Infelizmente não só os carros velhos precisam de manutenção, de vez em quando ponho a mão na massa para consertar algum “meio de transporte” da minha família. Faz alguns meses que vinha completando o nível do reservatório do radiador do carro da minha esposa, primeiro troquei a abraçadeira, depois de alguns dias……nível baixo novamente, então troquei a tampa do reservatório, mais uns dias e nível baixo…..Então troquei o reservatório. Descobri que o original rachou bem no local onde vai presa a mangueira.
Trabalho simples e fácil, mas vou deixar umas dicas aqui:
– A água do radiador possui aditivo (basicamente etilenoglicol) que é muito poluente, não jogue no esgoto.
– Se a água+aditivo ainda for nova e limpa, reutilize, um pouco sempre acaba vazando então complete o nível mantendo a proporção recomendada no manual do carro.
– Troque as abraçadeiras usadas por novas.
Ligue o carro, após tirar o ar do sistema (os carros novos tem um “parafuso” em algum lugar para isso), deixe em marcha-lenta até o ventilador do radiador funcionar, depois deixe esfriar….. Complete o nível da água e pronto.
É muito bom acompanhar blogs igual ao seu e pois tratamos de falar coisas que realmente acontece com a gente e muitas coisas nos servem de experiência pro dia a dia.
Amigo como vc retirou essa abraçadeira original? tem como reutilizar ela?
Eu acabei estragando para retirar. Eu costumo trocar toda vez.
Acabei de trocar o reservatório do astra que tava tricado depois achei outro vazamento do lado do radiador na parte de plástico onde encaixa a manqueira