Como eu instalei a forração interna do Voyage 1982 – Restauração do Verdinho post 19

No último post sobre o meu Voyage Verdinho você deve ter lido que comprei um kit na internet e tentei instalar a forração interna, só que não deu certo. Mas como sou teimoso e não gosto de deixar meus hotwheels fora da Garagem 150 (o Tapeceiro profissional não faz serviços à domicílio), comprei outro kit para fazer uma segunda tentativa. Desta vez, prestei mais atenção e descobri onde errei. Então resolvi compartilhar o meu “lessons learned” aqui no blog, caso você queira tentar fazer também. O post ficou bem longo, com muitas fotos e explicações, mostrando o trabalho que deu este DIY.

Forração do teto montada!

Faça você mesmo!!! Ou pelo menos tente fazer!!

PRIMEIRO PASSO: Obviamente o carro tem que estar sem os vidros para você retirar as forrações velhas. As forrações destes Volkswagen dos anos 70 e 80 são bem simples, afinal não eram carros de luxo, por outro lado isso ajuda a deixar os carros mais leves e com melhor desempenho mesmo com a pouca potência do motor. Resumindo: embora eu ame estes carros, tenho que admitir que o acabamento sempre foi bem “vagabundo”, a forração do teto é plástica e as laterais um courvim com uma espuma de uns 2mm. Agora imagine como é a “qualidade” de um kit atual de reposição (paralelo) para um Voyage de 40 anos?

Forração “amarelada” usada retirada, já não era mais a original VW
Varetas que seguram a forração ao teto
Comparando as medidas das forrações

SEGUNDO PASSO: Fiz uma comparação de medidas entre a forração do teto que estava instalada no Voyage (já não era a original), a forração do kit de reposição paralelo e de uma forração original VW (porém marrom) que comprei errado a uns 20 anos quando restaurei o Voyagessauro 1983.

Fazendo o paralelo ficar nas medidas do original
Original marrom
O kit paralelo usado que estava instalado tem as medidas parecidas com o original
Forração original VW para reposição, uma pena ser marrom e o Verdinho precisar de uma cinza
Forração que acabou rasgada na minha primeira tentativa de instalação
“Costura eletrônica ” da forração original

Costura comum das forrações paralelas

Solução para não errar novamente. Cortar na mesma medida da peça que estava instalada para poder esticar a forração.

Erro da primeira tentativa…achar que a forração já vem pronta nas medidas corretas e ao tentar deixar esticado, rasgou……

Antes de reinstalar a forração do teto, colei a manta antirruído que estava saindo.

Mas é óbvio que precisei de ajuda para conseguir instalar, medir e cortar as forrações

TERCEIRO PASSO: Começamos a instalar a forração do teto pela vareta mais próxima ao porta-malas que tem as travas na travessa do teto, e esticando a forração e prendendo as varetas nas laterais do teto. Comecei esticando o centro,(da traseira para a frente) depois esticando as laterais…. Para fixar na lataria usei cola de contato e cortei o excesso com estilete.

Última vareta, próxima ao vidro traseiro e uma das travas, comece reinstalando por aqui!

QUARTO PASSO: Instalei as forrações das colunas em courvim. Estas peças também fazem parte do kit que comprei, mas pelas fotos abaixo, veja que não tive sucesso em colar a espuma no carro e depois colar o courvim.

Coluna “C” ficou enrugada e não consegui colar de maneira que ficasse uniforme
Não consegui deixar a espuma colada no courvim uniforme, sem contar a costura para emendar as partes é estranha, meu outro Voyage não tem isso, nem o original era assim.
O acabamento ficou muito ruim.

Então resolvi descolar tudo e começar do zero novamente, usando um courvim de qualidade melhor (mais parecido com o original VW) e que já tem a espuma acoplada.

Veja a diferença na textura!!!

Ainda no QUARTO PASSO, usando como molde as peças do kit (mas você pode usar as peças retiradas do carro) marcamos e cortamos as peças.

Novas peças já com a espuma

QUINTO PASSO: Colei as partes de courvim nas colunas usando cola de contato, cortei os excessos, retirei a espuma (usando estilete)

Retirando a espuma para dobrar e colar

Nas bordas a serem dobradas e colar na lataria. Para garantir a posição até a secagem total da cola, usei prendedores de roupa, ideia genial e simples que a Fabi me deu, eu estava sofrendo tentando prender com uns grampos usados em artesanato….

Ideia genial e simples da Fabi, para segurar o courvim no lugar até a cola secar
Coluna A pronta! Já podemos reinstalar o parabrisa
Não ficou perfeito, mas muito bom e bem aceitável para um faça você mesmo em sua própria Garagem
Agora sim! Tudo liso e uniforme, colado a lataria

SEXTO PASSO: Novo carpete e telas novas dos alto-falantes no “tampão traseiro”.

Manta asfáltica
Forração colada como base
Novo carpete e telas novas (acessório de época que ainda existe novo para comprar em 2022), exatamente iguais as que estavam instaladas antes da desmontagem.

Próximo passo …. reinstalar os vidros!!! Será que conseguiremos fazer na Garagem 150?

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Meu Voyage LS 1982, Placa Preta, Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s