Vou começar já falando o óbvio, as peças originais não existem mais para reposição, na verdade, poucas peças de “marcas de boa qualidade” ainda são fabricadas para o Monza. Suponho que devem ter existido até os anos 90, assim como todo escapamento original. Então se o seu Monza S/R ainda está original, você tem muita sorte!!!
Eu consegui réplicas do escapamento (não era o fornecedor original da GM) para o mercado de reposição por volta de 2010, na época comprei 2 abafadores do S/R num Auto Center da minha cidade após contato com a fabricante para encontrar algum representante que ainda tivesse em estoque. Aqui vale um esclarecimento, o escapamento do Hatch e do Sedan são quase iguais, a diferença é apenas o abafador final do S/R que é mais grosso tendo um “som esportivo” e o comprimento diferente.
Quando resolvi montar o meu segundo S/R (o S/Rat) não consegui mais encontrar para comprar o abafador igual ao original (modelo 183 do catálogo da fabricante Tuper), então montei o abafador do Hatch 1.8 SL/E que não é “esportivo”…… o abafador é maior e o cano final mais fino, andei assim por alguns anos. Aposto que você pensou: ” Mas não havia comprado 2?” Sim, um instalei no S/R McQueen placa preta e o outro, é o reserva ….. lembre-se que escapamento de carro a álcool não costuma durar muito.
Enfim, esta semana estava “garimpando” peças para o Voyage Verdinho na Internet e vi que ainda é fabricado um abafador “esportivo” para adaptação no Monza Sedan (modelo 182), e lembrei que o Adriano comentou no grupo de WhatsApp que era possível adaptar no Hatch, …. então resolvi arriscar e comprei o “abafador 182” para adaptar no meu S/Rat. Mas antes fiz as fotos abaixo para mostrar as diferenças e visualmente ajudar quem tenha essas mesmas dúvidas.







Bom…. parece que as diferenças das curvas são irrelevantes para a montagem e o comprimento é fácil resolver cortando. Parece ser a solução mais próxima do original com o menor custo.