Quando montei meu S/R 87 (2.0 álcool) optei por não montar o radiador de ar quente (que vai dentro do painel), comprei as mangueiras novas e o radiador, mas estão guardados, afinal só ando com o S/R vermelho em dias de sol e longe da chuva, mas como só consegui um radiador usado achei melhor não correr o risco de vazamentos dentro do carro e corrosão no assoalho.
Para desligar o desembaçador de ar quente é necessário “fechar” a saída no meio do tubo plástico paralelo ao cabeçote (que é ligado na parede corta-fogo no tubo do radiador) e também fechar a outra saída no cavalete onde é montada a válvula termostática. Embora não pareça, faz muita diferença usar o tampão na saída de água superior ou inferior, aqui está a grande dica do dia, onde algo simples pode virar um pesadelo.
Note que as “ligações” da água do cabeçote e coletor fazem a água “chegar” em pontos diferentes da válvula termostática, fazendo a válvula demorar para abrir (caso ligado errado) devido as diferenças de temperatura entre as mangueiras, cabeçote e dutos de água.
Veja a posição correta do tampão, mostrada no CEPCHEV
E acima os códigos do modelo sem Ar condicionado e sem Ar quente (desembaçador), se você montar errado como eu fiz, terá problemas de superaquecimento na primeira vez que a válvula termostática abrir (no meu caso consultei meu Mestre Valtão Silva que sugeriu montar uma válvula termostática de Monza a gasolina até descobrir qual era o problema).
Veja que liguei errado a mangueira, na saída superior deveria estar o tampão e a mangueira embaixo, agora que descobri onde errei, basta trocar as mangueiras de posição e trocar a válvula termostática pela correta do 2.0 álcool.
Caso eu deixasse montado errado e com a válvula termostática errada, o problema seria andando em velocidades altas a válvula não fecharia e o motor trabalharia mais frio, perdendo rendimento e gastando mais álcool, podendo até “falhar” numa aceleração rápida.
Top!
Parabéns Marcelo!
Poderia fazer um vídeo passo a passo
Walmir, os vídeos ocupam muito espaço no WordPress, como o blog não tem patrocínio só por fotos e textos mesmo.