Como instalar ignição eletrônica no Fusca

Como você sabe o Fusca e seus  derivados da década de 70 usavam  o distribuidor com platinado, que funciona muito bem, mas depois de 40 anos de uso apresenta algumas folgas, além de exigir regulagem e troca constante do platinado. Na minha busca por um kit de ignição encontrei uma opção irresistível, um kit novo importado por 1/3 do preço de um kit nacional recondicionado, e resolvi arriscar, afinal precisava de 2 kits.

Antes de começar a desmontar tudo, deixe o motor bem regulado, carburador OK, marcha-lenta OK depois desligue a bateria para evitar acidentes.

O primeiro passo é deixar o motor do Fusca “alinhado” antes de tirar o distribuidor original. Para isso alinhe a polia do virabrequim com a marca no bloco do motor.

IMG_20140827_202332003_HDR

O segundo passo é tirar a tampa do distribuidor e veja se o rotor “aponta” para a marca na carcaça do distribuidor original. Caso necessário dê mais uma volta no motor. Obs: deve existir alguma marca na transmissão, mas desconheço.

No Terceiro passo  desmonte o distribuidor do motor e observe que ele só encaixa de uma maneira no motor, coloque o novo na mesma posição.

IMG_20140827_205001780_HDR IMG_20140827_205015043_HDR IMG_20140829_173509348_HDR

O quarto passo é bem simples. Troque a bobina e instale a Unidade de comando da ignição, conecte os fios (o chicote é fornecido no kit) e conecte os novos cabos de vela usando os cabos originais como referência (os cabos novos usam pinos).

IMG_20140826_202007315 IMG_20140827_201124112

O quinto passo é conectar na sequência correta os cabos de vela na tampa do distribuidor. Para isso consultei alguns livros que ganhei do Guga e do Stephan (Vielen Danke Stephan!!!)

IMG_20140827_210444280 IMG_20140827_210458992 IMG_20140827_210417186

Basicamente o cilindro 1 é onde o rotor do distribuidor está “apontando” e tem a marca na carcaça do distribuidor, a partir dele coloque os cabos na sequência gravada no bloco do motor 1-4-3-2.

O sexto passo é colocar no ponto de ignição usando uma pistola estroboscópica.

IMG_20140829_185553789

Vc se lembra no começo do post quando comprei um kit por 1/3 do original recondicionado? o que não gastei em dinheiro, gastei em tempo tentando fazer funcionar (ainda bem que a garagem150 é só um hobby KKKKKKK!!!).

A primeira observação é que o distribuidor não marca o cilindro 1 na carcaça, não seria um grande problema se a conexão do eixo ao motor não estivesse montada invertida. Mas existe solução, basta montar o cabo do cilindro 1 no lugar onde o rotor “apontar” e seguir a sequência.(1-4-3-2)….porém ainda não funcionava……porque o sensor hall estava montado em posição diferente do outro distribuidor que eu estava usando como referência (lembra que comprei 2 kits?), virando a carcaça do distribuidor até alinhar a “janela” do hall, se vc achou complicado, peça para alguém dar partida e com cuidado vá virando o distribuidor até o motor ligar.

IMG_20140829_173752610 IMG_20140829_173615619

obs: o kit é vendido por uma empresa nacional com peças importadas da China.

Resumindo:  Verifique o alinhamento da carcaça com o rotor e com o hall, eu só consegui fazer funcionar porque consultei 2 amigos que trabalham a muitos anos desenvolvendo sistemas de ignição/injeção e lembravam dessas dicas. Obrigado Paulinho e Hermann!!!!

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Meu Fusca 1500 72, Projeto Tuca 72, Sem categoria, Upgrade no Fusca e marcado , . Guardar link permanente.

167 respostas para Como instalar ignição eletrônica no Fusca

  1. elizeu disse:

    Amigo tem como me mandar o esquema essa ligação?

  2. Aldair Liwston Nazareth disse:

    Ola amigo bom dia sua explicação foi melhor que eu vi,porem na minha bobina que também e da mesma marca que você usa tem três fios como e a ligação destes fios,?obrigado.

  3. Aldair Liwston Nazareth disse:

    Bom dia amigo a minha ligação não deu certo estou acabando com minha bateria,liguei o fio positivo no fio da chave e o terra na carcaça já inverti todos os cabo de vela e não pegou o meu kit e um Ekless também tem um outro jeito de fazer esta ligação.?

