O blog é sobre carros antigos, mas como o assunto no post abaixo foi sobre defeitos em nossos carros antigos e comentei sobre “scantools”, vou escrever um pouco sobre “como saber qual o defeito de um carro atual”. Provavelmente você tenha além de carros antigos, algum carro da última década para andar no dia-a-dia, um 1.0 econômico para ir ao trabalho, o carro da esposa, ou quem sabe um esportivo atual que será colecionável no futuro.
Enfim, com pouco inve$timento já é possível pelo menos “ler” a diagnose da injeção eletrônica, ABS/ASR, e saber onde está o defeito. Caso você tenha um mecânico de confiança para seu carro novo, pode parar de ler aqui…..mas se você leva seu carro novo em concessionária para as revisões ou em qualquer lugar, que tal chegar lá já sabendo qual o defeito e não pagar por serviços desnecessários?
Todo carro novo possui em algum lugar no painel ou no console, escondido atrás de alguma tampinha um conector padrão OBD (On Board Diagnose), após encontrar é só conectar um scantool, virar a chave sem dar a partida (posição que as luzes do painel ficam acesas)e ler a falha. Após anotar o defeito, você pode apagar a memória de falhas do carro usando o scantool e observar se o defeito volta a acontecer, ou levar direto para o mecânico sabendo qual é o defeito.
Acima apenas um exemplo de um scantool para ler a diagnose, existem scantools específicos para cada marca/ano de veículo também. outro scantool muito comum é o da foto abaixo, usando o bluetooth de um celular android e um APP (não sei se existe para iphone) ou um notebook mesmo, é possível ler alguns sinais e as falhas.