Como trocar o motor de partida do Monza (adaptando o do Vectra)

Meu S/Rat deu problema no motor de partida, como eu tive certeza? Após verificar as ligações elétricas e nada da chave magnética acionar a partida usei as famosas “marteladinhas” e voltou a funcionar, temporariamente é claro. Então comprei um motor de partida novo.

Bonito, né? Mas nem marca tem, mas custou mais barato do que custará para consertar o original. E veja a diferença de tamanho, evoluiu bastante em 30 anos….

Obviamente que este novo e sem marca (aposto que é China!!) Não vai ter a durabilidade do original, mas custou muito barato (R$200,00) e funciona.

O primeiro passo é desligar a bateria do Monza. Soltar as ligações elétricas no motor de partida (2 conectores e 1 terminal parafusado).

O segundo passo é soltar os 2 parafusos que prendem o motor de partida ao câmbio (transmissão), por cima 19 e por baixo 13. Fácil como na foto abaixo.

Mas na realidade esse parafuso 19 só saiu usando a força…. de uma alavanca….é claro (não tenho ferramentas pneumáticas).

Mas a dica de verdade é como ligar eletricamente, veja na foto que o motor novo tem 1 terminal a menos.

A solução é não ligar o fio vermelho (se o chicote for original) pois este fio é ligado na Bobina de ignição e usado apenas para facilitar a partida nos carros que tem fio resistivo. No meu Monza S/R deixei desligado e não tive problemas, talvez quando a bateria estiver meio descarregada….

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Sem categoria, Upgrade no Monza e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s