  4. vinicius santos disse:

    To com o mesmo problema, preciso demais cv com quem escreveu tudo isso.

  5. Paulo disse:

    Boa tarde amigo. Comprei o mesmo kit que você e sem surpresa estou tendo dificuldades para fazer o carro funcionar. Como você já investiu um tempo nisto, me tira uma dúvida por favor. Quando eu posiciono o motor no risco da polia e coloco o distribuidor com o rotor apontado para o local que estava antes, o que devo reparar no sensor hall? Ele deve ficar na janela aberta ou na fechada como nas tuas ultimas fotos? Já tentei ir girando o distribuidor, mas não consegui fazer o carro ligar. Teu tutorial é o melhor que achei na internet sobre esse kit de ignição, parabéns.

    • garagem150 disse:

      Paulo,

      No meu caso o distribuidor estava 180 graus invertido. Pois o “chinês” montou a peça que encaixa no motor ao contrário. Então monte o rotor e para onde ele “apontar” (usando a tampa} será o cilindro 1, então siga a sequencia de ignição e monte os cabos….espero ter ajudado.

      Abraço
      Marcelo (San)

      • Paulo disse:

        Bom dia Marcelo,
        Por fim meu distribuidor chines também estava montado com o eixo invertido, seguindo tuas dicas, reposicionei os cabos na tampa do distribuidor e a Brasilia ligou na hora. Nem ajustei o ponto com a pistola ainda, só no ouvido, mas já senti diferença. Muito obrigado pelas dicas e por ter disponibilizado esse material com tantas fotos e explicações na internet.

        Grande abraço.

        Paulo Groth
        São Leopoldo – RS

      • Diego disse:

        Boa tarde amigos, comprei um kit desses tbm e adivinha não tem como funcionar direito, ajusto o ponto e o motor falha de todos os jeitos! Coloquei até um carburador novo e não adianta! já inverti o pé do distribuidor tbm e nada! alguém ai me da uma luz.

      • garagem150 disse:

        Diego, tente trocar onde vc comprou, pode estar com defeito.

  6. manoel disse:

    realmente é o melhor tutorial que encontrei, o meu distribuidor também veio invertido, mas com as dicas encontradas aqui consegui fazer funcionar meu BRM, obrigado e parabéns

  7. Matheus disse:

    Quando regular o ponto de ignição devo deixar em quantos graus?

    Abraço

  8. BRUNO disse:

    CARA AONDE VC COMPROU O KIT DE IGNIÇÃO ?? TENHO UM 74 QUE TO REFORMANDO E TA OSSO ESSE KIT MUITO CARO AKI

  9. agil disse:

    Eu comprei tambem esse kit e na ponta debaixo do distribuidor e inverti o encaixe que vai no motor,é simples,é só sacar uma molinha e o pino que prende a ponteira e pronto os cabos de vela ficaram como estavam antes no sistema platinado

  10. Mamade Ekbal disse:

    Exmos Senhores. Do Brasil e assim eu sou mecanico ha muitos anos pretendo comprar cursos de mecanica via interner. Apenas uma pergunta como feita a ligação dos fios da pistola stroboscopica de ponto no fusca. Porque o fusca não traz bateria no atrás então como e feita a ligacao duma pistola stroboscopica de ponto no fusca aguardo a vossa resposta meus irmãos brasileiros de coração. Com comprimentos de Mamade Ekbal

    • garagem150 disse:

      Mamade,
      Verifique se o distribuidor não está montado a 180 graus, normalmente no corpo do distribuidor tem uma marca onde indica o cilindro 1 para onde o rotor deve estar apontado.
      Apenas por curiosidade, de onde você é? Qual carros você tem?

  11. amigo montei o kit de igniçao conforme sua explicação e o problema é o seguinte o carro da ate pipocos (estouro no canto de descarga) mas nao pega oq pode ser

    • garagem150 disse:

      David,
      vou dizer o óbvio, mas seu motor está fora de ponto. Se a montagem do distribuidor estiver correta é apenas uma questão de acerto do ponto com uma pistola estroboscópica. Quando montei acontecia exatamente isso e sofri bastante até “girar” o distribuidor 180 graus e depois acertar o ponto.

  12. christian disse:

    Normalmente a posição dos cabos fica invertida e o cabo da bobina também vem com o conector invertido, então o primeiro passo seria arrumar a polaridade certa do conector que pluga na bobina e marcando o ponto certo do cilindro numero 1 você vai perceber que o do kit chinês está apontando pro lado oposto inverta a posição dos cabos e fique se batendo como eu estou pois ainda não consegui fazer funcionar essa m….!!!!!

