Como instalar ignição eletrônica no Fusca

Como você sabe o Fusca e seus  derivados da década de 70 usavam  o distribuidor com platinado, que funciona muito bem, mas depois de 40 anos de uso apresenta algumas folgas, além de exigir regulagem e troca constante do platinado. Na minha busca por um kit de ignição encontrei uma opção irresistível, um kit novo importado por 1/3 do preço de um kit nacional recondicionado, e resolvi arriscar, afinal precisava de 2 kits.

Antes de começar a desmontar tudo, deixe o motor bem regulado, carburador OK, marcha-lenta OK depois desligue a bateria para evitar acidentes.

O primeiro passo é deixar o motor do Fusca “alinhado” antes de tirar o distribuidor original. Para isso alinhe a polia do virabrequim com a marca no bloco do motor.

IMG_20140827_202332003_HDR

O segundo passo é tirar a tampa do distribuidor e veja se o rotor “aponta” para a marca na carcaça do distribuidor original. Caso necessário dê mais uma volta no motor. Obs: deve existir alguma marca na transmissão, mas desconheço.

No Terceiro passo  desmonte o distribuidor do motor e observe que ele só encaixa de uma maneira no motor, coloque o novo na mesma posição.

IMG_20140827_205001780_HDR IMG_20140827_205015043_HDR IMG_20140829_173509348_HDR

O quarto passo é bem simples. Troque a bobina e instale a Unidade de comando da ignição, conecte os fios (o chicote é fornecido no kit) e conecte os novos cabos de vela usando os cabos originais como referência (os cabos novos usam pinos).

IMG_20140826_202007315 IMG_20140827_201124112

O quinto passo é conectar na sequência correta os cabos de vela na tampa do distribuidor. Para isso consultei alguns livros que ganhei do Guga e do Stephan (Vielen Danke Stephan!!!)

IMG_20140827_210444280 IMG_20140827_210458992 IMG_20140827_210417186

Basicamente o cilindro 1 é onde o rotor do distribuidor está “apontando” e tem a marca na carcaça do distribuidor, a partir dele coloque os cabos na sequência gravada no bloco do motor 1-4-3-2.

O sexto passo é colocar no ponto de ignição usando uma pistola estroboscópica.

IMG_20140829_185553789

Vc se lembra no começo do post quando comprei um kit por 1/3 do original recondicionado? o que não gastei em dinheiro, gastei em tempo tentando fazer funcionar (ainda bem que a garagem150 é só um hobby KKKKKKK!!!).

A primeira observação é que o distribuidor não marca o cilindro 1 na carcaça, não seria um grande problema se a conexão do eixo ao motor não estivesse montada invertida. Mas existe solução, basta montar o cabo do cilindro 1 no lugar onde o rotor “apontar” e seguir a sequência.(1-4-3-2)….porém ainda não funcionava……porque o sensor hall estava montado em posição diferente do outro distribuidor que eu estava usando como referência (lembra que comprei 2 kits?), virando a carcaça do distribuidor até alinhar a “janela” do hall, se vc achou complicado, peça para alguém dar partida e com cuidado vá virando o distribuidor até o motor ligar.

IMG_20140829_173752610 IMG_20140829_173615619

obs: o kit é vendido por uma empresa nacional com peças importadas da China.

Resumindo:  Verifique o alinhamento da carcaça com o rotor e com o hall, eu só consegui fazer funcionar porque consultei 2 amigos que trabalham a muitos anos desenvolvendo sistemas de ignição/injeção e lembravam dessas dicas. Obrigado Paulinho e Hermann!!!!

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Meu Fusca 1500 72, Projeto Tuca 72, Sem categoria, Upgrade no Fusca e marcado , . Guardar link permanente.

166 respostas para Como instalar ignição eletrônica no Fusca

  1. Rafael Costa disse:

    ok, seu fusca ficou melhor com esse sistema mais econômico? e a bobina mi não esquenta mais?

  2. Reginaldo disse:

    Boa tarde. Comprei um kit para instalar no meu fusquinha. Mas ainda tenho uma dúvida.
    O que deve fazer com o fio verde com plug “macho” que sai da bobina?
    Se puderem me responder agradeço.

  3. Anselmo Lima disse:

    Comprei um deste kit coloquei o os cabos corretos e o carro não pega, vou fazer isso pra ver se vai da certo valeu pela orientação. Obrigado

  4. Israel disse:

    Quando instalei o meu a faisca ficou desregulada, e um problema no distribuídor ou má instalação?

  5. oscar h. martins disse:

    Gostaria de saber porque o fusca funciona bem e depois não quer pegar de jeito nenhum. Coloquei ignição eletronica. A primeira vez funcionou bem, depois não quis pegar, troquei os cabos da ignição, funcionou pouco e agora aconteceu a mesma coisa funcionou pouco e não quer pegar de jeito nenhum. Será que os cabos são finos e abre algum?

