Adaptando Ar Condicionado e Direção Hidráulica no Monza S/R 1986 – post 1

Já vou começar este post pedindo desculpas a você que é um leitor assíduo do blog e já sabe a primeira parte da história que vou contar. Quando restaurei meu Monza S/R 1987 (vermelho) retirei o Ar Condicionado e a Direção Hidráulica pois eram adaptados e meu objetivo foi colocar as placas pretas (coleção) e deixá-lo original, então tenho a uns bons anos algumas peças usadas para fazer uma “gambiarra”, além disso tenho algumas peças originais do ar condicionado de um “falecido Monza tubarão” que encontrei em um desmanche/ferro-velho. Acho que você já entendeu tudo, né?

Vou consertar e instalar o que for possível recondicionar e aproveitar no meu S/Rat (Monza S/R prata 1986), afinal uso ele para ir ao trabalho diariamente e aqui no interior de São Paulo tenho a impressão que a cada ano o verão é mais quente!!! Mas obviamente na Garagem 150, minhas idéias malucas de adaptação e upgrade nunca dão certo na primeira vez ou são fáceis e rápidas de executar como nos programas do Discovery Turbo.

Comecei pesquisando no catálogo de peças da Chevrolet o número das peças e no Fórum Monzeiros se alguém já havia feito alguma adaptação parecida e após ler tudo minha conclusão foi:

Até 1986 existem 3 números de suportes do compressor e/ou bomba da direção (apenas AC, apenas DH e AC+DH) e os 1987 até 1990 outros 3 tipos diferentes e do 1991 até o último 1996 outros…. Enfim o suporte não original (e bem “tosco” por sinal) que eu tenho (1987) não serve no S/R 86 (existe uma pequena diferença que não permite alinhar corretamente o compressor do Ar, a bomba da DH e o alternador), assim como a polia do virabrequim que também é diferente, etc.

Na verdade, todas essas diferenças acontecem pois até 1986 o motor é GM-Família II fase I, após 1987 Fase II e após 1991 (no “Monza tubarão”) muda até a posição da bomba da DH.

Logo passei os últimos meses “caçando” na internet as peças originais para montar o compressor e a bomba da Direção Hidráulica!!!

Não foi fácil descobrir os números corretos e ainda encontrar para comprar essas peças bem raras, pois em 1985/1986 poucos Monza eram completos com AC+DH até mesmo nos Classic e S/R eram opcionais.
Minha idéia agora será comprar uma caixa evaporadora e um condensador universal (desses genéricos que usam em Fusca, Opala,etc) e adaptar no S/Rat…..bom …..vou continuar estudando as opções, consultar profissionais de AC e DH e ver as possibilidades. e claro, irei “postar” aqui no blog da Garagem 150 a evolução dessa idéia.

Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Monza S/R 1.8S 1986, Sem categoria, Upgrade no Monza e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s