  13. Adriano Rech disse:

    Ola, gostaria de saber como faço a ligação do fio positivo da bobina. da onde vem aquele fio preto que vc ligou naquele conector que tem no fio verde da bobina? eu liguei um positivo que vem do chicote mas não da faísca na bobina, será que veio com defeito essa bobina minha? pergunto pois me parece bem simples a liação de fios, o mais complicado mesmo é acertar o ponto do distribuidor.
    Adriano Rech de Passo Fundo RS

    • garagem150 disse:

      Adriano,
      O fio preto é o fio original do carro. o pós-chave de ignição que estava ligado antes na bobina com platinado. Com a chave ligada usando um multímetro verifique se tem 12v (ou um pouco menos) neste fio preto.

      • Adriano Rech disse:

        sim, já tinha medido com a chave ligada e da 12v, se desligo a chave corta a voltagem,então tô ligando no pós chave de ignição mesmo,tinha ligado certo,mas mesmo assim não sai alta da bobina,vou ter que arrumar outra pra testar, pior que já faz tempo que comprei esse kit pelo mercado livre e já passou da garantia, acho que a do gol serve. Muito obrigado pela ajuda, vou postar aqui quando conseguir achar o defeito.

      • Adriano Rech disse:

        pessoal é o seguinte,pra quem estiver montando corretamente e mesmo assim o sistema não esteja funcionando vai a dica: no meu caso era fio invertido na unidade de comando da ignição. Até mais.

  14. Henrique disse:

    essa eh a bobina do gol mi? ela gera muito mais energia do que a original, isso pode sobrecarregar alguma coisa? esquentar? ,qual a melhor marca de cada peça do kit?

  15. Cidão js disse:

    Bom dia amigo,vc pode me dizer onde é ligado o fio negativo desta bobina ja q este distribuidor ñ tem condensador?obrigado.

  16. PROCURO SABER SE A CHEVY 1;6 QUANTO FAZ COM UM LITRO ???????????

  17. cidão disse:

    Bom dia,instalei tdo mas o fusca n ligou,hoje vou inverter os cabos de velas p a marcac q existe no corpo de ignição onde fica apontado o rotor apos dar voltas na polia e chegar a marca de referencia com a carcaça do motor,vamos ver c vai funcionar.

  18. cidão disse:

    Alguma dica diferende do q devo fazer???

  19. cidão disse:

    Bom dia,olha os suas fotos ajudaram muito,coloquei os cabos invertido como vc disse,o distribuidor fabricado na china realmente é montado com a parte de baixo invertida,e eu inverti os cabos no distribuido colocando o cabo do silindro 1 onde seria o 2 no distribuidor e assim sequentemente no sentido ante horario,1,4,3,2 e a ligação o fio que é ligado no negativo da bobina mi este fio tem 2 pontas e uma liguei na bobina a outra ficou livre,ambos vem em um chicote q vem do modulo,hoje vou fazer um video mostrando tudo e postarei aqui,olha o carro funcionou muitombem,e foi facil por no ponto manualmente.cidão

  20. mauricio disse:

    boa noite!!
    esse fio verde com conector da bobina que esta na foto 6 onde devo encaixar?
    obrigado!!

  21. Francisco disse:

    Olá, muito boa a sua explicação. Instalei em meu fusca uma ignição eletrônica chinesa quem vem completa. Depois de instalada, o fusca funcionou, porém quando aumento a rotação do motor, ele começa a falhar. O pode estar acontecendo? Abraço.

    • garagem150 disse:

      Francisco, ou por coincidência seu carburador deu uma entupida…..ou algum cabo de vela não está bem conectado. Se vc verificar isso e continuar falhando, pode ser fuga de corrente nos cabos ou nas velas. Estas bobinas plásticas tem mais energia que as antigas e caso exista um cabo ruim, vai pular faísca mais fácil. Talvez por isso com o platinado e bobina asfáltica não falhava e agora com mais potência no sistema acontece a fuga de corrente.

