Se vc chegou agora no blog, lá embaixo tem links com os posts mostrando como fazer um aerofólio (ou qualquer outra peça), a diferença é que agora fiz um aero definitivo para o meu Monza S/R ano 86, utilizando fibra de carbono (o tecido de verdade, não estes adesivos que imitam a textura da fibra de carbono).
Comecei fazendo um novo molde, o primeiro não ficou muito bom, este ficou bem melhor que o anterior, mas ainda não ficou perfeito. Desta vez usei o “Gel laranja” que “copia” melhor o formato da peça original e não usei o tecido, apenas a fibra de vidro no molde.
E aqui o resultado final, um aerofólio (na verdade fiz 2) em fibra de carbono, resina epóxi transparente e preenchido com espuma de poliuretano. Ficou muito mais leve e na minha opinião melhor que o original que foi vendido (para o Monza Hatch comum) nas concessionárias Chevrolet na década de 80.
Agora é só cortar os excessos, ajustar na tampa do porta-malas e colar o aero com fita dupla face 3M, a mesma que se usa para colar frisos laterais nos carros novos (ou furar e parafusar).
Abaixo os links para os posts antigos de como fazer o aero em fibra de vidro.
https://garagem150.com/2013/01/20/customizando-o-sr-86-aerofolio-replica-do-europeu/
https://garagem150.com/2013/01/26/customizando-o-sr-86-aerofolio-euro-parte-1/
https://garagem150.com/2013/01/29/aerofolio-euro-parte-2/
https://garagem150.com/2013/02/03/aerofolio-euro-parte-3/
Cara, parabéns pelo seu blog! Quem sabe logo vou me aventurar fazendo um molde desses 😀
Obrigado!!!! realmente não é difícil, apenas trabalhoso. Acho que daqui mais umas 38 peças eu consiga fazer um perfeito sem ter que lixar e ajustar…..
Entendeu, fiz um curso de (funilaria e) pintura, mas nunca cheguei a praticar. Vou ver se dá negócio uma Quantum ou um 147 que vi aqui perto de onde moro para restauro, só falta amolecer a patroa para liberar a $$$ heheh
Rapa, ficou show, vc se importaria me dizer , onde que compro a fibra de carbono e qual resina q uso? é mesmo esquema pra laminar com fibra de vidro??? Obrigado abração
André, eu compro na loja REDELEASE. A resina é epóxi e se usa igual fibra de vidro sim.
Pingback: Como fazer uma caixa térmica para a bateria | garagem150