Normalmente as fábricas de pneus recomendam fazer o rodizio dos pneus passando os dianteiros para trás e vice-versa, e todo mundo já ouviu falar disso. Mas e quando você tem “carros de estimação” que só ficam parados na garagem? Assim como todas as borrachas dos carros, os pneus também envelhecem e perdem suas características mesmo sendo pouco usados (normalmente em 5 ou 6 anos). Como pneu é um item de segurança, a minha sugestão é que você não fique com pneus “vencidos” em seu carro. Então, faça o rodízio colocando pneus novos no seu carro antigo e passe os pneus “velhos-ainda novos” (antes de ficarem duros e/ou ressecados) para seu carro de uso diário.
Para saber a data de fabricação do pneu é bem simples, os 2 primeiros números são a semana de fabricação e os dois últimos dígitos o ano.
Obviamente faça isso enquanto os pneus ainda estão bons, outra dica é marcar a posição de montagem para evitar “inverter” o pneu na roda e ter problemas de balanceamento, etc.
Fazendo desta forma você sempre terá pneus “novos” em seus carros e evitará ter que “jogar fora pneus velhos com pouco uso”