Lendo algumas revistas antigas, vi um upgrade fácil de se fazer no motor do Monza 1.8 fase I (fabricado até 1986) que daria a ele mais 4 CV. Seria utilizar o carburador do motor família II , fase II ano 1987 em diante. Depois de juntar todas as peças, carburador Brosol 2E, Coletor de admissão e Filtro de ar para o 2E, pensei que seria só montar.
Porém, o carburador que comprei (usado) não era de um Monza, mas de um Volkswagen com motor AP, então além de trocar os “gicleurs” fiz a adaptação abaixo para fixar o filtro de ar.
Usando uma barra roscada medi onde precisava serrar.
Serrei 3 peças iguais e depois parafusei no carburador usando trava rosca (loctite).
Aproveitei e também troquei o selo do coletor.
E depois de ler tudo isso voce deve pensar, porque não colocar o coletor de admissão do motor do fase 2. Simplesmente porque encaixa e monta, porém os dutos não coincidem, veja nas fotos abaixo com a junta do fase 1 (cabeçote até 1986) e a mesma junta colocada na frente do coletor do fase II (1987 em diante).
Talvez até funcionasse, mas é óbvio que o desempenho seria ruim, pois os dutos ficariam “estreitos” e com restrição.
Então a solução é usar uma flange de adaptação no coletor de admissão original do fase 1.
E o acerto do carburador que melhor se adaptou a essa alteração foi usar o original do fase II 1.8 alcool de 87 a 91 nos venturis, etc, porém usar um gicleur “140” no primeiro estágio e um gicleur “180” no segundo estágio. Mas lembre-se esta modificação é visando desempenho, portanto se seu objetivo é consumo esqueça tudo que vc está lendo neste post.
Veja acima que acabei comprando um carburador novo, o (Sim, a Brosol ainda existe e ainda fabrica carburadores novos, é claro que não são os mesmos donos, mas a marca ainda existe e o ferramental original também) anterior que estava usando está com folga no eixo da borboleta.
AMIGO SEU CABEÇOTE É DO FASE I ?
ESTOU QUERENDO ADAPTAR O 2E NO MEU MAS FALAM QUE O COLETOR DO 2E NAO SERVE NO CABECOTE DO FASE 1 ..
Exato, encaixa, mas não serve. Tem que usar uma flange no coletor do fase 1 mesmo.
Caramba muito coisa mudou tem um ano que não acesso o wordpress, agora você tem alguma solução para oxidação de número de chassi?
Elizeu, realmente não sei como fazer nesse caso. Pois envolve uma situação legal. Vc já consultou algum despachante? Provavelmente deve existir algum jeito de fazer uma vistoria antes vc fazer o conserto e remarcar o número. Mas está solução continuo te devendo.
Agradeço muito seu conteúdo. Tomei coragem para iniciar a adaptação no velho SL/E. Vi que sua flange foi na base do blfa e não do coletor, fica um degrau, o duto do 2E esbarra no duto do blfa, que nem o coletor fase 1 X fase 2. Influenciou alguma coisa no desempenho? Se for o caso vou abrir os dutos do base do blfa para deixar que nem o coletor.
Felippe, a flange vai montada direto no coletor, sim vai ficar com o carburador um pouco mais alto. Mas foi a unica solução que encontrei.