Como eu troquei o carburador BLFA por um 2E7 (Monza S/R 1.8 família II fase I)

Lendo algumas revistas antigas, vi um upgrade fácil de se fazer no motor do Monza 1.8 fase I (fabricado até 1986) que daria a ele mais 4 CV. Seria utilizar o carburador do motor família II , fase II ano 1987 em diante. Depois de juntar todas as peças, carburador Brosol 2E, Coletor de admissão e Filtro de ar para o 2E, pensei que seria só montar.

Porém, o carburador que comprei (usado) não era de um Monza, mas de um Volkswagen com motor AP, então além de trocar os “gicleurs” fiz a adaptação abaixo para fixar o filtro de ar.

Usando uma barra roscada medi onde precisava serrar.

Eixo roscado

Eixo roscado

Serrei 3 peças iguais e depois parafusei no carburador usando trava rosca (loctite).

IMG_20140718_185238039

IMG_20140718_190412145

Aproveitei e também troquei o selo do coletor.

IMG_20140718_181816261

E depois de ler tudo isso voce deve pensar, porque não colocar o coletor de admissão do motor do fase 2. Simplesmente porque encaixa e monta, porém os dutos não coincidem, veja nas fotos abaixo com a junta do fase 1 (cabeçote até 1986) e a mesma junta colocada na frente do coletor do fase II (1987 em diante).

Talvez até funcionasse, mas é óbvio que o desempenho seria ruim, pois os dutos ficariam “estreitos” e com restrição.

Então a solução é usar uma flange de adaptação no coletor de admissão original do fase 1.

E o acerto do carburador que melhor se adaptou a essa alteração foi usar o original do fase II 1.8 alcool de 87 a 91 nos venturis, etc, porém usar um gicleur “140” no primeiro estágio e um gicleur “180” no segundo estágio. Mas lembre-se esta modificação é visando desempenho, portanto se seu objetivo é consumo esqueça tudo que vc está lendo neste post.

Veja acima que acabei comprando um carburador novo, o  (Sim, a Brosol ainda existe e ainda fabrica carburadores novos, é claro que não são os mesmos donos, mas a marca ainda existe e o ferramental original também) anterior que estava usando está com folga no eixo da borboleta.

 

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Sem categoria, Upgrade no Monza e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Como eu troquei o carburador BLFA por um 2E7 (Monza S/R 1.8 família II fase I)

  1. Paulo disse:

    AMIGO SEU CABEÇOTE É DO FASE I ?
    ESTOU QUERENDO ADAPTAR O 2E NO MEU MAS FALAM QUE O COLETOR DO 2E NAO SERVE NO CABECOTE DO FASE 1 ..

  2. elizeu1971 disse:

    Caramba muito coisa mudou tem um ano que não acesso o wordpress, agora você tem alguma solução para oxidação de número de chassi?

    • garagem150 disse:

      Elizeu, realmente não sei como fazer nesse caso. Pois envolve uma situação legal. Vc já consultou algum despachante? Provavelmente deve existir algum jeito de fazer uma vistoria antes vc fazer o conserto e remarcar o número. Mas está solução continuo te devendo.

  3. Felippe disse:

    Agradeço muito seu conteúdo. Tomei coragem para iniciar a adaptação no velho SL/E. Vi que sua flange foi na base do blfa e não do coletor, fica um degrau, o duto do 2E esbarra no duto do blfa, que nem o coletor fase 1 X fase 2. Influenciou alguma coisa no desempenho? Se for o caso vou abrir os dutos do base do blfa para deixar que nem o coletor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s