E quando tudo funcionava perfeitamente….

Depois que eu descobri a raiz dos últimos problemas no Monza S/Rat , refiz o chicote do acionamento do ventilador do radiador (chegava tensão menor no ventilador), tudo parecia que finalmente estava funcionando bem. Até a algumas semanas quando eu estava no meio do trânsito das 18:00 horas, parado na fila do semáforo, voltando do trabalho, vidros fechados, ar condicionado ligado… quando escuto um estouro, então o motor desligou e saiu muita fumaça pela grade dianteira do S/Rat.

Mais uma vez quebrado na rua!!! E acredite existe muito preconceito com carros velhos!!!principalmente quando ele é um ratlook.

Abri o capô e tinha óleo para todo lado, pensei no pior…. “será que foi o bloco do motor? mas em marcha-lenta seria impossível!!” Olhei mais de perto e vi que uma das mangueiras do ar condicionado havia estourado…. então a fumaça era o gás do sistema vazando. Fiquei aliviado!!!!

Inicialmente achei que era apenas a mangueira de baixa qualidade, mas quando estacionei o Monza nas rampas da Garagem 150, tirei a proteção das polias e o protetor do carter do motor vi que o esticador da correia do compressor também estava quebrado, com isso o compressor “caiu” esticando e quebrando a mangueira. Ou seja o kit inteiro é de baixa qualidade, durou apenas 1 ano….

Não tinha necessidade de colocar esta foto…mas eu curto muito minha Garagem!!!! sonho realizado!!!

Esticador do compressor quebrado na fixação ao suporte.

Bom, isso explica porque um suporte original utiliza coxins de borracha, mas neste “kit 1/2 boca” que comprei não tem e não tem espaço para adaptar, minha opção seria fazer um mais reforçado sem mudar a espessura (influencia no alinhamento das polias). Eu havia pensado em recorrer a algum amigo (Arroyo ou Matuo),com ferramentaria e encomendar um suporte… mas aí chegou o Covid 19 e a quarentena, como a Bosch é uma empresa responsável e preza por seus funcionários estou de férias coletivas em casa….sem chance sair atrás de peças pra carro,certo? Foi aí que comecei a revirar minhas sucatas e estoque de peças para encontrar algo que eu pudesse adaptar.

Achei !!!!! sem sair de casa!!!!

Então foi no (DIY) faça você mesmo!!!!

Usando todo ensinamento da época do SENAI, cortei, limei, furei e acabei esmerilhando para fazer o ajuste mais fino. Depois foi só pintar e montar no S/Rat novamente.

Sim, furei na mão!!! mas minha próxima aquisição para a Garagem 150 será uma furadeira de bancada!!!!

Veja que tentei deixar o máximo de material próximo ao furo, quem sabe assim só quebrará novamente daqui uns 3 anos!!! quem sabe?

Montado!!!

Agora é esperar a quarentena acabar e levar o Monza para trocar a mangueira e colocar gás, isso ainda não dá pra fazer na garagem 150.

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Sem categoria, Upgrade no Monza e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para E quando tudo funcionava perfeitamente….

  1. elizeu1971 disse:

    Meu avô sempre dizia: guarda o que não te serve pra ver o que precisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s