Como trocar os canos de freio

Acredito que dificilmente você terá que trocar os canos de freio do seu carro, exceto se você quebrar ao desmontar (fiz isso no S/R 87) ou caso ele acabe enferrujado e fure como aconteceu com o S/R 86. O cano dianteiro direito fica preso a uma chapa dobrada na parede corta fogo, acho que a borracha isolante saiu do lugar e ficou alguns anos enferrujando em contato com a manta/feltro da chapa num lugar que no Monza acumula água (provavelmente os requisitos do projeto Opel da carroceria era durar uns 10 anos e não “para sempre” como eu gostaria).

ferrugem

ferrugem

Aproveitei e já desmontei tudo para trocar discos, flexíveis e pastilhas, o importante é tentar não quebrar ou entortar os canos velhos, pois ele será o modelo para o novo. A dica é muito WD40/M1/etc e paciência, além de boas ferramentas para não estragar o sextavado.

SAMSUNG

Os canos de freio podem ser comprados em auto-peças já no tamanho correto, porém você precisará de uma ferramenta chamada “curvador de tubos”, também é possível comprar os canos, as pontas roscadas e você mesmo montar os canos, mas isso exige outras ferramentas (mais caras) e conhecimento profissional. O importante é saber que os canos são de aço e sem emenda, específico para linhas de freio de automóveis, posso estar enganado, mas pesquisei e só existe 1 fabricante no Brasil.

Curvador de canos/tubos

Curvador de canos/tubos

Usando o cano velho como modelo é só ir moldando o novo com o curvador, um pouco trabalhoso, mas bem simples.

SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG

Atenção: Não esqueça de deixar as pontas com a rosca já na posição, veja nas fotos que esqueci deste detalhe (tive que refazer todas as curvas !!!!)

Depois é só verificar  no carro e montar  (para facilitar a visualização a foto é do S/R 87), mas já aproveitei e fiz para os 2 S/R.

SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG

Agora só preciso repetir este processo para  mais 5 canos do S/R 87 (vermelho).

Após todo o sistema de freio montado coloque o fluido de freio novo, não esquecendo de “sangrar” para tirar todo ar do sistema e o fluido de freio velho também.

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Monza S/R 2.0S 1987, Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Como trocar os canos de freio

  1. Eduardo A. B. Zanatta disse:

    Boa noite! Você conseguiu fazer em casa mesmo as pontas dos tubos dos freios (aonde vão as porcas roscadas ? Como fez? Qual ferramenta usou?

  2. Roberto Hnatiuk Borovik disse:

    Amigo Boa Noite , preciso fazer a flange da ponta do cano de freio do chevette , Qual Flangeador que se usa ? sendo que é diferente do universal, aonde compro esse flangeador e o de fazer curvas nos canos ,Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s