Se vc está lendo este blog existe uma chance bem grande de ter “ferrugem e graxa” no sangue e deve saber a felicidade que é encontrar uma peça antiga original e rara!!!
Hoje finalmente encontrei e comprei uma engrenagem original GM da 5ª marcha essa era uma das peças mecânicas que procurava (já a algum tempo) para restaurar a transmissão original do Monza S/R. Nos modelos 1.8 até 86 o comando de válvulas e o carburador de corpo duplo são diferentes dos SL/E e demais versões, mas em 87 o motor 2.0 é o mesmo de toda linha, apenas as relações de marchas curtas fazem dele um S/R de verdade.
Depois que “separei o câmbio” do motor, aproveitei para limpar externamente a carcaça e por curiosidade desmontei a tampa da 5ª marcha. Mesmo sabendo que o carro rodou 300.000km me decepcionei vendo a engrenagem “banguelinha”…
A partir daí fiquei desmotivado a enviar a caixa de câmbio a um especialista para a revisão, pois tinha certeza que a engrenagem seria trocada por outra comum que servisse na F16 do Monza, pois a engrenagem original seria muito difícil encontrar. Provavelmente vc deve estar pensando: “Como o vistoriador para a placa preta vai saber se está com a engrenagem certa?” Realmente não vai saber, mas seria o mesmo que “colar na prova!!!”…….
Como tenho outro S/R e será impossível restaurar 2 originais, tinha um plano B, que seria “canibalizar” a transmissão do S/R prata….
Mas agora consegui a engrenagem e levarei a transmissão sem medo para a revisão.
que legal! parabens! ninguem iria fazer isso! só quem gosta muito!!!!