  22. Mach disse:

    Olá pessoal, comprei o kit de ignição eletrônica e alternador da marca Euro. Chegou rapidinho, porem o distribuidor veio usado e não dava ponto, enviei de volta e trocaram por um novo. O alternador ficou show, carrega muito bem ( tem que desligar a caixinha que fica embaixo do branco traseiro que era o antigo regulador de voltagem de dínamo) pois o alternador já vem com o regulador na parte interna. Quanto a ignição deu tudo certo, somente tive que inverter 180º os cabos aí pegou bem e ajustei o ponto e ficou muito bom. Só que mantive os cabos antigos de vela que não são de pinos, mas resolvi este problema com um jogo de cabos de Santana que eu tinha guardado e retirei os terminais, colocando os mesmos nos cabos do fusca. Ficou muito bom. Não fiz média de consumo ainda, mas deve melhorar uns 5% pois o fusca não faz milagres. Talvez usando uma calibragem nos pneus um pouco mais cheios, aliviando um pouco o peso interno retirando aquele tampão traseiro pesado e regulando muito bem o carburador possa melhorar. Sem esqueçer de quem usa o silencioso original vale a pena colocar ponteiras esportivas ( aquelas cromadas sem miolo interno) Tudo isso melhora o rendimento e deixa o som agradável. Outra dica é colocar aquelas molas para amortecedores que vendem na internet, melhora muito a estabilidade. Abraço a todos e parabéns as dicas que postam. Mach.

  23. Adriano disse:

    Olá,

    Se me permitem, gostaria de adicionar alguma informação.

    O tutorial está show de bola, mas é preciso ter alguns cuidados. Não verdade, o distribuidor Haal marca Euro não está invertido e não é preciso alinhar janelas, etc. Explico:

    O motor de 4 tempos, para realizar o “ciclo de Otto”, precisa de 2 voltas no eixo.
    1° tempo) pistão no PMS (ponto morto superior), começa a descer, admitindo ar + gasolina;
    2° tempo) pistão sobre, comprimindo a mistura; (1a VOLTA)
    3° tempo) ignição (centelha na vela), explodindo a mistura, fazendo o pistão descer novamente;
    4° tempo) a pistão sobre para eliminar os gases da queima. (2a VOLTA)

    Portanto, quando se alinha a marca da polia com a marca do motor, o cilindro 1 estará em PMS. Porém, ele pode estar na 1a volta, no momento da compressão e explosão (CORRETO), ou na 2a volta, no momento da eliminação dos gases (ERRADO).

    O correto é que ele esteja no momento da explosão, na 1a volta. Nessa hora que o cilindro 1 precisa da centelha do distribuidor. Caso a polia esteja com a marca alinhada, mas no tempo de eliminação dos gases, a centelha estará sendo enviada na hora errada, e o motor não funcionará. Nesse caso, o tempo certo da centelha estará sendo enviada para um outro cilindro (3).

    Foi exatamente isso que aconteceu nesse tutorial. A marca da polia foi alinhada no tempo sem compressão. Quando o distribuidor foi girado, se corrigiu essa coordenação, fazendo que a centelha que antes ia para o cilindro 3 fosse para o cilindro 1. Bastava ter girado a polia mais 1 volta que a coordenação estaria feita.

    Todos os comentários que afirmam não terem dado certo, podem estar sofrendo com esse problema.

    Uma maneira de saber qual é o tempo certo da compressão (onde deve acontecer a faísca da vela) é retirando a vela do cilindro 1 e colocando uma bolinha de papel, tapando o buraco da vela. Peça para uma outra pessoa dar arranque no motor, segurando a chave, como se tentasse fazer pegar o motor. Quando a bolinha voar, é o ponto de compressão do cilindro. Nessa hora, dê um grito para a pessoa que está na chave para desligar. Volte a polia e alinhe as marcas. Assim, dá pra ter uma ideia de qual é o momento de compressão do cilindro.

    Eu apanhei logo no início, mas depois me dei conta do que estava acontecendo. Espero que o meu erro possa ajudar outras pessoas.

    Abraço a todos!

    • EURICO DA SILVA CAVALCANTE disse:

      ótimo ,vou seguir esses passos pra ver se o meu vai dar certo ,obrigado

    • ALVARO CESAR CARDIM DE JESUS disse:

      Adriano, estou qrendo montar esse kit ,e como sou amador terei um pouco de dificuldade.Poderia me passar seu zap para tirar eventuais dúvidas?
      Esse é o meu ; 073998152620

  24. Ricardo Bispo disse:

    Gostaria de agradecer a este post! Instalei meu kit hoje e com a dica de tirar o pino e recolocar o encaixe inferior a 180′ me poupou bastante tempo….o carro ficou outro com o kit, não falha mais!!!

