Seguindo uma tendência em customização que sempre vejo em revistas da Europa (Total/Performance Vauxhall e Performance VW), resolvi tentar revestir alguma peça de acabamento com fibra de carbono, estou falando do tecido e resina, nada contra os adesivos, mas hoje é possível fazer “de verdade”!!!
Se você achou interessante, continue lendo, veja como eu fiz e sugiro que você também faça em sua garagem.
Escolhi revestir a cobertura plástica da ventilação do meu Monza S/R prata, porque estava quebrada e ruim (se desse tudo errado não perderia uma peça boa, difícil de se conseguir original). Neste ponto você deve estar pensando: “Por que não fazer um molde da peça original e depois fazer peças de fibra exatamente no mesmo formato da original?”. Minha resposta: Porque seria um trabalho imenso, para fazer apenas 1 peça, e o formato não precisava ser o mesmo do original.
O Primeiro passo foi cortar o tecido na medida e prender uma das pontas usando um grampeador de tapeceiro.
No segundo passo comecei passando a resina epóxi na peça plástica para “colar” o tecido na peça e em seguida espalhando a resina sobre o tecido.
A dica é passar a primeira camada com cuidado e deixando a resina molhar bastante o tecido, assim ele ficará com o contorno da peça. Foi necessário 3 camadas de resina para cobrir todo tecido.
No quarto passo cortei os excessos de fibra.
O quinto passo foi ajustar a peça no carro. Neste ponto que descobri porque a GM fez uma capa plástica fina, na montagem é necessário entortar e dobrar a peça para que ela encaixe corretamente. Com a fibra de carbono e a resina a peça ficou bastante rígida então tive que retrabalhar e mudar o formato (seria muita sorte tudo dar certo na primeira tentativa).
Então tive que cortar e refazer algumas partes, mas no final consegui dar um estilo “Euro” a capa da ventilação do S/R.
Amigo parabéns pelo trabalho, ficou espetacular. Onde voce comprou o tecido e a resina? Só encontro os adesivos, que ficam bons, mas não igual a seu trabalho, se puder me ajudar agradeço, grande abraço.
Obrigado, compro todo material na Redelease, mas existem outras lojas.
ficou bem bonito amigo, parabéns. Estou querendo fazer o mesmo em uma peça para minha moto e fiquei com uma dúvida. Como vc fez para a superfície fica uniforme e lisa, precisou lixar? Desde já obrigado.
Obrigado Thiago, para ficar bom faça uma camada mais grossa de resina e vá lixando cada vez com uma lixa mais fina.( número maior) depois faça um polimento como se fosse pintura do carro/moto.
Entendi, e para colar na peça plástica, basta passar a resina por cima da fibra e ela fica colada? Não tenho experiência então vc acha q seria um trabalho muito difícil para eu realizar ou consigo dar conta do recado? Obrigado pela resposta!
Exato, passe a resina coloque o tecido de fibra de carbono e mais resina. Faça por etapas é claro, tentando tirar todo ar entre o tecido e a peça, pressione bastante até colar. Mas, Thiago, se eu fiz, vc também faz….apenas para peças estruturais que existe a dificuldade do forno autoclave, para acabamento, basta paciência e capricho.
Passe a resina na peça com pincel, quando ela estiver grudando sem escorrer cole o tecido. Depois vá fazendo camadas de resina, até um acabamento desejado ou o suficiente para vc lixar e polir.
Muito obrigado!
Qual o segredo para dar o brilho certo na fibra de carbono?
Não tem segredo, é lixar cada vez com uma lixa mais fina e depois polir como se fosse pintado.
Ah…. obviamente vc tem que ter uma camada “grossa” de resina epoxi sobre o tecido de fibra de carbono para poder lixar.
Boa noite,
Muito boa ideia pensei em fazer uma de fato.
Tenho um vectra gsi e queria fazer o mesmo. Vc disse que se tudo der errado da para reverter?
Alex, não dá pra reverter!!! O que eu disse é que a peça que eu usei como base. Já era ruim e teria que trocar mesmo, dando errado ela já estava perdida mesmo….
Boa,tarde, seria possível fazer esse trabalho em peças de moto ?
Poderia me indicar algum lugar
Acredito que seja possível, sim. Não conheço ninguém que faça isso profissionalmente. Tente fazer vc mesmo!!!