Como trocar o óleo da transmissão da Montana / Corsa C – 2008

Falar sobre troca de óleo de transmissão manual pode ser um pouco polêmico, o manual do proprietário normalmente diz que não precisa ser trocado, no caso de transmissão automática ou CVT, a história é outra…..

No caso dos meus hotwheels, acho que em todos eles o manual diz que não precisa ser trocado, mas minha opinião é que o fabricante da transmissão e/ou do carro, também não imaginava que esses carros seriam antigos e que alguém iria colecioná-los, restaurar e tentar fazê-los “Viver para sempre”, e passado alguns anos, ou até décadas, imagino que  o óleo da transmissão também perca suas características,  então acho melhor trocar de tempos em tempos.

No caso específico da nossa Montana, que não é da coleçãozinha,  mas de uso aos finais de semana, notei que o óleo nunca havia sido trocado, pois ainda tinha o lacre no respiro, apesar dos 174 mil Quilômetros em 16 anos…. melhor trocar, concorda?

Lacre azul da GM no respiro
Use uma chave fixa 17 para desmontar
Neste bujão na lateral da transmissão é onde se verifica o nível
Retire usando uma chave tipo allen
Veja que ele é imantado para segurar as limalhas
Após uma limpeza
Para tirar o óleo use uma chave 11 e desmonte está tampa ou “cárter” da transmissão
Um pequeno acidente com o óleo usado
Após a desmontagem limpe os restos da junta velha
Obviamente monte uma junta nova e parafuse de volta a tampa.
Para colocar o óleo  novo, coloque uma mangueira e um funil onde fica a válvula do respiro
Complete até o óleo começar a sair pelo bujão lateral, então estará ok o nível

Agora é só montar tudo novamente. No caso da nossa Montana saiu apenas 1 litro de oleo usado e coube um pouco menos de 1,6 litos novos, ou seja, além do óleo usado estar sujo, o nível estava baixo.

Obs: use o óleo novo com a especificação correta para cada modelo de hotwheels, consulte sempre o manual, exceto a parte onde diz que o óleo da transmissão nunca precisa ser trocado.

Esta entrada foi publicada em #Página Principal, Curiosidades, Geral, Manutenção, Sem categoria e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário