Na última vez que fui dar umas voltas com a Belina 4×4 enchi o tanque (depois que troquei a mangueira do bocal), mas o marcador de combustível indica apenas 1/4. Então resolvi testar a bóia do tanque e também o painel.

O primeiro passo é desmontar para ter acesso a conexão elétrica da bóia de combustível,
Usando um multímetro, veja se o circuito interno da bóia está “aberto” ou se tem algum valor de resistência.

Neste caso, como tem um valor de resistência significa que o circuito interno da bóia está funcionando, por isso que ao ligar a ignição o marcador indica 1/4 (porém o tanque está cheio). O ideal seria saber a “curva” de resistência, porém não é uma informação fácil de conseguir, mas a precisão também não é boa, seria apenas uma referência.

Passo seguinte, testando o mostrador do painel (galvanômetro): Para testar é muito simples, quando a resistência é 0 ohm ele deve indicar tanque cheio, então basta encostar um fio no outro e ver se indica “tanque cheio”.

Então qual o problema? Com certeza é um problema mecânico, ou seja a haste da bóia provavelmente oxidou nesta posição devido ao álcool (combustível) e por ser um carro de coleção e não ser usado com frequência o combustível não “balança”, o que deve ter feito a haste “travar” na posição equivalente a 1/4. Mas como ter certeza sem desmontar? Fácil. Basta balançar o carro e verificar se a resistência (no multímetro) varia ou não, neste caso balancei bastante a Belina e a resistência não muda. Agora é só comprar uma bóia nova e trocar.