Depois que eu descobri a raiz dos últimos problemas no Monza S/Rat , refiz o chicote do acionamento do ventilador do radiador (chegava tensão menor no ventilador), tudo parecia que finalmente estava funcionando bem. Até a algumas semanas quando eu estava no meio do trânsito das 18:00 horas, parado na fila do semáforo, voltando do trabalho, vidros fechados, ar condicionado ligado… quando escuto um estouro, então o motor desligou e saiu muita fumaça pela grade dianteira do S/Rat.

Mais uma vez quebrado na rua!!! E acredite existe muito preconceito com carros velhos!!!principalmente quando ele é um ratlook.
Abri o capô e tinha óleo para todo lado, pensei no pior…. “será que foi o bloco do motor? mas em marcha-lenta seria impossível!!” Olhei mais de perto e vi que uma das mangueiras do ar condicionado havia estourado…. então a fumaça era o gás do sistema vazando. Fiquei aliviado!!!!
Inicialmente achei que era apenas a mangueira de baixa qualidade, mas quando estacionei o Monza nas rampas da Garagem 150, tirei a proteção das polias e o protetor do carter do motor vi que o esticador da correia do compressor também estava quebrado, com isso o compressor “caiu” esticando e quebrando a mangueira. Ou seja o kit inteiro é de baixa qualidade, durou apenas 1 ano….
Bom, isso explica porque um suporte original utiliza coxins de borracha, mas neste “kit 1/2 boca” que comprei não tem e não tem espaço para adaptar, minha opção seria fazer um mais reforçado sem mudar a espessura (influencia no alinhamento das polias). Eu havia pensado em recorrer a algum amigo (Arroyo ou Matuo),com ferramentaria e encomendar um suporte… mas aí chegou o Covid 19 e a quarentena, como a Bosch é uma empresa responsável e preza por seus funcionários estou de férias coletivas em casa….sem chance sair atrás de peças pra carro,certo? Foi aí que comecei a revirar minhas sucatas e estoque de peças para encontrar algo que eu pudesse adaptar.
Então foi no (DIY) faça você mesmo!!!!
Usando todo ensinamento da época do SENAI, cortei, limei, furei e acabei esmerilhando para fazer o ajuste mais fino. Depois foi só pintar e montar no S/Rat novamente.

Sim, furei na mão!!! mas minha próxima aquisição para a Garagem 150 será uma furadeira de bancada!!!!
Veja que tentei deixar o máximo de material próximo ao furo, quem sabe assim só quebrará novamente daqui uns 3 anos!!! quem sabe?
Agora é esperar a quarentena acabar e levar o Monza para trocar a mangueira e colocar gás, isso ainda não dá pra fazer na garagem 150.
Meu avô sempre dizia: guarda o que não te serve pra ver o que precisa.