Como eu fiz uma tomada de ar frio para o carburador (Cold Air intake + Catch Can)

Antes de começar a escrever como fiz, vou falar da teoria básica e óbvia por trás disso. Quanto mais frio o ar, mais oxigênio e quanto mais oxigênio no motor, melhor o “enchimento”, a idéia não é ganhar potência, mas deixar de perder. Eu explico : Nos carros atuais (com injeção eletrônica e vários sensores) as tomadas de ar estão “pegando” ar de fora do compartimento do motor portanto mais frio e ajustando tudo para a melhor performance geral do motor (torque, consumo, emissões, dirigibilidade, etc), porém nos carros antigos carburados a tomada de ar fica dentro do compartimento do motor captando ar mais quente do que do lado de fora, e ainda quando movidos a álcool, ainda tem o TERMAC que capta ar próximo ao coletor de escape, para melhorar a dirigibilidade quando o motor ainda está frio. Mas porque eu disse “deixar de perder”? Pelo fato de o valor de torque e potência divulgado no manual do proprietário sempre ser medido em um dinamômetro de motor com o ar de admissão a 20 graus e outras condições ideais. Enfim, na prática não devo perceber nenhuma melhora no desempenho (talvez uma melhora “psicológica” andando na estrada e talvez piore um pouco a dirigibilidade (principalmente frio), mas o importante é acelerar tranquilo sabendo que todos os cavalos estão lá e acordados (sei lá se cavalo dorme, não me perguntem!!!!).

Você pode comprar Kits prontos, inclusive de marcas famosas ou “Léplicas “chinesas, mas prefiro não ga$tar nada ou bem pouco, usar sucata e criatividade. Afinal um kit CAI da K&N destes pode custar aqui no BR o valor do meu Ratlook!

Então vamos para a parte prática: Usando meu S/R 1.8 cortei o filtro de ar, cortei o painel frontal, prendi uma tela, etc…..veja nas fotos abaixo.

Pois é….cortei…..mas não vamos pensar na raridade dos Monza S/R, era meu sonho quando adolescente ter um desses, então tenho 2 um original placa preta e esse que uso diariamente.

Tela de alumínio usada para “tunning”, nada demais.

Tentei usar a ponta do filtro de ar original, mas acabei mudando de idéia.

Depois fechei a entrada do blow by (vapor de óleo do motor) usando borracha de silicone, e os furos de dreno de água.

Escolhi este ponto para a tomada de ar, pois fica atrás da grade (capta ar frio e não fica visível), também é o ponto mais próximo do original e outro ponto que eu cortasse afetaria a fixação da grade.

Na minha primeira tentativa, usei Borracha de silicone (da mesma forma que se faz moldes) então moldei numa mangueira flexível que eu tinha aqui na Garagem 150, assim parafusei a ponta do filtro de ar no painel frontal e encaixei no filtro de ar cortado.

E o vapor de óleo, simplesmente usei uma latinha para coletar o excesso e um filtro antes, para o vapor sair limpo para o ambiente. Vou avaliar quanto tempo demora pra encher essa latinha, talvez precise mudar para algo mais prático e definitivo, mas já andei bastante (1.000 km) e não encheu, talvez porque o motor tem apenas 6.000km depois de recondicionado.

Depois pintei tudo de preto fosco.

Obs: usei papel cartão para moldar internamente a mangueira, depois de seco é só descolar.

Porém, depois de alguns dias e com a vibração do motor vi que errei, fiz uma mangueira muito curta que ficava soltando do filtro de ar.

Então pesquisei qual mangueira seria uma boa opção e comprei a do Vectra 16V.

Cortei na medida e prendi no filtro de ar com 4 parafusos. E para vedar a boa e velha “fita preta que serve pra tudo”…. afinal é um Ratlook!!!! S/R placa preta é o irmão mais novo dele. Abaixo mais alguns detalhes.

Obs: Minha esposa disse que os cavalos também dormem!

Esse post foi publicado em #Página Principal, Curiosidades, Geral, Monza S/R 1.8S 1986, Sem categoria, Upgrade no Monza e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s