Esse é um dos trabalhos mais fáceis que se pode fazer em sua própria garagem, basta alguns cuidados básicos e atenção. Também serve apenas para trocar a água suja e aditivo do radiador do sistema e colocar um novo. No caso da minha Saverado que é uma “G3” (segunda geração da Saveiro na verdade!!!) existem vários parafusos e grampos que seguram os dutos plásticos de ar para o radiador, então exigiu mais cuidado.
Comecei soltando as mangueiras (obviamente com o motor frio) e os parafusos e porcas que prendem o radiador a carroceria e os plásticos, para facilitar desmontei a grade da Saverado também.
Veja o motivo da troca do radiador, na verdade esse radiador era original de 2002, mas foi consertado (trocado a tampa superior e saída de água) porém o plástico quebrou (não é original) e não vale a pena fazer este tipo de conserto em um Volkswagen que ainda tem peças originais para reposição e são relativamente baratas.
Depois passei os parafusos e coxins para o radiador novo e montei tudo novamente. Até agora, só escrevi o óbvio….
Antes de montar as mangueiras lave todo o sistema com água da torneira, ligue as mangueiras, coloque somente água, ligue o motor e deixe esquentar. veja se não há vazamentos.
Uma opção é usar esta ferramenta para colocar pressão no sistema e verificar se há vazamentos, porém especificamente na “Saveiro G3” o reservatório de água tem uma válvula para excesso de pressão, então não funciona…Mas em outros veículos VW e outras marcas funciona perfeitamente, não é uma ferramenta muito cara e vale a pena investir nisso.
Tudo OK? Esgote toda água da torneira (que usou apenas para lavar e testar o sistema) e coloque aditivo para o radiador e água mineral.
Parece muita frescura, certo? ERRADO!!!!!
A água da torneira tem cloro e este reage com o alumínio do cabeçote do motor, usando água mineral o risco de corrosão é menor, desde que se use aditivo é claro.
A única dificuldade que tive foi que não tinha uma chave fixa “30” e a chave de soquete não soltava o sensor do radiador.
Mas sempre existe uma solução, que um profissional jamais faria, mas como não sou profissional…… prendi o sensor na morsa e virei o radiador!!!
E para apertar fui até uma loja e tentei comprar uma chave combinada ou fixa “30”, mas não tinha……então…..adivinhe como apertei…..mas deu certo, só não recomendo!!!