A maioria dos primeiros Voyage não tem o contagiros/tacômetro original no painel de instrumentos, na verdade se você comparar os manuais do 82 e 83, vai descobrir que o contagiros era um opcional nos modelos S e LS somente a partir de 83, no GLS era de série. O relógio era opcional desde o lançamento do Voyage, assim como o econômetro/vácuometro. O “Verdinho” (meu Voyage 82) é um LS básico e não tem nenhum opcional.
Já meu “Voyagessauro” (meu Voyage LS 83) tinha apenas o relógio, ar quente e o acabamento interno das portas em tecido. Mas neste post vou mostrar como você pode customizar os instrumentos do painel.
Obviamente, você já percebeu pela foto acima que customizei o painel do 83, troquei a cor dos números, instalei ledas vermelhos (tipo T10 nas extremidades que iluminam a barra de acrílico interna), contagiros e termômetro de água.
A adaptação do contagiros e do relógio originais é muito simples, pois a placa de circuito impresso já possui os pinos e conexões necessárias, é só desmontar com cuidado e encaixar o contagiros ou relógio, veja nas fotos abaixo.

Pinos para conexão do tacômetro
O relógio tem uma conexão igual do outro lado da placa. Caso seu Voyage/Gol/etc… Seja 84 até 87 a diferença é que ao invés do econômetro terá o marcador de temperatura de água (exceto motor a ar é claro!) e o relógio trocou de lugar com o contagiros.
Meu Voyagessauro já tinha o chicote pronto de fábrica para ligar o fio do sinal a bobina de ignição, veja que é o pino 6 do conector ( o fio verde).
Abaixo um detalhe de um chicote sem a preparação para o contagiros.
Caso você não consiga comprar um contagiros original ou não tenha a ligação pronta no chicote original do seu Volkswagen, tenho a sugestão abaixo:
Compre um contagiros de 52 mm e desmonte tirando o ponteiro e os acabamentos, use a imaginação, compre/faça um adesivo e fixe no contagiros usando uma placa na mesma medida, eu desmontei um relógio para usar a frente dele colando um adesivo. Depois corte a tampa plástica original do painel, encaixe o contagiros e faça a ligação de forma externa.
A alimentação do contagiros ligue no pino + da bobina (KL 15)
O sinal ligue no pino – da bobina (Borne 1)
O outro é o aterramento.
Veja nas fotos abaixo.
No Voyagessauro instalei o termômetro de água no lugar do econômetro e no console central (tipo do Gol GT, Voyage Super) instalei um termômetro de óleo e o vácuometro/ econômetro.
Para instalar um termômetro é necessário usar além do galvanômetro da temperatura, fazer uma ligação onde era a lâmpada de superaquecimento, trocar o sensor de temperatura no motor também é claro, trocar o mostrador, pois não terá mais a lâmpada.
Qualquer dúvida envie um comentário no post.
Muito legal seu artigo! Fiquei com uma dúvida, no contagiro original que consegui tem 3 pinos (- 1 +) e dois fios (branco e preto) como devo ligar pois o meu conector não tem o fio verde.
O 1 é o sinal do contagiros, o pino 1 da bobina. O + ligue no 15 da bobina para só ligar o contagiros quando o carro estiver ligado. O – óbvio é o aterramento. Os outros 2 fios não sei, mas não é iluminação?
Muito obrigado, vou testar desta forma. Quanto aos dois fios, ainda não sei. Quando descobrir eu posto.
Pingback: Um Novo Visual para o Voyagessauro (após 10 anos) | garagem150
ola, vc tem o esquema desse conector? to precisando testar os marcadores de combustivel e temperatura, poderia me ajudar?
Kelton, não tenho, fui seguindo o fio e olhando na placa de circuito. Não anotei nem desenhei na época, infelizmente.
coloquei um painel do gol gt 85 no meu ls 83 e nada funcionou, percebi que a placa tem 1 pino a menos que a minha, imagino que a sequência dos fios devem mudar (e que meu chicote seja igual ao teu)… sabe se isso muda de um ano pro outro?
Tiago, sim o conector é igual, mas a pinagem é diferente, a placa do circuito atrás do painel é outro.
Queria entrar em contato com vocês
Irmão boa noite .primeiramente parabens pelo teu painel customisado ficou lindo. Eu gostaria de fazer no meu também pode me dizer como vc fez pra deichar os numeros vermelhos?
Os números são adesivos brancos. Coloquei led vermelho no lugar das lâmpadas. Só isso.muito fácil.
Aonde você comprou o conta giros? Eu não acho para comprar
Ezequiel, o original atualmente é raríssimo. Agora um genérico pra vc adaptar no painel encontra fácil na internet. Uma marca boa é cronomac.
Como você tirou o ponteiro?
Tenho um com ponteiro quebrado mas não consigo tirar
Ezequiel, com u. Pouco de jeito e um alicate de bico fino. Mas pode ser que colaram o ponteiro (já aconteceu comigo), aí só na “ignorância” fazendo força para descolar…
Olá, “garagem150”, tenho um peugeot 106 XN, ano 1995, que adquiri zero. Originalmente ele veio sem conta-giros. Fiz a adaptação do painel de instrumentos de outro modelo da mesma marca, com o conta-giros. Acontece que o meu carro não trouxe a ligação para tal. Um amigo Mineiro, que possue o mesmo modelo do meu, fez a mesma adaptação e foi “plug & play”, isto é, já tem a fiação instalada. Não contato um eletricista, porque a Cidade (interior) onde fui morar após aposentadoria, não tem um qualificado. O outro fato é que, aproveitando a aposentadoria (73 anos), gosto de fazer algo, para passar o tempo e me divertir. Se for possível uma dica, ficarei grato.
Genivaldo, não tenho familiaridade com veículos “franceses”. Mas sugiro você tentar conseguir na Internet o esquema elétrico do seu carro e ver as ligações que faltam. Por outro lado isso pode não ser o suficiente, normalmente os PSA possuem uma central elétrica chamada de BSI que controla tudo no carro. Então além das ligações talvez precise configurar a BSI usando um scanner específico da Peugeot.
Olá Garagem, vc fazem ou conhece alguém que faz reforma num painel do GT ???
Não conheço, eu mesmo fiz nos meus!!! Faça você também, são bem simples, compre outros painéis com peças boas no ferro velho e restaure o seu.