Como consertar o assoalho em sua própria garagem

Uma das etapas mais legais de uma restauração ou simples reforma é desmontar o interior do carro. Com o interior todo desmontado é possível ver onde o carro já foi batido e consertado, soldado, pintado,  etc. Depois disso é possível avaliar os estragos causados pelo tempo, neste post vou tentar mostrar como fazer um conserto simples (sem trocar a peça inteira) e estou usando meu S/R 1985/86 para isso. Na verdade apenas terminei de desmontar, já que toda peça original que eu tirava dele e trocava com meu S/R 87 eu acabava guardando no porta-malas do 86 ao invés de montar.

SAMSUNG

Em meu Voyagessauro optei por trocar o 1/2 assoalho dos dois lados e me arrependo, embora o trabalho tenha ficado excelente, me incomoda ver uma emenda imensa soldada e vedado com kpo de cada lado, tipo as cicatrizes do frankstein, toda vez que olho embaixo do carro.

O segundo passo é tirar todos os tampões de borracha e a parte chata, quebrar a manta asfáltica com um martelo e talhadeira até ter certeza que não há ferrugem embaixo da manta original.

SAMSUNG

A dica aqui é a seguinte: vá quebrando a manta primeiro nas partes mais fundas do assoalho e caso ela ainda esteja bem colada significa que não entrou água embaixo.

Importante: Mesmo não sendo um trabalho profissional, apenas um conserto de garagem, use os equipamentos de segurança, luvas de couro, óculos de proteção para furar/cortar/esmerilhar e máscara para soldar também.

Eu costumo dizer que 50% de uma restauração é limpeza e tratamento das peças, aproveite que tirou os tampões e lave o interior das longarinas pra tirar toda terra acumulada.

SAMSUNGSAMSUNG

O terceiro passo é passar a escova de aço para retirar a ferrugem superficial, com isso é possível ver se existem buracos de ferrugem ou não (se não houver buracos, pegue o número do chassi, jogue na MegaSena e fique milionário!!!!)

SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG

O quarto passo é fazer um “artesanato” cortando as chapas de aço para fechar os buracos de ferrugem. Com um papel/cartolina/eva faça um molde para marcar a chapa e cortar.

SAMSUNG

SAMSUNG

SAMSUNGSAMSUNG

A minha dica é fazer a chapa um pouco maior, fazer furos nas extremidades e soldar.

Se possível, corte a parte enferrujada usando uma talhadeira.

SAMSUNG

Usando a esmerilhadeira retire o máximo de ferrugem antes de soldar.

SAMSUNG

Não esqueça dos furos para soldar com a mini Mig com arame revestido (se vc tem solda oxiacetileno não precisa dos furos). Eu tentei soldar as chapas usando as bordas da chapa do remendo e não consegui, não só pela minha falta de habilidade. Só consegui depois de analisar a situação “da física do negócio” com o Guga e vendo uns vídeos no YouTube.

SAMSUNG

https://www.youtube.com/watch?v=cV87JBBoUz4

https://www.youtube.com/watch?v=YUWy_mN5_80

SAMSUNGSAMSUNGSAMSUNG

O quinto passo é passar um convertedor de ferrugem para “parar” a ferrugem superficial e vedar os vãos entre as chapas soldadas e a original com massa KPO. Em seguida dê uma mão de primer em todo assoalho que vai ficar “como original” e mais bonito.

SAMSUNGSAMSUNG

IMG-20130612-WA0000

O sexto passo é colocar as borrachas de vedação no assoalho e colar a manta asfáltica nova.

DSCN6473SAMSUNG

O sétimo passo é erguer o carro, entrar embaixo, esmerilhar e tirar o máximo de ferrugem onde foram feitos os remendos pelo lado de dentro. Passar o convertedor de ferrugem e a massa/tinta “bate-pedra” para refazer o acabamento original.

exemplo de assoalho com "bate-pedra" e depois pintado.

exemplo de assoalho com “bate-pedra” e depois pintado.

Para o oitavo passo é só lavar e limpar tudo e instalar o interior novamente, e não esquecer de avisar os passageiros…..

SAMSUNG

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Monza S/R 2.0S 1987 e marcado , , . Guardar link permanente.

47 respostas para Como consertar o assoalho em sua própria garagem

  1. Rodrigo disse:

    MUITO BOM!! Obrigado pelas informaçoes…

  2. henrique disse:

    1) qual a espessura da chapa a ser utilizada nos reparos ?
    2) e esse produto convertedor de ferrugem mata a ferrugem ou só camufla ?

  3. Doug disse:

    opa! a sua mig é sem gas?

  4. Rogério disse:

    Boa noite me tire uma dúvida qual a marca da maquina de solda que vc usou? estou em um dilema preciso trocar assoalhos e caixas de ar do meu fusca e penso em usar esta maquina pois ela é simples para o serviço, mas será que ela fica uma solda bem resistente como a acetileno? obrigado suas fotos de como vc fez no seu carro esclareceu e muito algumas duvidas minhas Abraços!

