Como consertar um aerofólio original de Monza S/R

Caso você não saiba, se existe uma peça rara no Monza S/R é o aerofólio original. Bom, hoje em 2025, tudo é raro. Mas o aero é raro a mais de 20 anos, desde antes de eu entrar nesse mundo de colecionador de Monza S/R, talvez outra parte tão rara quanto o aero, seja o tecido Recaro do centro dos bancos…. o spoiler dianteiro…..os neblinas arteb….enfim, você entendeu a situação.

É claro que existem réplicas perfeitas em fibra de vidro, que são melhores e mais leves que o original, que por sinal, é um material emborrachado com metal internamente, deixando tudo bem pesado. Mas para quem é “Zé Frisinho” nível Master….. melhor o original, meio torto e recuperado, né?

Enfim, nestes anos, comprei 1 aerofólio original,  todo destruído e fiz varias tentativas com varios materiais que não deram certo, espuma expandida, borracha de silicone, etc.

Só uma observação, o S/R 87 vermelho (McQueen) tinha o aerofólio meio ruim, mas estava desmontado do carro, porém o S/R 86 prata, já não tinha mais o aero, quando comprei, e estava com os furos fechados na tampa.

Mas desta vez, consegui o resultado que eu queria, ficou muito bom, usei uma cola específica para colar parachoques de plástico, ela é flexivel e adere na borracha original e o principal, mantem a mesma sensação ao toque.

PRIMEIRO PASSO:

Retirei todo material de tentativas anteriores de restauração
Eu já havia retirado o metal original em chapa todo podre e enferrujado que havia estufado a borracha externa, e acaba rasgando e deformando o aerofólio, então no lugar para dar sustentação na parte superior,  coloquei essa barra roscada.
Retirando toda espuma expansiva e borracha de silicone das tentativas anteriores.
Colei a barra roscada na borracha original com a cola veda choque
A barra já colada para dar a forma original
Coloquei este metal, no vão do aero, para manter o formato original durante a colagem

SEGUNDO PASSO

Agora é só passar a cola nas partes de borracha e juntar todas as partes, isso é bem fácil, é como passar requeijão no pão francês.
Colando as partes externas de borracha do aerofólio
Usei grampos e fitas hellerman para ficar na posição durante o tempo de secagem
Calma! Não desespere, vá colando por partes e prendendo para fazer o formato original
Difícil acreditar que uma gambiarra dessas vai funcionar
Coloquei uma barra de metal para ajudar a manter tudo alinhado

TERCEIRO PASSO

Preencher todos os vãos onde ficou “faltando borracha”, e nas emendas com mais cola de parachoques

Já no formato original novamente

QUARTO PASSO

Fazer camadas finas de cola para tentar nivelar o aero ao lixar

Emenda nivelada após muita lixa
Mais cola para nivelar e voltar a lixar

Agora é lixar até ficar tudo por igual

Enfim tudo colado e nivelado
Onde não coube a lixa, tive que limar o excesso de cola para nivelar e fazer o acabamento,  nessas horas que os ensinamentos do SENAI fazem diferença
Nos cantos, só com a Dremel…..

QUINTO PASSO

Fazer o acabamento,  usando primer, lixas e depois pintar usando o bumper coat para ficar com a mesma textura que tinha originalmente.

Após algumas camadas de primer
Lixando com 240
Os cantos tem que lixar na mão mesmo
E finalmente o Felipe aplicando o bumper coat para fazer a textura original
Aerofólio pronto

Agora o próximo passo será instalar no S/Rat…..

Esta entrada foi publicada em #Página Principal, Curiosidades, Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Monza S/R 2.0S 1987, Placa Preta, Sem categoria, Upgrade no Monza e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário