A restauração da minha Chevy, vem se arrastando a alguns anos, principalmente pelo fato que até agora eu mesmo fiz tudo nela. Teria sido bem mais rápido se eu tivesse levado para algum funileiro/pintor profissional, mas por outro lado tenho aprendido bastante com as tentativas e erros, se você fizer uma busca aqui no blog (tem um campo ao lado) vai ler e ver muitas fotos desde quando guardei a Chevy e comprei a Saveiro…(Na verdade já guardei na coleçãozinha a Saveiro e o S/Rat que substituiu a Saveiro também….bom se passaram uns 10 anos). Enfim, em alguns posts do passado do blog eu consertei o painel traseiro (cortei, levei para bancada, desamassei e soldei de volta na Chevy) e fiz o acabamento com massa de poliester, pois não tinha as peças novas. E estava deste jeito…. Foi a melhor solução possível na época.


Mas, consegui comprar peças novas de estoque antigo (NOS), não foi barato, mas foram aparecendo a venda e eu fui juntando as peças.

Agora com as peças originais novas em mãos, resolvi desfazer tudo que eu já havia feito, principalmente para poder tirar o excesso de massa que precisei usar.
Como já tenho alguma experiência, sei onde posso cortar e como desmontar as soldas ponto, etc e tal…..kkkkk, eu poderia escrever isso, né? O blog é meu!!! Mas a verdade é que eu tinha uma ideia de como fazer (eu vi fazerem no Voyagessauro), mas o Felipe da Bravus me deu consultoria “online”… Afinal, estou adiantando o trabalho para ele, enquanto ele está restaurando o meu Voyage “Verdinho “.
Agora vai o tutorial para você fazer no seu Hotwheels aí na sua casa.
Primeiro encontre os pontos de solda que prendem a peça a ser trocada. Nestes pontos usando uma furadeira remova a solda ponto, tente não “atravessar”, embora nem sempre seja fácil.
No caso da traseira da Chevy, cortei as partes grandes com a esmerilhadeira e discos de corte para metal. Aqui vai o lembrete chato, mas necessário: Use EPI!!! Não tire as proteções das ferramentas!!!




Teoricamente seriam apenas o painel traseiro interno e o externo, mas …. eu sabia que as laterais já haviam sido consertadas com massa (na época que usava a Chevy diariamente), devido a ferrugem, então…. mais cortes!!!


Cortando as laterais, tentando “salvar” as laterais internas.







E finalmente soltando as soldas ponto.

E para soltar os pontos após furar, usei um martelo e uma talhadeira. Para retirar os pedaços de metal que ainda ficam presos também.












Algumas partes estão pretas, pois passei um convertedor de ferrugem (fosfatizante) para não oxidar.


E agora algumas fotos “testando” a montagem das peças novas.






Ficou um “vão” pois o assoalho não encontrei original…. obviamente vai ter uma emenda aí.
O próximo passo é arrumar um espaço na agenda do Felipe para ele vir soldar com a MIG com Gás dele aqui na Garagem 150. (mesmo eu tendo uma Mig sem gás, prefiro não arriscar por estar trocando partes internas estruturais da traseira.