  5. flavio disse:

    opa eae cara, tambem tenho uma mig v8 130a muito boa façoa afunilaria do meu fusca toda,eu soldo as chapas sem furar elas e fica boa.

  6. cara da pra consertar o açalho do meu carro parati 86 com solda eletrica ?

  7. Daniel disse:

    Essa solda q não usa furos e a solda comum?
    Aquela da maquina? Ou e aquela q tem um arame e um massarico?
    Quero arrumar o assoalho do meu fusca e pintar ele todo… Preciso de mt dicas…
    Se puder me add no e mail para a gente se falar melhor.

    Obg.

    dbsousa16@gmail.com

  8. kleyton disse:

    Mestre parabéns pelo trabalho e por compartilhar , me tira uma duvida qual medida do arame voce usou e qual amperagem para essa chapa fina ?

    • garagem150 disse:

      Kleyton,
      Obrigado pelos elogios ao blog. Eu ainda uso o arame que veio na máquina, acho que é 1mm, e a corrente, fui testando na chapa até conseguir soldar corretamente, como não sou profissional e a última vez que soldei foi no SENAI a quase 30 anos, fui treinando um pouco com peças velhas.

  9. APRENDI MUITO OBRIGADO GARAGEM 150;;;DEUS TE ABENÇOE MUITO

  10. Ana Paula disse:

    Urgente fiz uma solda no meu Carro em um assoalho sem autorização do Detran achando que tava só consertando um assoalho agora o Carro que já tinha um laudo anterior falando da corrosão do assoalho não passa na vistoria

  11. davi santos catarina disse:

    Meu carro rachou em baixo,entre o pedal e a caixa de direçao e abriu dw fora a fora

  12. Meu monza 86 apodreceu entre os pedas e a caixa de direçao,e abriu de fora a fora oque eu faço?

  13. Adams disse:

    Boa noite! Tenho um Fusca e resolvi eu mesmo fazer a funilaria e a pintura dele. Qual solda Mig vc me indica? Vou comprar a máquina. Grato!

  14. Luzia disse:

    Quanto +ou – ficaria para trocar o acoalho de um palio weekend, e qual a melhor solda?

  15. Márcio Genaro disse:

    Ok, belo trabalho e haja paciência, mas onde conseguir aqueles tapa furos (tipo anéis) que vedam o assoalho. Essas borrachas são difíceis de encontrar e na falta delas quando chove…..entre muita água por baixo do assoalho encharcando o carpete.

    abraço

  16. Rodrigo disse:

    Meu kadett apareceu um problema, o suporte da bandeja dianteira direita se rompeu, tem como restaurar?

    • garagem150 disse:

      Rodrigo, não sei exatamente como é este suporte do Kadett. Mas pela minha experiência com meu voyagessauro. Tudo pode ser trocado, restaurado, o problema é que pode ficar muito caro e financeiramente não valer a pena.

  17. PARABÉNS AMIGO, VC ME INSPIROU A ASSUMIR UM “HOBBY” COMO ESSE E ECONOMIZAR UMA GRANINHA RSRSRS MAIS UMA VEZ PARABÉNS, PARECE PROFISSIONAL…

  18. Pingback: Como consertar buracos de ferrugem na lataria do seu carro | garagem150

  19. Felipe disse:

    Esse prime seria o comum ou pu

  20. Eu sou apenas um curioso começando a aprender mas com tudo que vc falou acho que em breve tb vou tentar consertar o meu assoalho , e parabe´ns pelo blog.

  21. luiz rogerio bach disse:

    Boa tarde.
    Sou proprietário de um Chevette Marajó Ano 1984.
    Quero trocar o assoalho dianteiro esquerdo, pois o mesmo está com alguns furos.
    DÚVIDA: Posso soldar a chapa com maçarico portátil(Maçarico Portátil Bernzomatic, com cilindro de gás MAPP Bernzomatic)?
    Ele utiliza solda foscoper e solda prata.
    Desde já, agradeço a atenção.

  22. GEISA DE FATIMA RAYS disse:

    ola garagem, meu fusca queria vender mas o assoalho dele esta entourando um pouco do lado , so queria dar uma pasada por cima para poder vender vc tem aguma ideia

    • garagem150 disse:

      Geisa, o assoalho do Fusca é bem barato. Acredito que se vc trocar por um novo vai valorizar mais ainda seu Fusca na hora da venda. Nos carros monobloco tem que cortar, etc…. No Fusca o trabalho é bem simples e barato trocar inteiro o lado ruim.

  23. Sergio disse:

    Muito bom….gostei mas especifica o tipo de chapa a ser usado por favor.

  24. Wlades Tadeu Jesus disse:

    Eu preciso arrumar o asoario do meu carro como fasso vc ou a onde eu consigo arrumar

  25. Marcio José Alves Monteiro disse:

    Muito obrigado é excelente o que você fez, um trabalho maravilhoso você é uma pessoa especial parabéns um abraço pro um trabalho lindo de ensinar a mim a centenas de pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s