o molde de fibra de vidro e na segunda peça o molde rachou, pesquisei na internet e vi que para não ter muito retrabalho o silicone vermelho seria a melhor opção e resistirá a confecção de 6 ou mais replicas mesmo, sendo mais caro, além disso, é a chance de fazer e aprender a fazer de uma forma diferente.

Aguarde o próximo post !!!(enquanto eu aguardo a chegada da minha encomenda de mais material), se você é um voyagemaníaco e quer uma réplica do aerofólio original entre em contato pelos comentários do blog, assim  vc já reserva e garante que uma das 6 peças será sua (Se der tudo certo com os meus moldes é claro).

 

Esse post foi publicado em #Página Principal, Curiosidades, Geral, História do Voyage, Meu Voyagessauro, Sem categoria, Upgrade no Voyage e marcado , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Como estou fazendo as réplicas do aerofólio original do Voyage 81-96 – post 1

  1. Cristiano disse:

    Opa se sobrar algum to na fila

  2. Davi Voyage disse:

    opa!! dependendo de quanto vai custar…to na fila !! kkk

  3. DIOGO APARECIDO CRUZ disse:

    Opa muito legal o esquema do aéreo, eu também me interesso por um dos 6 modelos.

  4. DIOGO APARECIDO CRUZ disse:

    Boa tarde
    Tudo bom?
    Como faço para entrar em contato por outro meio?

  5. Pingback: Como estou fazendo as réplicas do aerofólio original do Voyage 81-96 – post 2 | garagem150

  6. Danilo disse:

    Rapazzzz eu precisoooo de um desse urgente, fala que tem mais um, eu to doente pra por no meu voyage argentino!!!!
    Pela glória do senhor fala que tem um

  7. Fernando lara disse:

    Consegue um desse pra mim por quanto?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s