    • garagem150 disse:

      Oscar, sem ver pessoalmente o carro é difícil avaliar, mas vc verificou a bobina de ignição, colocou o modelo compatível com a ignição eletrônica que vc instalou? Outra possibilidade é a bomba de combustível estar ruim quanto o motor está quente dificultando a partida.

  6. dddjjjernani@hotmail.com disse:

    Comprei esse kit mas a marca do cilindro 1 hellppp!!!

  7. dddjjjernani@hotmail.com disse:

    A maldita marca do cilindro 1 não existe no kit que eu comprei eu li seu post mas andei pensando quando desmontar deixar o distribuidor velho na marca nao mover a polia por nada kkkkk

  8. Nazareno oliveira disse:

    Bom dia,no meu caso o carro pega normalmente e após uns 10 minutos ele apaga e não pega mais.Levei para um eletricista e ele fez o carro pegar mas, depois de 10 minutos o carro morre e não pega mais.
    Favor o que devo fazer.
    Grato.

    • garagem150 disse:

      Nazareno, sem o veículo é difícil um diagnóstico, mas se o veículo liga vc ligou tudo corretamente, sugiro vc verificar se a bomba de combustível não está falhando quando quente ou mesmo a bobina que pode ter vindo com defeito.

  9. Nazareno oliveira disse:

    Boa tarde,grarto pelo retorno.
    Já troquei a bobina e o modulo,quanto a bomba de combustível tá funcionando normalmente.
    O meu receio é levar para outro eletricista e trocar o modulo e a bobina e continuar o problema.
    Agora nem da partida mais.

  10. claudinei disse:

    boa tarde ! voce poderia me falar a referencia do kit gostaria de colocar no meu fusca 74

  11. paulo disse:

    juremir da rocha santos.

    obrigado pelo seu comentario estava apanhando e consegui resolver.
    quem esta com dificuldade deixe a polia na marca de ponto, retire o distribuiodor
    olhe no fundo do encaixe tem que estar com a meia lua menor voltada para fora do motor
    coloque o distribuidor novo o rotor vai ficar apontado para dentro do motor por que o encaixe vem invertido. para onde apontar o rotor e o cilindro n-1 no sentido horario 4-3-2.

    para aqueles que o fio positivo e branco e preto so ligar no antigo positivo da bobina.
    o fio verde nao liga em nada. por que o modulo ja esta aterrado.
    se ligar o verde no negativo nao vai dar sentelha.

  12. paulo disse:

    pessoal o encaixe do distribuidor vem invertido , quando retirar o distribuidor
    antigo verifique que o encaixe dentro do motor fique com a meia lua menor voltada para fora
    encaixe o novo distribuidor eo rotor vai ficar apontado para dentro apontando para o cilindro
    numero 1 agora e so seguir no sentido horario 4-3-2 essa posiçao dos cabos.

    para quem o fio positivo e preto e branco e so ligar no positivo antigo da bobina.
    o fio verde nao ligar em nada pois o modulo ja esta aterrado.

  13. Alan disse:

    Boa tarde! Comprei um kit desse fiz a ligaçao do chicote e nao deu faisca momento algum o q pode ser?

  14. willian disse:

    bom dia instalei o mesmo kit no meu fusca ele pega mas fica falhando quando vai arrancar o que pode ser ?

  15. vanderlei disse:

    bom dia< preciso acertar o ponto da TL1600 apos colocar a igniçao eletronica, porem to tomando baile, pode me ajudar kkk

    • garagem150 disse:

      Vanderlei, suponho que seguiu todos os passos que escrevi, no blog, verificou se o distribuidor não está invertido, alinhou as marcas da polia e do distribuidor…. Então, com um multímetro veja se tem tensão no primário da bobina antes da partida e durante a partida. Acredito que tem algum mal contato no sistema caso o motor não esteja ligando. Agora para acertar o ponto, use uma pistola estroboscópica…….Tem como acertar sem….Mas eu não sei como.

  16. Xui Mora disse:

    Boa tarde, tenho um BR800, motor 1300, e pretendo instalar uma ignição eletrônica , qual o kit que vcs aconselham comprar? e outra coisa, li que a instalação de um desborbulhador deixaria um pouco mais econômico meu carrinho… porém um amigo me disse que isso pode apresentar um sério risco de incêndio! isso é verdade? é vantagem colocar o desborbulhador?

    • garagem150 disse:

      Xui, eu sugiro um kit hall. Sobre o desborbulhador, não vai alterar o consumo. Ele vai evitar excesso de pressão de combustível na válvula de agulha do carburador. Sobre risco de incêndio, tudo depende da qualidade das mangueiras e conexões, com ou sem desborbulhador.

