Customizando o S/R 86 – Aerofólio euro parte 1

Olhando os detalhes da réplica do Aerofólio do Ascona/Cavalier Europeu que comprei, imagino que não devem ter fabricado muitos desses nos anos 80, pois ele é inteiro de fibra de vidro e pintado de preto e o pior, é pesado demais na minha opinião, ou seja, a fabricação devia ser bem artesanal (embora ele tenha o logo Chevrolet e um número na parte interna). Então fiquei pensando em como ele poderia ser melhorado fazendo uma peça dessas na Garagem 150 com os materiais disponíveis no mercado atualmente. Após ler isso você deve estar pensando, “esse cara sabe como fazer para copiar peças……”, lamento decepcionar, mas não sei!!!! Vou tentar aprender e escreverei aqui os resultados e técnicas, assim você também poderá fazer em sua garagem.

A primeira coisa que fiz após pesquisar bastante na internet foi visitar uma loja de produtos químicos e mantas. Cheguei lá sem saber exatamente o que comprar, mas fui muito bem atendido e orientado na escolha dos materiais e ferramentas, se você resolver fazer um “ctrl+c  ctrl+v” em alguma peça procure o Guilherme da Redelease (19)37437333. Abaixo os materias comprados.

SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG

Agora você já sabe qual é meu objetivo: Um aerofólio resistente e leve usando fibra de carbono e poliuretano e sem necessidade de furar a tampa traseira do Monza Hatch (quanto menos água entrar, menor será a ferrugem) a minha grande dúvida é se conseguirei ter habilidade para este “artesanato”.

O primeiro passo foi consertar algumas falhas do aerofólio original, alguns pequenos trincados e lascados provavelmente pelo tempo que ficou guardado. Usei a resina Epoxi com endurecedor na proporção de 50%, depois lixei tudo (retirei um pequeno adesivo “chevrolet”) e limpei com thinner deixando pronto para usá-lo como base para o lado interno do molde.

SAMSUNG

SAMSUNG SAMSUNG

Para o outro lado do molde usei o próprio Monza e este seria o segundo passo, passar 3 vezes a cera desmoldante e depois 2 vezes o desmoldante líquido na tampa do portamalas, você pode usar o outro lado da peça é claro, mas no meu caso o S/R está com a pintura ruim e precisando de funilaria, então se algo der errado e o molde ficar “preso” na tampa o prejuizo será menor. O terceiro passo é misturar a resina para fazer molde com o catalisador (butanox na proporção de 1 a 1,5 %), passe a resina na peça e depois vá colando a fibra e passando resina, depois é só esperar secar para “desmoldar”.

DSCN5156

Um detalhe importante é usar luvas e máscara para manusear estes produtos.

DSCN5160DSCN5163DSCN5164

Por enquanto é isso….

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Monza S/R 1.8S 1986, Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Customizando o S/R 86 – Aerofólio euro parte 1

  1. Pingback: Aerofólio Euro (Resina+fibra de carbono) | garagem150

  2. Pingback: Como fazer uma caixa térmica para a bateria | garagem150

  3. Marcio Alves Ferreira disse:

    Faz um pra mim, rtch 84?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s