Como usei o “scanner” em um Fiat Palio sem conector OBD

Esses dias minha amiga Renata comprou um Palio 1.0 Flex completo ano 2006 e conversando me disse que levou o carro para “um mecânico” para um orçamento de revisão, pois a lâmpada de diagnose andou piscando quando ela colocou álcool no tanque e o motor falhando. O melhor foi o orçamento do “mecânico”: ” R$100,00 para mudar a chave com o scanner para ela poder usar álcool e mais R$100,00 para trocar a água do radiador que está suja” (aditivo a parte). Confesso que fiquei indignado com a sacanagem de inventar essa “chave” para cobrar mais caro dela (os carros flex fazem isso automaticamente desde que não tenham falhas relevantes na memória da ECU) e combinamos que eu cuidaria disso na Garagem 150, assim ela não gastaria nada e eu fico mais tranquilo por ela não levar o carro para um péssimo profissional. Inicialmente resolvi ler a diagnose para saber se havia algum problema / erro na memória da ECU, Mas esqueci que em 2006 os carros no Brasil ainda não eram padronizados OBD-BR1 e os conectores podem ser diferentes.

Pesquisei na internet e tive que juntar informações de vários lugares diferentes,  por isso  resolvi escrever este post.(Usei o ELM327 por bluetooth, mas vale para qualquer scanner genérico padrão EOBD)

Existe o cabo adaptador a venda na internet, mas como eu só queria fazer 1 leitura das falhas e ler alguns parâmetros com o motor funcionando fiz esta “gambiarra” das fotos, se vc tem um carro desses, sugiro que vc faça este cabo adaptador seguindo a pinagem abaixo.

No conector do Palio no plástico amarelo está gravado os números 2, 1 e sem marcação. com a trava do conector para cima e olhando de frente a sequencia é :   – 2 – 1 – sem marcação –

Pino 1 (fio preto no chicote do palio) é o negativo da bateria

Pino sem número é a linha K (sinal de diagnose)

Pino 2 (não tem nada ligado)

No Conector OBD ligue os seguintes pinos:

Pino 4 no negativo da bateria

Pino 7 na linha K do conector do Palio

Pino 16 no positivo da bateria (12v)

Na foto liguei outro pino 15, mas este é para o Palio 1.2 de outro país, não tem o fio no conector do Palio brasileiro (vi em um Forum da India).

Como curiosidade: O Palio da minha amiga não tinha falhas, ela pode abastecer qualquer mistura de álcool com gasolina, acabamos descobrindo que ela abasteceu em um posto “suspeito” que estava fazendo uma promoção de álcool para pagamento em dinheiro…..

Verifiquei também as velas, troquei a água do radiador, coloquei aditivo e ainda fiz um polimento nos faróis que estavam amarelados.

Enfim, o “mecânico” picareta foi ganancioso, inventou uma história de chave para enganar Mulher e perdeu uma provável cliente.

 

 

 

 

Esse post foi publicado em #Página Principal, Curiosidades, Geral, Manutenção, Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s