Mesmo tendo uma baixa quilometragem (para um carro 1986) o motor do S/R prata estava “fumando” e o problema realmente era o cabeçote. As bronzinas e pistões eram originais, (aprox. 120.000km). Após a avaliação do meu Mestre Valter Silva, confirmando meu diagnóstico que a folga dos pistões estava grande, decidimos recondicionar o motor retificando, já que estava tudo desmontado.
A provável causa deste desgaste pareceu ser a falta de trocas de óleo ou álcool adulterado pois havia muita borra de óleo que dificultava a lubrificação.
O motor agora usará pistões 0,50 pois os cilindros estavam muito ovalizados, as bronzinas de mancal e biela 0,25 portanto original dentro do possível.
A principal alteração será o coletor e carburador Brosol 2E do S/R 2.0, estava lendo algumas revistas da época sobre preparação destes motores GM “família 2 fase 1”, fazendo essa troca 0 “S/R 1.8 fase 1 ganharia 4CV, ficando com a mesma potência do 2.0 fase 2” mas obviamente com menos torque.
Aproveitei também para arrumar algumas “trincas” no KPO da carroceria, pintei alguns periféricos e suportes conforme meu gosto pessoal (original só o S/R 87), pensei na possibilidade de pintar o “cofre” do motor, mas ficaria estranho um S/R Ratlook por fora, abrindo o capô a carroceria “brilhando” como nova por dentro.
Portanto pintura só quando houver a”conversão” de “Rat” para “Euro”.