Olhando os detalhes da réplica do Aerofólio do Ascona/Cavalier Europeu que comprei, imagino que não devem ter fabricado muitos desses nos anos 80, pois ele é inteiro de fibra de vidro e pintado de preto e o pior, é pesado demais na minha opinião, ou seja, a fabricação devia ser bem artesanal (embora ele tenha o logo Chevrolet e um número na parte interna). Então fiquei pensando em como ele poderia ser melhorado fazendo uma peça dessas na Garagem 150 com os materiais disponíveis no mercado atualmente. Após ler isso você deve estar pensando, “esse cara sabe como fazer para copiar peças……”, lamento decepcionar, mas não sei!!!! Vou tentar aprender e escreverei aqui os resultados e técnicas, assim você também poderá fazer em sua garagem.
A primeira coisa que fiz após pesquisar bastante na internet foi visitar uma loja de produtos químicos e mantas. Cheguei lá sem saber exatamente o que comprar, mas fui muito bem atendido e orientado na escolha dos materiais e ferramentas, se você resolver fazer um “ctrl+c ctrl+v” em alguma peça procure o Guilherme da Redelease (19)37437333. Abaixo os materias comprados.
Agora você já sabe qual é meu objetivo: Um aerofólio resistente e leve usando fibra de carbono e poliuretano e sem necessidade de furar a tampa traseira do Monza Hatch (quanto menos água entrar, menor será a ferrugem) a minha grande dúvida é se conseguirei ter habilidade para este “artesanato”.
O primeiro passo foi consertar algumas falhas do aerofólio original, alguns pequenos trincados e lascados provavelmente pelo tempo que ficou guardado. Usei a resina Epoxi com endurecedor na proporção de 50%, depois lixei tudo (retirei um pequeno adesivo “chevrolet”) e limpei com thinner deixando pronto para usá-lo como base para o lado interno do molde.
Para o outro lado do molde usei o próprio Monza e este seria o segundo passo, passar 3 vezes a cera desmoldante e depois 2 vezes o desmoldante líquido na tampa do portamalas, você pode usar o outro lado da peça é claro, mas no meu caso o S/R está com a pintura ruim e precisando de funilaria, então se algo der errado e o molde ficar “preso” na tampa o prejuizo será menor. O terceiro passo é misturar a resina para fazer molde com o catalisador (butanox na proporção de 1 a 1,5 %), passe a resina na peça e depois vá colando a fibra e passando resina, depois é só esperar secar para “desmoldar”.
Um detalhe importante é usar luvas e máscara para manusear estes produtos.
Por enquanto é isso….
Pingback: Aerofólio Euro (Resina+fibra de carbono) | garagem150
Pingback: Como fazer uma caixa térmica para a bateria | garagem150
Faz um pra mim, rtch 84?
Olä Márcio, por favor me mande um email. San.garagem150 @uol.com.br
Você quer de fibra de vidro ou de carbono? Vai colar no carro ou parafusar? Quer inteiro de resina ou bem leve com espuma de poliuretano? Entre em contato por email (San.garagem150@uol.com.br). Tenho o molde e também alguns prontos, inclusive o original da época que usei para fazer o molde.