No último post, mostrei como fiz o molde e disse que estou tendo alguns problemas.
Bom, demorei para escrever este post, pois queria mostrar as soluções que encontrei, mas como a Garagem 150 não é um programa do Discovery Turbo, onde tudo sempre dá certo……lamento dizer que ainda não consegui o resultado esperado…..já fiz vários aeros de formas diferentes e nenhum saiu do molde com a qualidade que eu quero, mesmo mudando o molde e a forma de fazer.
O Problema principal é conseguir preencher completamente o molde com a resina, sem ficar ar preso no molde, essas “bolhas” de ar acabam deixando a peça com partes faltando, em alguns aeros já coloquei “cor” na resina por isso alguns são pretos outros transparentes.
Fiz vários furos no molde e melhorou bastante, embora cada furo é um lugar a mais para cortar/lixar.
Na foto abaixo, veja que o molde quebrou e entrou muita resina na formação da peça.
Neste momento estou reconstruindo o molde pois a borracha de silicone quebrou em varias partes, mas achei a durabilidade boa, fiz 7 aerofólios de testes e 3 deles ainda voltaram para o molde, ou seja o molde dura em media 10 pecas antes de precisar ser retrabalhado, mas a pior parte é ficar horas fazendo o acabamento dos aerofólios usando a micro retífica, lixadeira, etc.
Meu objetivo (para quem não leu os posts anteriores) é fazer 1 aero idêntico ao original porém em fibra de carbono e o interior preenchido com espuma de poliuretano (para ficar extremamente leve em relação ao original VW que é maciço de resina). Voce deve estar pensando : “Igual ao do S/Rat?”. Exatamente!!!!! porém no Monza S/R eu apenas me inspirei no formato do original OPEL do SRi europeu.
Veja nas fotos abaixo, como fiz os aeros de teste em fibra de carbono, obviamente usei os moldes um de cada vez, fiz 2 peças, enchi de espuma de poliuretano e pretendo colar uma na outra.
Na foto acima testando o encaixe na tampa traseira (o aero ainda está sem acabamento, apenas lixado para eu ver a espessura que ficou a resina), aos puristas eu peço calma e atenção!!! Neste Voyage placa preta obviamente não vai nenhum aero!!!! Mas daria muito trabalho desmontar o aero do Voyagessauro novamente, então estou usando o Verdinho apenas para testar o encaixe.
Sobre a questão de vender algumas peças: Infelizmente acho que não vai dar certo, ainda não consegui a qualidade que eu esperava e também estou passando muitas horas fazendo o acabamento, mas caso eu consiga salvar o molde e tenha uma solução para um bom acabamento/qualidade a um custo menor eu aviso aqui no blog. Mas vou dar uma dica: Se voce encontrar um original novo em perfeito estado por menos de R$800,00 compre imediatamente!!!!
Voce vende ?
Thiago, ainda não consegui a qualidade que gostaria, então ainda não estou vendendo.
Bom dia!
Estou bastante interessado em seu sucesso no aerofolio!
Se o Sr construir um molde para infusão a vacuo suas peças ficarão perfeitas e ainda o sr. Vai economizar na resina!
Se precisar de dicas como fazer e so contactar- me
Para ter sucesso no seu processo, e como é uma peça “simples” construa um modelo para infusão a vacuo!
Isso é muito utilizado em aeromodelismo e nautimodelismo!
Anderson, obrigado. Mas não tenho bomba de vácuo, a idéia era fazer algo caseiro que qualquer um possa fazer. Mas acho que não é bem o caso.
Boa Tarde, vc possui as buchas de fixação desse aerofólio?
Carlos, não são buchas, apenas parafusos e porcas que prendem o aerofólio a tampa.