Dica do dia

Você sabe mesmo trocar as velas do motor? Espero e acredito que sim, pois é algo relativamente simples, porém exige alguns cuidados. A motivação para este post, foi a dificuldade que tive para tirar as velas do S/R prata, e podem acreditar eu já troquei muitas velas em minha vida profissional……..(mesmo nunca tendo trabalhado em uma oficina). O excesso de aperto pode danificar a cerâmica e trincar internamente, sem dizer que pra soltar  quase tive que pagar um mico novamente e chamar meu irmão (Guga) que é mais forte que eu….Existe ainda o risco de quebra na retirada e algum pequeno pedaço cair dentro do motor sem vc perceber, meu amigo “perdeu” o motor da Ranger dele desta forma, pois as velas usadas foram apertadas demais e quebraram na troca.

O primeiro ponto é ter a chave de velas correta e de boa qualidade, ferramentas adaptadas podem não ter a medida exata do sextavado. A marca das velas, use a que for de sua confiança e preferência, eu particularmente e profissionalmente conheço e prefiro Bosch, mas infelizmente nunca encontro para comprar para meus Hot Wheels.

Siga exatamente as instruções na caixa das velas: elas mudam conforme o fabricante, De um modo geral comece marcando os cabos de vela antes de desmontar,  coloque as velas com a mão e depois aperte com 1/4 ou 3/4 de volta (depende da marca e modelo das velas) mas se não quer errar, use um torquímetro, hoje existem torquímetros de vareta muito, muito baratos. (comprei um genérico na internet por menos de R$30,00)  Não são precisos, mas é mais preciso que um aperto no “braço”. Enfim, aperte com 30Nm que não haverá problemas.

Esse post foi publicado em Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s