Qual escapamento usar atualmente no Monza S/R?

Vou começar já falando o óbvio, as peças originais não existem mais para reposição, na verdade, poucas peças de “marcas de boa qualidade” ainda são fabricadas para o Monza. Suponho que devem ter existido até os anos 90, assim como todo escapamento original. Então se o seu Monza S/R ainda está original, você tem muita sorte!!!

Eu consegui réplicas do escapamento (não era o fornecedor original da GM) para o mercado de reposição por volta de 2010, na época comprei 2 abafadores do S/R num Auto Center da minha cidade após contato com a fabricante para encontrar algum representante que ainda tivesse em estoque. Aqui vale um esclarecimento, o escapamento do Hatch e do Sedan são quase iguais, a diferença é apenas o abafador final do S/R que é mais grosso tendo um “som esportivo” e o comprimento diferente.

Quando resolvi montar o meu segundo S/R (o S/Rat) não consegui mais encontrar para comprar o abafador igual ao original (modelo 183 do catálogo da fabricante Tuper), então montei o abafador do Hatch 1.8 SL/E que não é “esportivo”…… o abafador é maior e o cano final mais fino, andei assim por alguns anos. Aposto que você pensou: ” Mas não havia comprado 2?” Sim, um instalei no S/R McQueen placa preta e o outro, é o reserva ….. lembre-se que escapamento de carro a álcool não costuma durar muito.

Enfim, esta semana estava “garimpando” peças para o Voyage Verdinho na Internet e vi que ainda é fabricado um abafador “esportivo” para adaptação no Monza Sedan (modelo 182), e lembrei que o Adriano comentou no grupo de WhatsApp que era possível adaptar no Hatch, …. então resolvi arriscar e comprei o “abafador 182” para adaptar no meu S/Rat. Mas antes fiz as fotos abaixo para mostrar as diferenças e visualmente ajudar quem tenha essas mesmas dúvidas.

O mais curto é o modelo 183 da Tuper para o Hatch S/R e embaixo é o modelo 182 que a Tuper ainda fabrica como modelo esportivo para o Sedan
O abafador é o mesmo, mudando apenas o cano final de saída
Não encontrei o modelo 183 a venda. Aparentemente não está sendo mais fabricado
Suportes de fixação no assoalho são iguais

Bom…. parece que as diferenças das curvas são irrelevantes para a montagem e o comprimento é fácil resolver cortando. Parece ser a solução mais próxima do original com o menor custo.

Esse post foi publicado em #Página Principal, Curiosidades, Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Monza S/R 2.0S 1987, Sem categoria, Upgrade no Monza e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s