Como remover o ar quente do Monza (instalando corretamente as mangueiras)

Quando montei meu S/R 87 (2.0 álcool) optei por não montar o radiador de ar quente (que vai dentro do painel), comprei as mangueiras novas e o radiador, mas estão guardados, afinal só ando com o S/R vermelho em dias de sol e longe da chuva, mas como só consegui um radiador usado achei melhor não correr o risco de vazamentos dentro do carro e corrosão no assoalho.

cavalete

cavalete

Para desligar o desembaçador de ar quente é necessário “fechar” a saída no meio do tubo plástico paralelo ao cabeçote (que é ligado na parede corta-fogo no tubo do radiador) e também fechar a outra saída no cavalete onde é montada a válvula termostática. Embora não pareça, faz muita diferença usar o tampão na saída de água superior ou inferior, aqui está a grande dica do dia, onde algo simples pode virar um pesadelo.

IMG_20151107_171734924 IMG_20151107_171648701

Note que as “ligações” da água do cabeçote e coletor fazem a água “chegar” em pontos diferentes da válvula termostática, fazendo a válvula demorar para abrir (caso ligado errado) devido as diferenças de temperatura entre as mangueiras, cabeçote e dutos de água.

IMG_20151107_163805643

Veja a posição correta do tampão, mostrada no CEPCHEV

IMG_20151107_163956748

E acima os códigos do modelo sem Ar condicionado e sem Ar quente (desembaçador), se você montar errado como eu fiz, terá problemas de superaquecimento na primeira vez que a válvula termostática abrir (no meu caso consultei meu Mestre Valtão Silva que sugeriu montar uma válvula termostática de Monza a gasolina até descobrir qual era o problema).

IMG_20151107_164204387

Veja que liguei errado a mangueira, na saída superior deveria estar o tampão e a mangueira embaixo, agora que descobri onde errei, basta trocar as mangueiras de posição e trocar a válvula termostática pela correta do 2.0 álcool.

IMG_20151107_164224958_HDR

Caso eu deixasse montado errado e com a válvula termostática errada, o  problema seria andando em velocidades altas a válvula não fecharia e o motor trabalharia mais frio, perdendo rendimento e gastando mais álcool, podendo até “falhar” numa aceleração rápida.

Esse post foi publicado em #Página Principal, Curiosidades, Geral, Manutenção, Monza S/R 2.0S 1987, Placa Preta, Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Como remover o ar quente do Monza (instalando corretamente as mangueiras)

  1. John disse:

    Top!
    Parabéns Marcelo!

  2. Walmir jose disse:

    Poderia fazer um vídeo passo a passo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s