Como estou fazendo as réplicas do aerofólio original do Voyage 81-96 – post 1

Algumas pessoas quando vêem meu Voyagessauro me perguntam sobre o aerofólio que instalei nele, quem fez e onde comprar. Este aerofólio era original do Voyage 84 Los Angeles e foi um acessório vendido em concessionárias VW nos anos 80, também foi original em alguma versão do Gacel (Voyage argentino) e acessório do Fox (Voyage americano e canadense). Não sei qual o fabricante da peça, quando comprei tinha apenas uma etiqueta colada com o número Volkswagen.

dscn1956_numero-vw

Depois de fazer uns “artesanatos” a alguns anos para construir 2 aerofólios para meu Monza S/Rat usando fibra de carbono (pesquise aqui no blog, tem detalhes de como construir), agora resolvi encarar o desafio de fazer 6 réplicas idênticas do aerofólio do Voyage, pois algumas pessoas querem instalar em seu Voyage e não encontram mais a venda. É claro que não sou tão bonzinho assim, tenho segundas intenções, vou fazer também 1 peça em fibra de carbono para instalar em meu Voyagessauro.

O Primeiro passo foi desmontar e descolar o aerofólio do Voyagessauro:

Usei estas espátulas plásticas para não danificar a pintura e uma chave 8mm para soltar os parafusos internos.

 

O Segundo passo foi fazer como os tutoriais que vi no youtube, usando uma massa branca (plastilina) para criar as duas metades do molde , fazendo um molde bipartido. Fazer uma “caixa”, para encher de silicone, etc….

IMG_20171010_182242938IMG_20171010_182707008_HDR

E funciona muito bem…..para peças pequenas, ou só quando esta sendo filmado para o youtube, eu acho!!! fui fazer, deu tudo errado, a massa não grudou, o isopor descolou, o aero ficou cheio de manchas brancas de dedo, arrumava um lado estragava o outro, tirei toda massa, limpei o aerofólio com thinner, fiz novamente tomando muito mais cuidado….enfim…. após várias horas de tentativas, resolvi fazer da maneira que eu achasse melhor!!!!!!

Terceiro passo : Planejando e fazendo do meu jeito!

IMG_20171011_152420032

Quarto passo : Fiz uma caixa de isopor, um pouco maior que o aero, já na altura para usar as duas partes do molde, deixando espaço para uma “parede” de silicone boa o suficiente para ficar rígido. Usei “cremalheiras” de portão eletrônico e cintas hellermam para suspender o aero e manter ele a pelo menos 10 mm da base da caixa de isopor (sim, foi uma puta gambiarra!!! mas o jeito certo e bonitinho nao rolou).

Por outro lado, algumas coisas você não pode mudar, precisará de uma balança, as instruções dos produtos e um desmoldante para passar na peça original.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quinto passo : Misturei o silicone ao catalisador seguindo as instruções do fabricante e comecei a fazer o primeiro molde. Porém calculei errado a quantidade e agora preciso comprar mais silicone para moldes para poder continuar.

Neste momento imagino que você está pensando: “Molde de silicone, porquê?” minha resposta: A idéia é fazer apenas 6 peças, na experiência anterior fiz o molde de fibra de vidro e na segunda peça o molde rachou, pesquisei na internet e vi que para não ter muito retrabalho o silicone vermelho seria a melhor opção e resistirá a confecção de 6 ou mais replicas mesmo, sendo mais caro, além disso, é a chance de fazer e aprender a fazer de uma forma diferente.

Aguarde o próximo post !!!(enquanto eu aguardo a chegada da minha encomenda de mais material), se você é um voyagemaníaco e quer uma réplica do aerofólio original entre em contato pelos comentários do blog, assim  vc já reserva e garante que uma das 6 peças será sua (Se der tudo certo com os meus moldes é claro).

 

Esse post foi publicado em #Página Principal, Curiosidades, Geral, História do Voyage, Meu Voyagessauro, Sem categoria, Upgrade no Voyage e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Como estou fazendo as réplicas do aerofólio original do Voyage 81-96 – post 1

  1. Cristiano disse:

    Opa se sobrar algum to na fila

  2. Davi Voyage disse:

    opa!! dependendo de quanto vai custar…to na fila !! kkk

  3. DIOGO APARECIDO CRUZ disse:

    Opa muito legal o esquema do aéreo, eu também me interesso por um dos 6 modelos.

  4. DIOGO APARECIDO CRUZ disse:

    Boa tarde
    Tudo bom?
    Como faço para entrar em contato por outro meio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s