  25. Paulo simoni disse:

    ola amigo boa tarde, tenho um kit desse e ainda não instalei pq nao sei como fazer a ligação dos fio. na bobina sobra aquele fio com um conector macho na ponta aonde vou ligar ele?. e fazendo a ligação daquele fio ja alimenta todo sistema?.

  26. EURICO DA SILVA CAVALCANTE disse:

    Amigo boa tarde , teria como me mandar o e o seu esquema eletrico pelo meu whatsapp ? 35 9850 2907 desde já obrigado ,senão puder tudo bem , agradeço assim mesmo , estou com problema no meu distribuidor e acho que esta invertido …

  27. sergio disse:

    oi este kit multiqualita é bom? vem instrução de instalaçao? ate o momento te deu dor de cabeça?

  28. Elinton Cabo Verde disse:

    Muito legal essas dicas, acabei de tirar todas as duvidas que tinha, muito obrigado.

  29. estou instalando esse mesmo kit no meu fusca e vc me deu todas as dicas necessarias para a montagem, valeu mesmo….Quanto ao ponto da polia do motor, pode se retirar a vela do primeiro cilindro, colocar uma chave de fenda no buraco da vela e virar o motor com a mão, quando a chave de fenda estiver no seu ponto mais pra fora ele vai estar no seu ponto certo e a marcaa da polia vai estar na sua posição correta . Mais uma vez valeu pelas dicas e vai facilitar muito ma hora de fazer a fuca funcionar….

    • Adriano disse:

      Atenção,

      A chave de fenda no ponto mais alto significa apenas que o cilindro está no seu ponto mais alto, o que acontece 2 vezes a cada 4 tempos. É importante saber qual das 2 vezes é o ponto de ignição…

  30. marcelo lima da silava disse:

    boa adriano me tira uma duvida .no encaixe da bobina do gol mi encaixa 2 fios um preto e branco no polo positivo e no outro entra um verde com lista brancae sai um fio azul .esse fio azul e q tenho que ligar o pos chave ???mas na marcaçao da bobina eleta marcado como negativo sera que vai ter problema ??obgd por me tirar esssa duvida

    • marcelo lima da silava disse:

      acabei de receber essse kit e vou instalar ele amanha no meu fuca

      • Adriano disse:

        Marcelo,

        Seria bom que a Garagem150 te respondesse… ele que fez o esquema de ligação de bobina de Gol em fusca. Eu utilizo bobina asfáltica… não deve existir diferença na ligação, mas por via das dúvidas, a fonte do blog é mais confiável.

  31. Pingback: Como é o chicote elétrico da ignição eletrônica do Fusca | garagem150

  32. Edilson disse:

    Boa tarde gostaria de saber se não é necessário trocar o alternador

  33. simeão disse:

    muito bom ,tenho um kit desse e ainda não instalei, com estas dicas espero conseguir .

  34. Leley disse:

    Olá, segui todo o procedimento que está nas fotos, funcionou de primeira e agora tenho que colocar o mesmo no ponto exato. Alguém pode me ajudar? Grato!!!

  35. Pedro Cleber disse:

    Bom dia a todos.
    Não sou especialista, mas me atrevo a dar uma “dica” que não vi nas instruções acima.
    Dica: Desligue o cabo de vela no cilindro 1 (do lado direito, na frente). Aproxime o máximo possível de qualquer parte metálica do motor. Ligue a chave de ignição. Gire a polia do gerador ou do alternador, até que o cabo de vela solte uma faisca. No momento da faisca, o pistão nº 1 está no PMS, e o ciclo OTTO está no momento da explosão. Pare de rodar o motor nesse exato momento (momento da faisca). Faça a instalação de seu “KIT” com o motor no instante da faisca, que tudo estará correto.
    Espero ter ajudado.
    Obrigado.

  36. Prezados. Segue o macete de como trocar o distribuidor:
    1- Posicionar a polia como mostra a primeira imagem do post.
    2- Tire a tampa do distribuidor e verifique se a ponta do rotor (parte que toca os pinos da tampa) está apontando para o fio que vai para o cilindro 1(lado direito do motor), figura 5.
    3- Afrouxe o parafuso do distribuidor e retire-o.
    4- (Importante) No fundo do distribuidor tem uma ranhura que encaixa o distribuidor. Esta ranhura divide o eixo em duas metades, sendo que uma das metades é maior que a outra.
    5- Embaixo do distribuidor tem uma mola que segura um pino que prende a peça que encaixa na ranhura. Essa peça também tem um lado maior e um menor, conforme o eixo. Quando colocar o novo distribuidor o encaixe deverá fazer com que a ponta do rotor aponte para o cabo do cilindro um. Se não apontar retire o distribuidor, tire a mola, inverta a posição da peça e recoloque o distribuidor, caso contrário a primeira explosão ocorrerá no cilindro três e o carro dará pipoco e não pegará. Feiro isto e só colocar a fiação corretamente, ligar o carro e ajustar o ponto.
    Espero ter ajudado.