      • Xui Mora disse:

        muito obrigado pelas informações…. e aproveitando, pretendo instalar um kit GNV também, pois ando bastante com meu “pretinho” e pelo que vi a economia é significante com essa adaptação, porém também á comentários de que o GNV no 1300 vw reduz a vida útil de partes do motor em especial velas e cabeçotes…. isso é verdade, e se é, quais os cuidados de manutenção que preciso ter para evitar esses danos, tipo de óleo e etc,
        já agradeço a atenção e a disponibilidade, essas informações aqui postadas são muito úteis!!!

      • garagem150 disse:

        Xui, não tenho conhecimento sobre GNV….

      • Xui Mora disse:

        Com relação ao KIT HALL de ignição eletrônica para o 1300vw, a diferença de preços dos kits é gritante, todos se declaram kit hall …. quais os itens que devo observar que constam num kit ?

      • garagem150 disse:

        Exato. Fiquei no mesmo dilema, acabei comprando o mais barato e funcionou…..Mas o melhor é com peças originais Bosch. Bobina, unidade de comando, distribuidor…..

  17. garagem 150,…meu carro o BO e´ maior… comprei o kit… funcionava um pouco depois parava, deu um estoro e parou de vez… fui a loja e troquei o modulo… dai ele funciona na lenta se acelerar ele aceita rotaçao e depois que vc solta morre e nao pega mais….foi um dia todo de luta … agora nem da mais centelha….to desnorteado… sistema novo e me matando de raiva….ME SOCORRE AI …. TA DIFICIL….

    • garagem150 disse:

      Emerson, verifique se tem faísca ( coloque o cabo próximo ao bloco e veja se pula faísca) se não tiver e vc já trocou o módulo, experimente trocar a bobina. Mas a verdade é uma só. Peças boas eram as originais Bosch, que não existem novas (exceto a bobina), estas que compramos são baratas e sujeitas a estes defeitos……As Bosch recondicionadas são caras também……

  18. AH, DETALHE… É O MESMO MOULO E BOBINA QUE EU COMPREI….( MISERAVEL)… E KLASS… PURA BUCHA…

  19. LUIZ FERNANDO disse:

    Bom dia queria um distribuidor para estar no motor Gm 261 C-10 com capacidade -65,000 wolts

    • garagem150 disse:

      Luiz, eu não conheço este distribuidor, mas de qualquer forma, quem determina a tensão do sistema é o secundário da bobina. Acredito que 65 KV é desnecessário se o motor for original.

  20. Francisco disse:

    Muito bom, essa demonstração.

  21. anibal disse:

    comprei o kit no mercado livre quero ver se funciona

  22. Juca Bala disse:

    Posso colocar o sistema de injeção de outro carro no fusca? Existe algum modelo/marca que serve no fusca? Caso afirmativo, talvez fosse melhor comprar as peças de carros batidos num ferro velho.

  23. anderson disse:

    bom dia instalei o kit hall completo…mas ficou dando cabeçada…ponto 10 graus…atrasei mas não melhorou…ele fica como se estivesse com ponto adiantado…tem alguma dica?
    abc

  24. Roberto Janota Neto disse:

    Boa tarde!Tenho interesse em colocar um kit de ignição eletrônica + alternador em meu fusca 1600. Achei um kit completo no mercado livre da marca MK , porém algumas várias pessoas dizem que não fica alinhado, que não funciona, que fica falhando, enquanto outras dizem que funciona bem. Como via aqui na garagem 150 que já faz um certo tempo que você instalou no seu, resolvi perguntar, o que depois desse tempo você achou do kit em seu fusca? Funciona bem? Vale a pena compra e instalar? Ou deu muito problema? Segue o link do kit que vi…

  25. CARA, QUERO TE DAR UM BEIJO
    MUITO OBRIGADO!

  26. Cláudio disse:

    Bem verdade isso q vc falou,parece fácil,mas é complicado

  27. SAMUEL disse:

    Show de bola!!

  28. SAMUEL disse:

    Galera blz??? Dúvidas aqui!! Aquele fio marrom e o azul onde eles vão conectado??? Obrigado desde já,, um abraço

  29. Jose Balsalobre de Miranda miranda Balsalobre disse:

    MIRANDA instalei o sistema de ignição ,porem funciona na marcha lenta mais não aceita a rotação alta falha.

  30. SAMUEL disse:

    Me ajudem com meu fusca, meu fone é 4191368882,,, estou instalando o kit mais não consegui até agora

  31. ARIEL GARCIA disse:

    BOA TARDE ACABO DE COMPRAR UM FUSCA E JA VIZ O MOTOR MAS RESOLVI TROCAR O PLATINADO POR UM DISTRIBUIDOR ELETRONICO COM BOBINA A OLEO PODERIA ME PASSAR O VIDEO DA CORETA MONTAGEM EU NAO INTENDI O NEGOCIO QUE ESTA INVERTIDO DO FSCA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s