Como saber onde está o defeito?

Como os mecânicos de verdade sabem onde está o defeito em carros antigos? Nos novos qualquer mecânico de final de semana com um “scantool” genérico ou “smartphone” pode “ler” os defeitos, mas e os carros antigos?

Nas últimas vezes que usei minha Chevy 500, notei que o motor estava falhando em algumas situações, depois voltava ao normal. Até que um dia o motor começou a “morrer” quando era pra ficar em marcha-lenta. Como estava sem tempo para priorizar a Chevy, aumentei a rotação no carburador e continuei usando o carro, mas 1400 rpm de marcha-lenta pra um motor original de 76cv e ainda falhando quando frio, é demais….

Então passei todo meu tempo livre das últimas 2 semanas na oficina tentando resolver este problema, mas na hora já tive certeza: É o carburador!!!

Carburador Weber 460

Um problema que acontecia sempre era com os gicleurs da marcha-lenta que entupiam, mas desde que comecei a usar gasolina VPower da Shell isso nunca mais aconteceu. (Isso não é merchandising e o blog não é patrocinado pela Shell, mas se vc for da Shell e quiser patrocinar “me liga”:)

Bom, desmontei o carburador, limpei tudo, troquei algumas peças, etc, montei novamente no carro, regulei e ……continuou ruim!!! Nos dias seguintes repeti tudo, desmontei….bla,bla, bla….não encontrei problema nenhum, então montei de volta no carro.

Liguei novamente e o motor estava perfeito sem falhas…regulei o carburador, deixei a marcha-lenta perto de 1000 rpm, ajustei o “parafuso do ar”, tudo da mesma maneira, então pensei: Esse carburador é “for windows”!!!! “Travou” desliguei/ liguei resolveu!!!

Era bom demais pra ser verdade, não achei defeito, mas “consertei”. Então no final de semana resolvi lavar o motor para tentar descobrir onde está vazando óleo desta vez (carro antigo tem o péssimo hábito de vazar óleo na garagem, deve ser o equivalente aos cachorros nos postes, “marcando território”).Depois disso o motor não ligava mais, quase comprei outro carburador….até pesquisei preços. Mas antes de comprar fiz os famosos testes:  tem gasolina? (joguei WD40 no carburador e tentei ligar, não ligou!!!) tem ignição? (soltei um dos cabos de vela coloquei uma chave de fenda na ponta e deixei perto do bloco do motor, se tivesse  “pulado” alguma faísca teria ignição.

Descoberto o problema comecei a verificar o chicote elétrico, pois havia trocado alguns fios (acidentalmente dei um curto na parte elétrica na 1ª vez que desmontei o carburador e a isolação de um fio derreteu, sim…esqueci de desligar a bateria, pode rir!!!) continuando….O motor ligou depois disso. Após algumas horas de trabalho o chicote elétrico estava parecendo uma “macarronada”, porém com as tensões corretas, foi só aí que lembrei dos alarmes…..

Desliguei os alarmes do sistema de ignição, mas…..nada!!!! Pensei: Não é possível o módulo de ignição, bobina ou distribuidor estarem ruins, estas peças não quebram, são originais da Chevy!!!! Troquei a “caixinha” da ignição (o nome dela é TSZ) e…..nada!!!! Troquei a bobina já sem esperanças, pensando em pedir ajuda para meus amigos mecânicos de verdade (Valter ou Rubão) quando…..finalmente LIGOU!!!!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não acreditava que esse tempo todo o problema estava no funcionamento intermitente da Bobina…e só fui descobrir isso quando a Bobina de ignição “pifou” de vez.

22 anos de uso e “já” parou de funcionar!!!!

Por isso que eu pergunto: Como os mecânicos de verdade sabem onde está o defeito?

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Minha Chevy500 SL 1.6S 1990, Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Como saber onde está o defeito?

  1. Jr. disse:

    Olá San,

    Sou o Jr. do Voyage 85 que estava reformando, não sei se você lembra de mim e da minha história.
    Então, peguei o carro no começo de dezembro. Tive um problema com ele que outra hora eu conto com mais detalhes. O carro ficou parado o mês de janeiro todinho, peguei ele em fevereiro de novo, antes do Carnaval. No dia 20/03, fui sair com ele à noite, e nada do carro pegar. Como já era tarde, desisti de tentar sair com ele. No sábado seguinte, disse pra mim mesmo: vou resolver o problema. Aí comecei: verifiquei se era falta de combustível. Aparentava não ser, afinal no filtro tinha uma quantia de álcool. Então pensei comigo: só pode ser ignição. Aí testei a bobina, que tava faiscando, mas achei a “cor” da faísca amarelada e não botei fé nela. Pensei: quem sabe trocando a tampa do distribuidor e o cachimbo a coisa melhore. Comprei tudo novo e o problema continuou. Nisso já era hora de almoço. Estava quase desistindo e chamando um mecânico para ver o carro, quando cismei de abrir o bura e ver por dentro como estava. Qual não foi a minha surpresa quando vi que o bicho estava seco. Tirei a mangueira de combustível do carburador e pedi que a minha esposa desse a partida. Não saiu uma única gota de álcool na mangueira. Enfim descobri que o problema era na bomba de combustível. Troquei-a por uma “0km” e resolvi o problema. É isso aí, carros antigos de vez em quando nos dão um baile, mas eu acho que é aí o grande barato da coisa, prazer que não temos com os carros mais modernos.

    Grande abraço,
    Jr.

  2. Evanilson disse:

    Estou com meu veículo corsa lafe ano 2008 que apresenta um defeito o onde os dois eletro ventilador o do radiador e do ar condicionado dispara sem que o veículo esteja aquecido e não desliga de maneira alguma

  3. Jesse Lima Rodrigues disse:

    MEU CARRO ESTA RATIANDO QUANDO ESTA FRIO PELA MANHA OU QUANDO FICA PARADO POR UMAS DUAS HORAS,FICA IGUAL CARRO HA ALCOOL,SO QUANDO ESQUENTA QUE FUNCIONA MELHOR.VOYAGE MODELO 1985
    MEU NOME ,JESSE LIMA RODRIGUES,TELE ZAP 33 99123 9832.
    OBS.NAO CONSIGO ACHAR O DEFEITO,SE ALGUEM PODER ME AJUDAR FICO GRATO.
    OBRIGADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s