Como instalamos os Vidros e as borrachas com os frisos originais – Restauração do Verdinho – post 20

Nessa parte da montagem de qualquer carro é o momento que você mais pensa que deveria ter levado para algum profissional. Mas se nem os acabamentos internos do teto e das colunas (que conheço um ótimo tapeceiro) levei para ele fazer, imagine montar os vidros, borrachas e frisos que não tenho referência de nenhum profissional…. é claro que não reinstalei sozinho, contei com a ajuda e experiência do meu amigo Felipe, na verdade não tem como colocar os vidros sozinho.

PRIMEIRO PASSO: Os frisos cromados/metálicos das borrachas do parabrisa, vigia traseiro e vidros laterais são extremamente raros no Voyage, apenas nos primeiros anos são cromados e de alumínio, nas portas são cromados, mas de plástico e existem novos (paralelos), mas acredito que não são todas as versões de Voyage que utilizam, então a dica é: Melhor cortar as borrachas velhas para tirar os frisos.

SEGUNDO PASSO: Para limpar os vidros que ficaram na oficina de funilaria use “bombril” seco e depois passe um pano com “thinner”, aprendi que é a forma mais fácil de limpar.

Sujeira de 4 anos na funilaria

TERCEIRO PASSO: Monte a borracha no vidro e depois os frisos. Para montar os vidros no carro, passe uma cordinha, coloque o vidro na posição, enquanto uma pessoa faz força de fora para dentro outra vai puxando a cordinha.

Mas é óbvio que descrever aqui no blog parece muito mais fácil do que foi na realidade. Na prática as borrachas paralelas de reposição são muito duras e as vezes o rasgo para colocar os frisos são “rasos”…. O vidro traseiro/ vigia por exemplo instalamos 3 vezes e rasgamos 1 borracha até conseguirmos. A dica para facilitar a montagem é passar vaselina industrial na borracha e na lataria.

Veja o vão entre a borracha e a lataria, mesmo forçando e puxando a cordinha não encaixou. Não tem jeito, tem que tirar e começar tudo novamente.

Outro problema é a baixa qualidade ou os erros de fabricação das peças paralelas. Veja abaixo, uma das borrachas que comprei, não tem o lugar para o friso inferior traseiro, apenas os laterais…. vai entender….o que passou na cabeça de quem projetou a peça, será que ele já viu um Voyage original na vida? Ou foi uma “inovação “? Do tipo….”acho que a vw deveria ter feito os frisos do Voyage iguais ao Santana, então vou tirar o rasgo debaixo.”

Frisos Originais montados em borracha paralela (Obviamente não existem novas originais)
Borracha sem o rasgo para o friso inferior
Rasgo apenas para o friso lateral

QUARTO PASSO: Montar os vidros das portas e etc….Aqui a sequência é muito importante!!!

Comece colocando o vidro dentro da porta, em seguida monte a máquina de vidro, parafuse o suporte ao vidro, mas não parafuse/rebite definitivamente. Coloque os frisos cromados na porta e monte o quebra-vento antes das pestanas. Instale o limitador do vidro dentro da porta, Encaixe as pestanas nos frisos….E finalmente monte, fechadura, gatilho, vareta, etc… veja abaixo nas fotos.

Encaixe do friso na borracha do Quebra-vento
Use uma espátula plástica para não marcar o friso nem a borracha
Acredite, o Quebra-vento só entra nessa posição
Corte o excesso das pestanas
Encaixe no friso
As peças internas são parafusadas por aqui. 10 mm
Instale os frisos primeiro
Depois de muitas e muitas horas pronto
Veja que a pestana nova paralela, não encaixa nos frisos também paralelos. Será que terei que restaurar as pestanas velhas? Ou existe alguma técnica para que estas encaixem?
Batente do vidro
Só rebite após montar tudo
Suporte e máquina do vidro.

Além dos problemas com as pestanas paralelas, outro problema foi que comprei as máquinas de vidro erradas, bom, na verdade o anúncio não dizia que existem 2 modelos para “Voyage quadrado”, 81 a 87 e 88 a 96, muitos vendem apenas o modelo 88 a 96 como sendo para todos os “quadrados”…. veja a diferença

Tamanhos diferentes para portas até 87 é mais “longo”

Próximo passo, montar o interior e a parte elétrica…..

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Meu Voyage LS 1982, Placa Preta, Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s