Todo carro precisa de manutenção, um carro antigo mais ainda, um carro antigo que você usa com alguma frequência muito, muito e muito mais ainda!!! A diferença é que desta vez, resolvi tentar fazer eu mesmo os consertos e manutenções no Sgto Predador.

É claro que para fazer isso, precisei manobrar alguns dos hotwheels da coleçãozinha, basicamente colocar o jeep na “vaga dupla” onde montamos o Voyage Verdinho. Comecei erguendo o CJ5 e colocando ele em cavaletes para poder tirar as rodas.Inicialmente procurando o defeito dos freios, o sintoma era o nível do fluido sempre baixando um pouco no reservatório. Mas o maior problema era na primeira vez que se pisava no pedal de freio, ele ia até o fundo, depois ficava normal por algum tempo. A alguns anos já havia levado a um mecânico de verdade e trocado o cilindro mestre, mas não resolveu o problema…. Então desta vez desmontei as rodas e os tambores (o meu CJ5 ainda é original e tem tambor nas 4 rodas) para tentar encontrar algum vazamento.


Na roda traseira direita descobri que o cilindro estava vazando e resolvi eu mesmo trocar, por coincidência ou não, é a mesma roda que ao estar dando ré ela trava ao pisar no freio, e só destrava andando para frente (!?!?!).
É claro que não sai desmontando sem estudar antes…. eu tenho o Manual de Oficina original do Jeep, (ganhei do antigo dono do jeep, meu amigo Rômulo, que já virou japa de tanto tempo morando no Japão) que por sua vez havia ganho o Manual de seu Avô.















Canos novos,cilindro de roda novo, até as molas coloquei novas, desconfio que a sujeira mais as molas “cansadas” estava fazendo as lonas não retornarem e travando a roda ao dar ré. Na foto tudo limpo e montado novamente.



Aproveitando que as rodas estavam desmontadas e o CJ5 nos cavaletes, lavei tudo usando produto desengraxante e depois outro produto “mol” para remover terra, depois uma escova de aço e umas lixas, em seguida tinta em spray. Veja nas fotos abaixo, como melhorou o visual.










Parecia tudo certo, então uma voltinha na chácara da família para ver se tudo ficou ok.

Os freios voltaram ao normal, acabou o vazamento de fluido de freio, então…………………. o tanque de combustível começou a vazar….



Veja nas fotos como o tanque estava enferrujado







E uma pintura nova também, antes de montar o tanque novo.

A melhor solução, foi comprar e instalar um tanque novo de plástico, instalado no local original, mas antes foi preciso acabar com a ferrugem do assoalho.



Com o tanque novo instalado, foi só montar o banco novamente, encher de álcool e voltar a andar com ele nos finais de semana de sol.