Esse é um trabalho bem fácil, porém existem algumas dicas práticas que podem ser úteis. O principal problema é a qualidade das juntas, ou melhor, a falta de qualidade delas no mercado de reposição, mesmo que você queira pagar pela qualidade original, simplesmente não existem mais, afinal são poucas pessoas que tem carros “velhos” por hobby e pagariam mais por isso. E infelizmente vazar óleo pela tampa de válvulas parece ser uma “característica” dos meus 2 Monza S/R, chega a ser hilário que o meu S/R (original) eu troque a junta todo ano quando vou trocar o óleo e filtro dele, isso que ele rodou apenas 300 quilômetros indo em exposições (nos últimos 7 anos), o outro S/R já perdi a conta de quantas juntas troquei em 20.000 quilômetros e 3 anos.
Atualmente existem basicamente 2 opções de juntas para a tampa de válvulas, as de cortiça que se usava antigamente (as originais dos anos 80 eram de cortiça) e as juntas de “borracha” parecidas com as dos motores atuais, particularmente prefiro comprar a de borracha da melhor qualidade possível, o problema destas últimas é que o fabricante nunca forneceu para a linha de montagem original e muitas vezes o catálogo de aplicação está todo errado (no caso do Monza, tem muitos fabricantes achando que todo motor família II usa a mesma junta, e na verdade existem “N” tipos de tampa de válvulas do primeiro Monza até o ultimo Astra/Vectra).
Mas vamos ao tutorial e as dicas:
O primeiro passo óbvio é desmontar tudo e retirar a tampa de válvulas.
O segundo passo com muito cuidado e usando um estilete, retire os pedaços da junta velha.
Neste caso, também troquei a junta da bomba de combustível que também estava vazando óleo.
O terceiro passo é lavar a tampa de válvulas usando algum tipo de desengraxante para eliminar os resíduos de óleo e sujeira que possa atrapalhar a vedação da junta nova.
O quarto passo é montar tudo de volta, mas para “garantir” a vedação passe uma camada (de cada lado da junta) alguma cola de silicone para juntas.
O quinto passo e último passo é parafusar a tampa, alguns kits de junta tem uma arruela que “limita” quanto você deve apertar (kit ideal), mas caso não seja o seu caso, aperte o suficiente para não soltar os parafusos com a vibração do motor sem esmagar a junta nova obviamente. Também respeite o tempo de secagem da cola de silicone antes de ligar o motor novamente.
Preciso fazer isso no meu Celta. Ficou uma “melança” de óleo no motor.