Fazendo um conserto de funilaria no Jeep – post 1

Neste Post vou começar a mostrar como fazer funilaria de forma amadora em sua própria garagem, conforme eu for fazendo vou “postando” o resultado.

Obs: É claro que você precisa ter umas ferramentas básicas de funilaria, comentários enviados do tipo : ” Mas amador não tem solda” ou “Mas tem que lixar muito” vou apagar!!! hahahaha. Comentários e boas perguntas farei o possível para responder.

É claro que o ideal seria eu levar o Sargento Predador (meu CJ5 Bernardini) para um profissional consertar, afinal eu já tentei consertar e a massa de poliéster trincou e quebrou novamente. Mas no momento o Felipe (Bravus funilaria e pintura) já está restaurando meu Voyage 82 ( Verdinho) e ainda tenho minha Chevy 500 e meu Fusca na fila….sem contar os retoques que planejo para o Voyagessauro e a Belina do meu Pai….. então por enquanto farei um “Faça você mesmo na Garagem 150”. Afinal tenho horas e horas acumuladas sentado no sofá assistindo Discovery Turbo, alguma coisa eu devo ter aprendido!!!

Massa trincada/quebrada já removida

O meu Jeep tem muita massa na carroceria, desconfio que todo recruta que entrava no exército já tinha a missão de “dar uma mão de massa” nele e pintar. Por isso a pintura está toda trincada, porém em alguns pontos onde a massa quebra a causa é a ferrugem embaixo.

1º Passo : Retirar a massa e deixar a lata exposta. Use uma esmerilhadeira com disco de desbaste, não esqueça de usar luvas de couro, óculos de proteção e máscara devido a poeira.

2º Passo : Passar um convertedor de ferrugem.

3º Passo : Cortar as partes enferrujadas. Use a esmerilhadeira com um disco fino de corte (para aço obviamente).

Veja que não tive outra alternativa, é preciso cortar onde a ferrugem fez buraco ou deixou o aço muito frágil. Talvez eu precise cortar um pouco mais para garantir o fim da ferrugem, vamos ver….

Curiosidade: Veja na foto acima as camadas de massa e tinta!!!! Esse Jeep vai dar trabalho no dia em que for restaurado.

Na foto abaixo pelo lado de dentro do Jeep após eu cortar as ferrugens.

4º Passo : Passei “Galvite” em spray pela facilidade, mas os profissionais usam “wash primer” que é mais barato. A principal função é não deixar enferrujar até a próxima etapa da funilaria, no meu caso só poderei continuar daqui a 1 semana, então proteger para não perder o trabalho de retirada da ferrugem. Também sei que o Galvite/wash primer faz o mesmo que o convertedor de ferrugem, na verdade apenas 1 deles seria o suficiente.

No próximo post pretendo mostrar como fazer o remendo na lata e soldar com a mini-Mig (sem gás).

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Meu Jeep militar CJ5 B12, Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s