Antes de você achar que está no blog errado, já vou avisando! Este post tem rodas e fibra de carbono e pode te dar muitas idéias de como aplicar o método que usei em um carro, e foi um projeto totalmente DIY da garagem 150.
Espero que você nunca tenha que fazer ou comprar uma, mas a realidade é que os cães envelhecem e tem os mesmos problemas de saúde que qualquer velhinho. Não sou nenhum radical “defensor dos animais” e não tenho animais de estimação (eu tenho carros de estimação!!!) Mas o Bidu foi o companheiro canino do meu sogro em seus últimos anos. Depois que meu sogro faleceu o Bidu foi morar na chácara dos meus pais com outros cães e se divertiu muito com as cachorras!!! Mas hoje ele está com 14 anos (dizem que equivalem a 98 anos!!!!) e está sem “força” nas patas traseiras e precisa de visitas constantes ao veterinário (ele está fazendo acupuntura e tomando remédios, então existe a possibilidade dele melhorar). Por isso ele está morando em casa. Enfim para ele poder passear, fiz uma “cadeirinha” super leve usando os seguintes materiais:
Uma “fita de mochila”, resina epóxi, fibra de carbono, rodinhas plásticas, carpete, porcas/parafusos, uma rede com ganchos e um pedaço de cano de PVC.
Pesquisando na internet vi que as cadeiras a venda são de metal e pesadas, e os projetos DIY são em canos de PVC e metal. Bem legais, mas pesadas para um “Cocker Spaniel Inglês” bem velhinho!!!
1º passo : Faça as medidas do corpo e das pernas do cachorro em papelão e corte o cano de PVC com o tamanho um pouco maior que a “largura” do cachorro;
2º passo : Passe a resina/endurecedor (50%) no papelão e usando luvas “cole” algumas camadas do tecido de fibra de carbono por todo papelão;
3º passo : Faça a resina entrar “dentro” da armação de papelão;
4º passo : Passe várias camadas de resina na fibra, até conseguir uma boa resistência porém ainda flexível o suficiente para “ajustar” ao cachorro. Depois de seco, corte todas as rebarbas da fibra e cole o carpete, faça rasgos para prender a fita que prende o cachorro a cadeira;
5º passo : Usando massa epóxi “cole” uma porca de cada lado do eixo de PVC, depois com um parafuso longo e outra porca faça um sistema de “porca e contraporca” para fixar as rodas. Outra opção é fazer um eixo roscado, mas minha prioridade era deixar o mais leve possível.
6º passo : Ensine seu cachorro a andar na “cadeirinha” e devolva a liberdade para ele.
O Bidu aprovou!!! e agora fica andando sozinho pela garagem 150 enquanto estou restaurando meus carros.
Pingback: Como fazer uma caixa térmica para a bateria | garagem150
Amigo, parabéns. Caí aqui no seu site para achar um modo de instalar uma ignição e vi esse ato tão bonito. Você é um grande ser humano. Um abraço.
Obrigado Vinícius, mas qualquer um faria o mesmo. Abraço