  37. Caio disse:

    Boa Noite Amigo. Esse chicote é de fabricação da Sorauto. Porém, os conectores também são nacionais… Valeu.
    http://www.sorautoveix.com.br/

  38. Rodolfo Santos disse:

    Meu fusca modelo 78 1300l, sempre funcionou bem, mas apos colocar alternador, o carro começou a esquentar a bobina falhando e ate parando, comprei um kit com sensor hall, que vem com bobina do gol mi, distribuidor, modulo e fios prontos por 170,00 ja com frete. Levei uma surra para tirar o distribuidor antigo, mas é só colocar bastante wd, levei outra surra para colocar o motor no ponto, mas graças as dicas que obtive neste forum, consegui e estou muito satisfeito com o funcionamento, nem precisou de pistola de ponto, vou fazer um video passo a passo e postarei no you tube.

  39. Alexandre Bianco disse:

    Boa tarde! Gostaria de uma ajuda. Estou pensando instalar em meu fusca 1981 (1.300) um kit ignição eletrônica, encontrei dois modelos: um mais moderno HALL sem bobina tradicional e outro sistema aranha com a bobina original bosch 067. Qual é a recomendável? Por gentileza, aguardo resposta.

    • garagem150 disse:

      Eu comprei o kit com hall pois era muito, muito, muito….mas muito mais barato por ser chinês só que o original Bosch. Mas é óbvio que o Bosch original é o ideal. Quanto a indutivo ou hall, ambos funcionam bem no Fusca, a tecnologia do hall é menos antiga.

  40. Amigo, fui seguindo os seus passos aqui e consegui instalar. Muito obrigado pelas informações valiosas! Grande abraço

  41. Só algumas dicas para complementar: Pelo menos no bloco do meu Fusca, havia as inscrições do número do cilindro do motor. E ao invés de memórizar a ordem 1/4/3/2, basta seguirmos a ordem 1/2/3/4, mas no sentido anti horário 🙂

  42. vwze disse:

    Ola Amigos; eu tenho uma kombi e queria substituir o platinado, por um sistema de kit ignição eletrônica, ou Hot-Spark, só que aqui em Portugal não sei como comprar porque não tenho nº de referencia das peças ou marcas, se Vcs me poderem enviar a Ref. e Marca fico mt agradecido

  43. Tiago disse:

    alguém pode me ajudar com sistema de ignição eletronica do fusca ?

  44. Ricardo Tadeu de Toledo Bini disse:

    Preciso de uma informação pois instale a ignição eletrônica da hall, vi o seu vídeo, fiz quase igual porque se fizesse igual ligava. O que está me quebrando a cabeça e que ligo o chicote da bobina, aí tem o cabo preto e branco, positivo que ligo no fio que vem da chave, aí sobra aquele fio verde que já liguei em um terra que trouxe direto do terra da bateria mas nada de funcionar, aquele fio verde e ligado em um terra ou em que, me ajude pois já estou pirando

  45. Quanto se liga o pino do chicote na bobina tem e fios um preto e branco que ligo no fio da chave de ignição, e o verde é negativo e ligo aonde pois no seu filme vc mostra o que vai para a ignição e o outro você mostra mas não diz onde ligar

  46. Ricardo Tadeu de Toledo Bini disse:

    Na sua foto antes dos livros aparece a bobina com um verde com um conector, é esse cara. Opreto e branco que ligo no positivo e vai para a chave está aparecendo, mas qdo ligo ele acende a luz da partida. Este verde que não sei é o problema deve estar por aí porque a bobina não está mandando carga.

  47. Geraldo disse:

    Bem explicado, mas prefiro pagar o profissional.

  48. paulo teclado disse:

    muito bom

  49. Rafael Costa disse:

    amigão por favor tenho esse kit zero em casa ja tentei de tudo e nada somente dor de cabeça, vc pode me mandar o video detalhado para instalação desse kit ficarei grato pela força !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s